O Muay Thai é uma das artes marciais mais praticadas atualmente. Esta modalidade tem origem tailandesa e também pode ser chamada de Boxe Tailandês. Felizmente, o preconceito com as artes marciais tem diminuído muito e o número de praticantes é cada vez maior, inclusive mulheres e crianças.

Quais os benefícios do Muay Thai?

Você tem curiosidade de saber quais são os benefícios do Muay Thai? É justamente sobre isso que vamos falar neste artigo. Vejam quais são as 10 maiores vantagens que o Muay Thai oferece para à sua vida e sua saúde.

Muay Thai desenvolve a disciplina

A disciplina é muito importante não apenas no Muay Thai, mas sim em todos os esportes. Ela deve ser aplicada desde o início da prática, mas nem sempre é assimilada neste período. O certo é que o aprendizado acontece consideravelmente de acordo com o passar do tempo. Esta disciplina adquirida é importante durante as aulas, mas contribui significativamente para diversos aspectos no dia a dia das pessoas.

Muay Thai desenvolve a coragem

Durante as simulações de combate que acontecem nas aulas de Muay Thai, as pessoas são estimuladas em diversas situações desafiadoras. É importante esquivar-se de golpes e criar estratégias ofensivas, tudo isso faz com que a pessoa desenvolva coragem para agir em diversas situações. Grande parte das pessoas, dizem não levar jeito para praticar lutas, mas após iniciar e enfrentar os desafios dos exercícios propostos, a pessoa certamente consegue evoluir e se sentir mais corajosa.

Quais os benefícios do Muay Thai?

Quais as vantagens de praticar Muay Thai?

Muay Thai melhora a autoconfiança

A continuidade, a disciplina e os conhecimentos da arte marcial praticada promove uma autoconfiança no seu praticante. Quanto mais dedicação, mais benefícios o praticante obtém e naturalmente, ao perceber o ganho destes benefícios, a pessoa tende a ter mais confiança naquilo que está realizando. Esta serenidade e dedicação naturalmente é transferida para os problemas diários e a tendência é saber lidar cada vez melhor com cada situação adversa.

Muay Thai estimula a força

O treinamento regular de Muay Thai consegue promover uma melhoria na resistência física. As diversas rotinas de exercícios de grande intensidade faz com que a evolução fisiológica e muscular seja impressionante. O praticante de Muay Thai torna-se uma pessoa muito mais forte e resistente, isso sem falar nas melhorias do sistema imunológico, reduzindo as chances de desenvolver várias doenças.

Muay Thai aumenta a massa magra

Nem todo mundo quer emagrecer quando inicia uma modalidade esportiva, para várias pessoas o desejo é ganhar massa magra. Se você faz parte deste grupo, o Muay Thai é uma ótima opção. Quando praticado com regularidade e disciplina, as pessoas conseguem reduzir os índices de gordura corporal e aumentar a massa magra. Claro que isso também depende da rotina alimentar. Apesar de promover ganho muscular, este não é o foco principal do Muay Thai. Portanto, o mais indicado é que a pessoa realize treinos específicos de musculação juntamente com a pratica desta modalidade.

Muay Thai melhora a flexibilidade

Os diversos movimentos e golpes realizados durante os treinos regulares de Muay Thai promovem uma melhoria na sua flexibilidade. Deve ser levado em consideração também que existe uma rotina de alongamentos frequente nestes treinos e isso influencia diretamente nos resultados obtidos. Quanto melhor é a flexibilidade do praticante, mais natural é a execução dos movimentos durante os treinos.

Muay Thai melhora a coordenação motora

Imagine quantas ações você faz para golpear um adversário, para esquivar-se das suas ofensivas, para deslocar-se durante o combate. Quanto maior for a variação de movimentos de uma modalidade, maior é o desenvolvimento motor do praticante. Quando a pessoa é regular nos treinos, ela desenvolve a coordenação motora de forma impressionante e esta melhoria é benéfica para diversas ações da sua rotina diária.

Muay Thai promove interação social

As turmas de Muay Thai geralmente são grandes e contam com pessoas de diversas idades, as vezes misturam homens e mulheres no mesmo grupo e isso faz com que a interação entre os praticantes aconteça naturalmente. Este benefício é importante, visto que os alunos se ajudam durante as atividades, exercícios e esta troca de experiências pode resultar em novas amizades.

Muay Thai ajuda a emagrecer

Quando o corpo está se movimentando, ele gasta mais energia do que em repouso e quanto maior é este gasto energético, maiores são as chances de queimar as indesejadas calorias, por isso é tão indicado praticar atividade física regularmente. O Muay Thai é um esporte muito intenso e uma parte do seu sucesso tem ligação com a sua contribuição para a luta contra a balança. Quando o praticante associa o Muay Thai com uma dieta voltada para a redução de gordura corporal, alcançar este objetivo é algo muito mais real.

Muay Thai estimula o cérebro

O praticante de Muay Thai precisa compreender o exercício, os movimentos e introduzir estas ações no momento correto durante os treinos. Para isso, é necessário ter bastante concentração e saber tomar a decisão na hora correta. Qual é a melhor forma de esquivar, de atacar, de deslocar? Saber escolher o momento ideal é fundamental para o sucesso nesta modalidade. Tudo isso promove um excelente estimulo cerebral.

Considerações finais

Com o crescimento desta modalidade, o número de academias que oferecem esta modalidade também cresceu, mas infelizmente nem todas contam com profissionais capacitados como instrutor. Existem diversas pessoas que praticaram Muay Thai algum período e já se consideram aptos a ensinar a disciplina. Acredite, isso infelizmente é mais comum do que você imagina.

Sendo assim, é fundamental consultar a formação deste instrutor. Não tenha vergonha de exigir a comprovação de formação. Você está cuidando da sua saúde e do seu corpo. O bom profissional não vai se sentir ofendido com esta exigência, pelo contrário, ele vai se sentir valorizado.

Por fim, jamais inicie qualquer modalidade esportiva sem obter a liberação médica para se exercitar. Antes de iniciar, busque o seu médico de confiança, faça todos os exames e avaliações necessárias. Lembre-se, a prevenção é sempre o melhor caminho.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)