A escolha de um ótimo tatuador é apenas o primeiro de muitos passos importantes quando você decide fazer uma tattoo. Neste artigo vamos te mostrar como cuidar da tatuagem no braço, tatuagem na perna, tatuagem nas costas e etc. Veja quais são os riscos que você corre quando não cuida corretamente da tattoo nova.

Tatuagem nova, o que fazer?

Não importa se você fez a tatuagem em um estúdio muito famoso e com um excelente tatuador, se você não cuidar dela corretamente, em poucas semanas ela pode estar detonada por causa dos maus cuidados!

Tatuagem, como cuidar?

A maneira como você cuida da tattoo é que irá definir por quanto tempo ela continuará limpa e nítida. Você deve considerar que a tatuagem é igual um produto qualquer, ou seja, para manter a garantia, você deve seguir as instruções que receber para não perder o direito à possíveis retoques gratuitos.

Como cuidar da tatuagem no braço?

Confira as dicas para manter a tatuagem bonita e nítida!

Como cuidar da tattoo nova: Escute o tatuador

Se você tiver escolhido um excelente profissional, certamente ele vai passar todas as instruções detalhadas do que você pode ou não fazer depois de sair do estúdio. Vale lembrar que cada tatuador tem as suas observações e um ponto de vista diferente do outro, então é indicado que você siga a orientação de quem te atendeu, porque no caso de algum imprevisto acontecer, é ele que deverá explicar e te atender.

Como cuidar da tattoo nova: Mantenha o curativo no lugar

Estas recomendações quanto ao tempo que você deve ficar com o curativo varia um pouco, podendo variar entre 2 e até 24 horas, mas certamente o seu tatuador irá dizer qual é o prazo no seu caso. Então, evite ficar expondo a sua nova tattoo antes do prazo indicado porque o curativo foi colocado para proteger a tatuagem de bactérias que estão no ar e podem penetrar através da pele furada. Quando for o momento certo de retirar o curativo, isso deve ser feito com muito cuidado!

Como cuidar da tattoo nova: Limpeza da tatuagem

Quando for lavar a tatuagem, você deve ter bastante cuidado! Não use qualquer sabonete, os recomendados são sempre sabonetes antibacterianos ou antimicrobianos suave e sem perfume. Não esfregue a tattoo com bucha, o ideal é usar as mãos para esfregar o local suavemente. Certifique-se que todos os vestígios de sangue foram retirados.

Na hora de secar o corpo, também não deve usar uma toalha para esfregar o local, o mais indicado é deixá-la secando naturalmente, usando apenas papel toalha para secar o excesso. Depois que o excesso de água foi retirado, o processo de secagem natural é fundamental para auxiliar na cicatrização porque este é um dos momentos em que a pele irá respirar.

Como cuidar da tattoo nova: Aplicação da pomada

Todo tatuador irá indicar o uso de pomada para auxiliar no processo de cicatrização da pele. Sendo assim, depois que a tatuagem estiver totalmente seca, você deve aplicar a pomada por toda a tattoo. Faça a aplicação com movimentos suaves para que a pele absorva bem o medicamento.

Não exagere na quantidade de pomada porque isso vai impedir que a pele respire normalmente, facilitando a proliferação de bactérias. A aplicação deve acontecer até que a pomada tenha descascado completamente, este processo geralmente acontece entre 3 a 7 dias. As pomadas para tatuagem mais recomendadas são Bepantol e o Cicaplast.

Tatuagem, tempo de cicatrização

O processo total de cicatrização pode ser de até duas semanas e durante este período, é muito comum que a tatuagem fique um pouco repuxada como se estivesse envernizada. Também é comum surgirem pedaços esbranquiçados de pele e por mais tentador que seja, jamais puxe-os!

Tatuagem nova: Evite coçar

Jamais fique coçando ou cutucando a tattoo e nem puxe a pele que está descascando, caso contrário, você pode mexer em uma parte da pele que ainda não está totalmente cicatrizada e com isso, vai causar uma falha na tatuagem. Quando menos puder tocar na tatuagem melhor, porque se suas mãos não estiverem devidamente higienizadas, a sua tatuagem pode infecionar e resultar em graves consequências.

Todos sabem que no processo de cicatrização, o local fica coçando bastante, mas você deve evitar a todo custo isso! Para aliviar a coceira, você pode usar um pouco de hidratante ou aplicar a pomada.

Tatuagem nova: Evite piscinas e praia

Existem muitos riscos na água e se você está com uma tatuagem em processo de cicatrização, você deve evitar o contato com piscina e praia! O primeiro risco é quanto a agua quente que pode desbotar a tatuagem. O segundo problema é que a água da piscina, do mar e da banheira estão repletas de bactérias, produtos químicos e outras impurezas que podem facilmente penetrar pelos poros abertos da tattoo e infecionar.

Tatuagem nova: Evite exposição ao sol

Nunca exponha a tatuagem ao sol porque tanto a pele, quanto as tatuagens podem ser afetadas. A pele está fragilizada pelo processo de cicatrização da tatuagem e o sol pode fazer com que a tattoo perca o brilho e desbotar. O uso de protetor solar é recomendado em qualquer momento que fique exposto ao sol, mas quando tem uma tatuagem, este uso é indispensável.

Tatuagem nova: Evite roupas apertadas

A boa circulação da região é um fator primordial para que haja uma cicatrização eficaz da tatuagem. Então você deve evitar o uso de roupas apertadas próxima ao local da tatuagem. Durante o processo de cicatrização, os resíduos que são expelidos pela tattoo podem grudar no tecido e será bastante dolorido retirar, além de correr o risco de danificar a tatuagem.

Tatuagem nova: Evite exercícios físicos

É fundamental não se exercitar durante o período de cicatrização da tatuagem. Caso isso aconteça, pode causar rachaduras, irritações e inchaço no local, retardando a cicatrização e alguns casos deformando a tatuagem. Evitar o inchaço é fundamental para não correr riscos, então é importante tomar cuidados extras quando fizer tattoo nas pernas e nos pés. Sendo assim, evite ficar muito tempo em pé e sempre que possível coloque as pernas para cima.

Tatuagem nova: não depile

Jamais depile a região tatuada até que que o processo de cicatrização esteja totalmente completo. Você pode depilar a região ao redor da tatuagem, mas deve tomar cuidado para não forçar a pele da região tatuada, o recomendado é esperar a cicatrização para não correr nenhum risco.

Várias doenças e vírus podem ser contraídos durante o processo da tatuagem, principalmente pela agulha. Então quando for fazer uma tattoo, pense sempre no estúdio de boa reputação porque certamente é melhor pagar mais caro e garantir uma boa tattoo e principalmente um processo seguro! Jamais use produtos que não foram indicados pelo tatuador porque isso pode prejudicar a qualidade da tatuagem e colocar a sua saúde em risco.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)