Plano de aula Educação Física! Tomada de decisão

Em Plano de aula por Bruno Almeida

Com o objetivo de enriquecer a Educação Física escolar, estamos fazendo uma série de artigos aqui no Buscar Saúde oferecendo opções de atividades voltadas para o desenvolvimento motor dos alunos. Neste artigo montamos um plano de aula de Educação Física escolar com atividades visando trabalhar a coordenação motora e a tomada de decisão.

Plano de aula Educação Física

As atividades deste plano de aula foram criadas baseadas em alunos do ensino fundamental, mas o professor pode adaptar o plano para deixá-lo utilizável em uma aula do ensino médio. Porém, sempre frisamos que esta definição fica por conta dos professores, pois eles conhecem melhor a capacidade de cada turma!

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Para montar as atividades deste plano foi usada apenas uma metodologia, que é Escola da Bola IEU. O objetivo geral desta aula é estimular o desenvolvimento da coordenação motora.

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Nesta primeira atividade a duração é de 12 minutos! O objetivo desta atividade é trabalhar a pressão de carga, a pressão de precisão e a pressão de variabilidade dentro de uma situação real de jogo.

Devem ser formados grupos de cinco alunos, onde cada grupo deve estar de posse de uma bola. 4 desses alunos estarão de mãos dadas, formando um círculo e o outro aluno estará posicionado do lado de fora deste círculo. Ao sinal do professor, o aluno de fora tem que tomar a bola do grupo utilizando os pés, mas sem empurrar algum integrante do círculo.

O objetivo do grupo é impedir que ele tome a bola, mas para isso só podem realizar passes entre si de maneira livre, podendo dar quantos toques for necessário, porém, estes alunos do círculo não podem se deslocar. Quando o aluno de fora conseguir tocar na bola ou ela saia do círculo, o último de posse de bola passa para o lado de fora do círculo e a atividade continua.

Para estimular a aula e deixar os exercícios mais desafiadores, você pode usar uma ou mais das variações abaixo:

Educação Física escolar: Tomada de decisão

Nesta segunda atividade a duração é de 15 minutos! O objetivo desta atividade é trabalhar a pressão de variabilidade e a pressão de precisão.

Os alunos devem formar 4 filas, A, B, C e D, e elas devem estar posicionadas em cada esquina da área demarcada. Ao sinal do professor, o aluno da fila A realiza um passe de forma livre para o aluno da fila B, que estará na fila lateral da sua. Este aluno da fila B deve recepcionar a bola e em seguida finalizar a jogada com o objetivo de realizar o gol. Porém, assim que o aluno A realizar o passe, um aluno da fila D sai da sua fila com o objetivo de impedir que o aluno da fila B faça o gol.

Se o gol for feito, o aluno da fila C terá que realizar 10 polichinelos. Depois que a jogada se encerrar, seja com uma finalização ao gol ou com a retomada da bola pelo marcador, os alunos trocam de fila, o da fila A passa para a B, o da B passa para a C, o da C passa para a D e o da D passa para a A. Um novo quarteto de alunos repete a atividade e assim sucessivamente, até que tenham vivenciado todas as posições!

Para estimular a aula e deixar os exercícios mais desafiadores, você pode usar uma ou mais das variações a seguir:

Se quiser continuar aprendendo sobre a iniciação esportiva, sugerimos que assista este vídeo excelente abaixo que pode enriquecer a sua capacitação profissional, vale muito a pena conferir!

Encerramos mais um artigo sobre plano de aula! Aproveite para deixar o seu comentário e sugestão, pois isso pode ajudar outros professores. Por falar nisso, que tal nos ajudar compartilhando este plano de aula nos seus grupos escolares.

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

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