Por ser uma das formas mais empolgantes de se exercitar, a Zumba tem conseguido atrair um público cada vez maior. Ao contrário do que todo mundo pensa, a Zumba não é exclusividade das mulheres, mas atualmente o número de homens que praticam é muito menor.

A razão para que as pessoas comecem a praticar a Zumba são variadas, algumas pessoas buscam entrar em forma queimando muitas calorias, para outras é apenas uma forma de se exercitar de forma lúdica e através da dança, interagir com outras pessoas.

O que é Zumba?

A Zumba é uma mistura de movimentos de dança e ginástica, geralmente é embalada por ritmos latinos e internacionais como, por exemplo, Reggaeton, Salsa, Merengue e outros. Esta modalidade chegou ao Brasil após o seu incrível sucesso nos Estados Unidos, mas a Zumba já é praticada em mais de 110 países.

Como já foi dito, a oportunidade de se exercitar dançando e se divertindo, ajuda a atrair aquelas pessoas que não gostam da rotina tradicional dos treinos realizados em academias.

Quais os benefícios da Zumba?

Foi pensando nestas pessoas que trouxemos este artigo com todas as vantagens de praticar Zumba. Vejam como o seu corpo irá responder a todos os estímulos desta modalidade. Mas é importante frisar que os benefícios citados só serão alcançados por aqueles que praticam frequentemente.

Zumba é para qualquer pessoa

Ao contrário do que todo mundo pensa, não é necessário ser um mestre da dança para praticar Zumba, na verdade, a maioria dos movimentos são simples e é claro que a pessoa vai precisar de um certo tempo para aprender alguns, mas até este processo de evolução e aprendizagem é divertido. A Zumba é uma excelente opção para os jovens, adultos e idosos, ou seja, qualquer pessoa de qualquer idade pode desfrutar dos benefícios dela.

Zumba promove um alto gasto calórico

O gasto calórico é bem elevado em uma boa aula de Zumba, assim como em qualquer atividade física, quando você está se movimentando o corpo precisa de energia para manter estes movimentos, e para gerar esta energia muitas calorias são queimadas, principalmente porque nesta modalidade você exercita o corpo todo.

Não podemos esquecer de falar que este tipo de atividade física mantém o metabolismo acelerado por algumas horas após o término de sua pratica, ou seja, o gasto calórico continua aumentado por algumas horas mesmo depois que você terminou a aula. Portanto, a Zumba também é uma excelente opção de aeróbico.

Todos os benefícios da Zumba?

Quais as vantagens de praticar Zumba?

Zumba melhora a eliminação de toxinas

Como a pratica regular de atividade física promove um funcionamento melhor de todos os sistemas de nosso corpo, a eliminação de toxinas que são os resíduos dos diversos processos metabólicos em nosso organismo, acontece de uma maneira muito mais eficiente. Isso favorece a manutenção do desempenho e combate o envelhecimento precoce.

Zumba exercita vários músculos

Ao fazer uma aula de Zumba, a pessoa está recrutando vários grupamentos musculares simultaneamente, fazendo com que esta modalidade seja excelente para aqueles que gostam de manter todo o corpo em movimento.

Os principais músculos trabalhados em uma aula de Zumba são: quadríceps, glúteos, os posteriores de coxa e o músculo da panturrilha, além dos músculos da região abdominal e das costas que fazem parte do core.

Zumba faz bem para o coração

A Zumba faz um bem enorme para a saúde do coração! Quando se exercita com frequência, diversas alterações fisiológicas positivas acontecem promovendo uma melhoria no sistema cardiovascular. Desta forma o coração precisa de muito menos esforço para manter o bom funcionamento do organismo até mesmo nas situações de exercícios intensos. Com tudo isso acontecendo, as chances da pessoa sofrer qualquer problema cardíaco é muito menor.

Zumba faz bem para os ossos

Quando a pessoa está dançando, existem impactos na realização destes movimentos. Mesmo sendo em baixa intensidade, estes impactos promovem estímulos importantes para o fortalecimento e a formação óssea, importantes na prevenção da osteoporose, por exemplo.

Zumba trabalha ritmo e coordenação motora

Lembra daquele processo de evolução e aprendizagem dos movimentos da dança? Tudo isso faz com que a pessoa melhore a sua coordenação motora e é claro o ritmo. Quanto mais coordenação motora a pessoa tem, mais movimentos de forma eficiente ela conseguirá realizar, isso poderá ajudá-la até em algumas tarefas da rotina diária.

Zumba ajuda no bom humor

A pessoa dificilmente vai para uma aula de Zumba sem gostar de dançar, ou seja, se exercitar com algo que você gosta, ouvindo músicas contagiantes, certamente ajudará na liberação de hormônios relacionados com o bom humor e diminuição do estresse.

Considerações Finais

Assim como na corrida, na musculação ou qualquer outra forma de atividade física, a pessoa só deve iniciar na Zumba após realizar exames médicos e obter a liberação médica para praticar atividade física.

Neste processo avaliativo, os médicos podem detectar qualquer problema que possa fazer com que a pessoa corra risco ao se exercitar, principalmente aquelas com problemas cardíacos e articulares. Neste caso caberá aos médicos especialistas definir se a pessoa pode ou não realizar este tipo de atividade.

Para finalizar, vamos falar de um aspecto social que pouca gente nota no primeiro momento, é a interação entre os participantes da aula. Geralmente as pessoas evoluem e se ajudam e nestas ações elas podem formar grandes amizades. Esta interação pode ser ainda mais importante para as pessoas que tem dificuldades de comunicação, a Zumba ajudará a reduzir a timidez.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

14 comentários para “Zumba! Quais os benefícios? Quem pode praticar?”

  1. Jéssica Costa

    Danço zumba e concordo com tudo que disse! Realmente é divertido e foi uma forma que encontrei de me exercitar! Com esses benefícios, ficou melhor ainda então!

    Responder
    • Bruno

      Meus parabéns por estar ativa, a sua saúde agradece! A Zumba é realmente muito benéfica e de fácil acesso, creio que mais e mais pessoas ainda irão experimentar. Muito obrigado por comentar e dar sua opinião!

      Responder
  2. Júlia

    Impressionante a quantidade de benefícios da zumba, fora que é muito divertido, parabéns pelo trabalho

    Responder
    • Bruno

      Júlia muito obrigado pelo comentário e seja bem vinda sempre ao site! Realmente a Zumba tem muitos benefícios e manter-se ativo é o primeiro passo para ter uma saúde cada vez melhor.

      Responder
  3. Cíntia Braga

    Parabéns pelo artigo. Sou uma Zin menber e esse artigo esclarece claramente todos os benefícios da ZUMBA! SENSACIONAL!

    Responder
    • Bruno

      Fico satisfeito de receber elogios de pessoas desta área, espero que muitas pessoas comecem a praticar Zumba depois de conhecer tais benefícios. Obrigado por comentar e seja bem vinda sempre!

      Responder
  4. Lilian

    Tenho hérnia de disco e gostaria de saber se posso fazer zumba? Obrigada

    Responder
    • Bruno

      Boa noite, a hérnia é um problema que requer uma atenção especial, a melhor maneira de ter esta resposta é conversando com o médico que avaliou seu problema. A zumba tem muitos movimentos que você pode fazer naturalmente, mas alguns podem ser perigosos, conversando com seu médico será possível determinar quais movimentos devem ser evitados! Obrigado pela pegunta.

      Responder
      • Angelica Lopes da Costa

        Já fiz cirurgia de hérnia de disco na coluna.gostaria de saber se posso fazer zumba?

      • Bruno

        Se você não sente dor não vejo problemas. Provavelmente o médico disse se você pode ser exercitar! A Zumba não é uma atividade de impacto então é muito boa, só precisa avisar a professora da aula sobre sua condição.

  5. Filomena

    “Descobri” a zumba há pouco tempo e adoro. Andei a pesquisar informação acerca da zumba e da osteoporose porque é o meu caso, porque a certa altura fiquei com medo que me fizesse mal. Há cerca de 3 dias comecei com uma dor lombar e achei que tinham sido os saltos da zumba, mas acho que não é verdade, uma vez que o impacto é algo bom para esta doença. Gostei do artigo.

    Responder
    • Bruno

      O impacto é bom sim, mas na intensidade certa! Converse com os responsáveis pela aula da Zumba sobre o seu caso de osteoporose, assim fica mais fácil evitar exercícios muito intensos e que possa lhe fazer mal! Muito obrigado por acompanhar o trabalho e espero que continue visitando o Buscar Saúde!

      Responder
  6. Zuleide Rufino da Silva

    Boa tarde,
    Gostaria de saber se a Zumba pode ser feita, por pessoas que tiveram um quadro de problemas no pulmão?

    Responder
    • Bruno

      Boa tarde, durante o tratamento o médico disse algo sobre não praticar atividade física? Acredito que se a zumba for praticada em intensidades baixa e se você não sente dificuldades em respirar e nem dores, possivelmente não há problemas, mas o mais indicado é consultar um médico antes de começar a praticar.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)