Você quer saber se Zumba emagrece? Os benefícios da Zumba, várias curiosidades e muitas razões para você praticar Zumba estão neste artigo. Se você acha difícil se motivar para ir à academia, ficar sem se exercitar não é o caminho certo, o indicado é pensar em alternativas divertidas e que ao mesmo tempo funcione como uma atividade física. Se você quer sair da monotonia e está buscando uma forma divertida de se exercitar, a Zumba certamente é uma excelente alternativa.

Aqui no Buscar Saúde já fizemos um artigo que mostra todos os benefícios e falamos inclusive quem pode e quem não pode praticar a Zumba, convidamos a todos para mais esta leitura complementar.

Quem pode praticar Zumba?

Existem muitos benefícios te esperando, comece a praticar Zumba!

Como o número de praticantes desta modalidade tem crescido cada vez mais, as curiosidades e buscas por informações sobre a Zumba também tem aumentado. Foi pensando nisso que trouxemos este artigo que vai falar de 5 pontos interessantes sobre a Zumba.

Zumba: Curiosidades

Podemos dizer que a Zumba surgiu meio que sem querer! Existem relatos sobre o assunto que falam que as primeiras aulas nos moldes do que hoje é a Zumba, aconteceram pela necessidade da situação. Segundo as informações, o único material que um professor tinha, era uma fita-cassete com músicas que na época eram gravadas das rádios, ou seja, esta era a única ferramenta de trabalho que ele podia usar.

Como este professor tinha um certo conhecimento como bailarino, ele improvisou uma aula com coreografias de dança e segundo os relatos, a aula foi um sucesso e durante muitos anos esta combinação foi utilizada. Mas somente bem depois que a Zumba veio a receber este staus de dança Fitness como é conhecida atualmente.

Zumba pode complementar os treinos de corrida

Já falamos aqui no site sobre a variação dos treinos e principalmente da importância de realizar outras atividades como treinos complementares. Neste caso, a Zumba é uma excelente opção de treino complementar para os corredores.  Nos movimentos desta dança, os músculos do core e dos membros inferiores são bastante exigidos, mas em movimentos bem diferentes do que nos treinos de corrida, o que é extremamente vantajoso para exercitar por exemplo, os oblíquos, os músculos laterais e outros.

A riqueza motora escondida nas infinitas coreografias

Se o professor for criativo e souber utilizar as infinitas músicas e ritmos que tem por ai, as aulas de Zumba serão verdadeiras oficinas para a evolução da coordenação motora, do sistema cardiorrespiratório e também da memória, que é bastante exercitada para decorar os movimentos que são usados em cada parte específica das músicas.

Zumba ajuda a emagrecer?

Atualmente as pessoas estão sempre questionando se tal modalidade ajuda a perder peso e com a Zumba não é diferente. Mas é importante compreender que a modalidade em si não é o fator primordial para emagrecimento, claro que algumas têm características que favorecem isso.

A intensidade e o volume são decisivos para quem quer emagrecer! Quanto mais calorias você gastar durante um exercício, maiores são as chances de queimar as gorduras acumuladas.  Pensando nisso, criaram uma aula de Zumba tratada como Zumba Power, ou seja, ela é voltada para as pessoas que querem um treino mais intenso e que consequentemente gaste mais energia.

Zumba é pra qualquer idade

Esta dança é indicada para todas as pessoas de todas as idades, desde que as coreografias e ritmos sejam adaptados para cada pessoa e suas limitações. Tudo isso deve ser conversado com o professor responsável antes das aulas. A Zumba só não é indicada para um pequeno grupo de pessoas com limitações especiais, mesmo assim essa proibição deve partir de um médico. Então, converse com seu médico e caso ele aprove e libere a sua participação nas aulas, aproveite ao máximo todos os benefícios que a Zumba tem para oferecer.

É importante sempre procurar as aulas que são dadas por profissionais formados em Educação Física. Este profissional tem a capacitação necessária para te orientar e efetuar todas as correções caso seja necessário. Tudo isso é muito importante para favorecer a busca dos benefícios sem correr riscos desnecessários.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

4 comentários para “Zumba, coisas que você precisa saber!”

  1. Cintia Braga

    Sensacional. Explicou de forma clara e com informações precisas. Parabéns! Compartilhando…

    Responder
    • Bruno

      Agradeço a leitura, elogios e compartilhamento… Isso é uma motivação a mais para continuar escrevendo e passando conhecimentos honestos e seguros!

      Responder
  2. Maria Helena Bueno

    Fiz cirurgia de ernia de disco poço fazer aulas de zumba

    Responder
    • Bruno

      Boa noite Maria Helena, seu médico fez alguma restrição? Você já teve alta e foi liberada para atividades normais do dia a dia? Se sim, basta conversar com o professor da zumba e explicar sua condição. A aula deve ser adaptada para você não realizar atividades de impacto, mas se o médico não fez nenhuma restrição, a zumba pode ser muito boa para você! Consulte o médico sobre essa vontade que você tem, ele certamente vai te tirar todas as dúvidas.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)