O tema deste artigo é caminhada! Um exercício físico praticado por pessoas de todas as idades. Quanto maior o número de praticantes, maiores são as dúvidas, e por isso resolvemos falar sobre os principais benefícios que obtemos ao caminhar. As principais dúvidas são: Caminhada emagrece? Caminhada faz bem para o coração? Caminhar ajudar a diminuir a dor nas costas? Vamos responder todas as perguntas com informações completas para você nunca mais cair em falsas promessas sobres os benefícios da caminhada!

Exercício físico: Qual a importância?

Sair do sedentarismo é algo importante para todos que fazem parte deste grupo! Por mais que você não consiga se exercitar regularmente e intensamente, você precisa buscar formas de se movimentar. Para quem é sedentário, uma caminhada simples de pouco mais de 10 minutos pode ser fundamental para melhorar a qualidade de vida desta pessoa.

Caminhada ajuda a perder peso?

Veja porque deve começar a caminhar imediatamente! Saiba quais são os benefícios da caminhada.

Caminhada: Quais os benefícios?

Um exercício simples para começar a te ajudar em uma rotina fisicamente ativa é a caminhada. Praticamente todo mundo pode e deve caminhar! Portanto, na sequência do artigo vamos mostrar os reais benefícios da caminhada para a nossa vida.

Caminhada: Melhoria na circulação

Em um estudo realizado na faculdade de Ribeirão Preto, os resultados mostraram que uma caminhada de aproximadamente 40 minutos é suficiente para reduzir a pressão arterial por até 24 horas pós exercício físico. A razão disso é porque durante a caminhada, o fluxo sanguíneo aumenta, dilatando os vasos sanguíneos. Então, o coração precisa trabalhar com muito menos intensidade para bombear o sangue para o corpo, reduzindo consideravelmente o risco de doenças do coração.

Caminhada: Eficiência pulmonar

Os pulmões também são bem beneficiados quando a pessoa caminha regularmente. Segundo os especialistas as trocas gasosas passam a ser mais eficientes, eliminando muito mais impurezas do pulmão, ou seja, menos chances de ter alergias e formação de catarro!

Caminhada: Fortalecimento ósseo

O exercício físico de impacto é importante para o fortalecimento ósseo, sendo fundamental para combater a osteoporose. A caminhada é um exercício considerado de baixa intensidade de impacto, mesmo assim é capaz de oferecer tal benefício. Durante o exercício físico, este estímulo causado pelo impacto facilita a absorção de cálcio, o que favorece a formação de ossos mais resistentes e menos propensos a fraturas.

Caminhada: Combate à depressão

Quando a pessoa pratica caminhada regularmente, o organismo libera vários hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bem estar! Os especialistas indicam que o principal hormônio liberado em um exercício físico é a endorfina. Sendo assim, quanto mais se exercita, mais distante de momentos tristes e desmotivadores a pessoa fica, afastando consideravelmente o risco de depressão!

Caminhada: Saúde cerebral

Os estímulos que a pessoa recebe ao caminhar regularmente é importante para aumentar a coordenação motora e favorecer o lado cognitivo. De acordo com um estudo realizado na Universidade de Pittsburgh, os resultados mostraram que uma caminhada de aproximadamente 15 km semanais favorece a redução dos riscos de ter várias doenças cerebrais como por exemplo, demência e Alzheimer.

Caminhada: Dor nas costas

O exercício físico também pode te ajudar a se livrar das dores pelo corpo, algo muito comum no dia a dia das pessoas com sedentarismo! Uma das queixas mais comuns é a dor nas costas, que pode ser reduzida consideravelmente com uma caminhada regular.

Caminhada: Controle do peso

Se você quer emagrecer com caminhada, a resposta é meio frustrante! Calma, isso não quer dizer que você não pode perder aqueles quilinhos a mais caminhando, o problema é que como é um exercício de baixa intensidade, a queima calórica é relativamente baixa e você vai demorar muito tempo para emagrecer. A corrida é o exercício físico mais indicado para quem precisa emagrecer.

Caminhada: Cuidados especiais

Por mais simples que a caminhada pareça, é importante contar com a orientação de um profissional de Educação Física, visando evitar lesões ou movimentos que possam causar problemas graves na coluna e joelho!

Respeite sempre os seus limites, lembre-se dos treinos específicos de flexibilidade e fortalecimento muscular para conseguir melhorar a sua mobilidade, favorecendo uma prática mais agradável.

Por fim, jamais inicie qualquer tipo de atividade física sem antes passar por uma avaliação médica!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)