O professor escolar enfrenta um desafio diário que é fazer uma aula de Educação Física interessante e eficiente! Quanto mais divertida for a aula maiores as chances da turma interagir da maneira adequada, mas como fazer um bom plano de aula para a Educação Física escolar? Neste artigo trouxemos ótimas sugestões para trabalhar os movimentos de defesa do goleiro.

Plano de aula Educação Física

Todas atividades presentes neste plano de aula foram elaboradas para o ensino médio! Entretanto, o professo pode facilmente adaptá-las, deixando as dificuldades e as regras mais simples, permitindo que este mesmo plano possa ser utilizado nas aulas de Educação Física do ensino fundamental. Sempre deixamos bem claro que a escolha de adaptar ou não o plano cabe ao professor, visto que ele conhece melhor as suas turmas e as limitações de cada uma.

Vamos usar apenas uma metodologia para as atividades deste plano de aula, que é a IEU/Escola da Bola. Uma sugestão é mudar alguma das atividades propondo uma competição, e neste caso adicionamos outra metodologia que é o Conceito Recreativo do Jogo Esportivo.

Como fazer plano de aula?

Dicas para fazer um bom plano de aula de educação física escolar.

Futebol ou futsal: Defesa baixa

Nesta atividade vamos executar os movimentos de defesa baixa do goleiro de forma parada, em deslocamento lateral.

Os alunos serão divididos em quatro grupos e a tarefa será realizada simultaneamente nas duas metades da quadra de futsal. Nas laterais das quadras dois cones irão simular as balizas de gol. Um aluno de cada grupo deve iniciar a atividade como goleiro e os demais devem fazer filia indiana voltada de frente para cada goleiro.

O primeiro aluno da fila deve estar com uma bola nas mãos e ao sinal do professor, ele deve arremessar a bola de forma rasteira em direção ao goleiro que deve realizar a defesa de forma livre.

Assim que o goleiro realizar a defesa, ele deverá ir para o final da fila do seu grupo e o aluno que lançou a bola passar a ser goleiro, o próximo aluno da fila arremessa a bola e assim sucessivamente, até que todos os alunos tenham vivenciado a posição de goleiro. O professor pode trabalhar as seguintes variações:

  • O aluno lança a bola e goleiro deve realizar a defesa agarrando-a.
  • O aluno lança a bola próxima ao cone, o goleiro realizar a defesa com descolamento lateral, espalmando a bola.
  • O aluno lança a bola próxima ao cone, o goleiro realizar a defesa com descolamento lateral, espalmando a bola.

Como falamos no início do artigo, o professor pode transformar esta atividade em uma situação de competição entre os grupos. A nossa sugestão seria que cada defesa correta valeria um ponto. Sabemos que um único professor não é capaz de olhar todos os grupos ao mesmo tempo, então a sugestão é que em cada rodada um aluno de um grupo seja o avaliador do outro grupo, estimulando assim uma interação social e aumento do respeito e confiança no ambiente de competição.

Neste vídeo a seguir você pode ver como é um treinamento de goleiro e tirar ideias para abrilhantar ainda mais o seu plano de aula, ou até mesmo tirar base para a formulação de um plano futuro para a sua aula de Educação Física.

Esta atividade proposta trabalha a coordenação motora dos alunos de várias formas, podendo ser extremamente divertida em situação de competição. Porém, a nossa sugestão é sempre iniciar sem competição para que os alunos vivenciem corretamente os movimentos de defesa.

Estamos encerrando aqui mais este artigo e queremos estimular que você abuse da criatividade, pois esta é a forma mais simples de deixar a aula de Educação Física cada vez mais atrativa. Espero que este artigo tenha ajudado em algo, e se tiver alguma sugestão favor deixar nos comentários.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)