Você conhece ou sabe quais são as doenças reumáticas? Tem noção do que pode causar a febre reumática? Neste artigo vamos explicar o que é reumatismo e o que pode causar o reumatismo no sangue. Saiba como se prevenir deste problema e veja se o reumatismo tem cura!

O que é reumatismo?

O reumatismo é o termo usado para um problema que engloba mais de 100 doenças que afetam os ossos, músculos e articulações. Caso você não saiba, as doenças reumáticas também podem afetar os rins, o coração e o sangue.

Outro detalhe importante é que ao contrário do que muitos imaginam, o reumatismo não afeta apenas os idosos! O reumatismo pode afetar as crianças, jovens e adultos, mas ela realmente é mais comum à medida que a idade avança.

O que é reumatismo? Quais os tratamentos?

Saiba o que é reumatismo e como tratar as doenças reumáticas.

Reumatismo: Quais os tipos?

Como falamos, existem vários tipos de reumatismo que afetam partes diferentes do corpo humano, as mais comuns são:

  • Artrite
  • Tendinite
  • Artrose
  • Gota
  • Bursite
  • Espondilite anquilosante
  • Febre reumática
  • Capsulite adesiva
  • Lúpus
  • Fibromialgia

Reumatismo: Quais os sintomas?

Como os tipos de reumatismo são diferentes, você deve imaginar que os sintomas do reumatismo certamente vão variar conforme a doença. De um modo geral, alguns sintomas são comuns em vários tipos, os mais comuns são:

  • Dor nas articulações
  • Dor no membro afetado
  • Dificuldade para realizar movimentos
  • Falta de força muscular

É importante compreender que os sintomas podem aparecer a qualquer hora do dia, mas eles são mais comuns logo ao acordar, e a tendência é ir melhorando ao longo do dia. Em vários casos, a dor e os sintomas são mais intensos em dias mais frios!

Reumatismo: Tratamento

As causas e os sintomas são de acordo com a doença, consequentemente o tratamento para o reumatismo também vai depender da doença. O tratamento geralmente acontece com ingestão de medicamentos para controlar a inflamação e aliviar a dor. O tratamento também pode contar com sessões de fisioterapia, que é parte crucial para melhorar a qualidade de vida da pessoa afetada, aliviando os sintomas!

Reumatismo no sangue

Também conhecido como febre reumática, o reumatismo no sangue é uma doença grave que é provocada por uma reação autoimune do organismo. Geralmente acontece depois de infecções causadas por bactérias.

Este tipo de reumatismo acontece com mais frequência entre as crianças com idade de 5 a 15 anos. Os principais sintomas da febre reumática são inflamações e dores intensas nas articulações, além é claro da febre e cansaço.

Em alguns casos mais raros, o reumatismo no sangue pode prejudicar o funcionamento do sistema nervoso e também das válvulas cardíacas, podendo causar vários problemas graves do coração.

Como o reumatismo no sangue é um problema bem grave, ele deve ser tratado imediatamente quando a pessoa notar os primeiros sintomas, justamente para evitar as complicações e lesões permanentes no cérebro ou coração.

Reumatismo tem cura?

Saiba que todas as doenças listadas possuem bons tratamentos que apresentam resultados bem eficazes. Porém, não são todas que podem ser curadas, mas essas doenças que não tem cura possuem tratamentos que oferecem um controle satisfatório.

É importante compreender que como o reumatismo engloba um grupo tão grande de enfermidades, a pessoa precisa ficar muito atenta na hora do tratamento, seguindo rigorosamente todas as indicações médicas.

Jamais mude o medicamento, a dosagem e a duração sem consultar o médico, porque isso pode causar graves efeitos colaterais e prejudicar muito o tratamento. Não importa se algum conhecido teve reumatismo e o tratamento dele foi eficaz, talvez o tipo de doença que ele teve, seja totalmente diferente do seu time.

O médico mais indicado para oferecer o diagnóstico preciso do tipo de reumatismo, bem como o tratamento mais adequado é o reumatologista, que é o especialista neste tipo de problema.

E assim encerramos este artigo com informações importantíssimas sobre o reumatismo. Caso tenha ficado alguma dúvida ou tenha alguma sugestão, deixe nos comentários que vamos responder com maior prazer!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)