Você certamente já ouviu falar que não é para andar descalço no chão frio que vai ficar gripado. Também já deve ter escutado alguém falar que não deve tomar nada gelado em dias frios, mas será que isso é verdade? Neste artigo vamos falar das doenças respiratórios mais comuns no inverno!

Doenças respiratórias no inverno

A primeira coisa que você precisa entender é que andar descalço ou tomar algo gelado não é certeza de causar uma gripe. O bom ou mal funcionamento do sistema imunológico, além de outros fatores são muito mais determinantes do que esses ditos populares, mas vamos explicar isso melhor na sequência.

Segundo os especialistas da área da saúde, o outono e o inverno são as condições climáticas mais propícias para o desenvolvimento das doenças respiratórias, e é exatamente por isso que há um aumento de quase 60% nos casos de complicações respiratórias.

Isso é facilmente explicado quando analisamos que nestas estações, as condições para proliferação de vírus, bactérias ou fungos são perfeitas. Além disso, quanto mais fechado for o ambiente, maiores são as chances de contaminação, ou seja, naturalmente ficamos em ambientes fechados para esconder do frio, e isso facilita bastante a transmissão de doenças pelo ar.

Gripe, pneumonia, asma, bronquite, resfriado!

Conheça as doenças respiratórias mais comuns no inverno!

Inverno: Doenças comuns

Na sequência do artigo vamos apresentar as 6 doenças mais comuns no inverno. Leia atentamente as causas e caso tenha dúvida sobre alguma delas, aqui no Buscar Saúde já fizemos vários artigos sobre a maioria delas, vale a pena conferir!

Doença: Resfriado

É uma inflamação e infecção aguda do nariz e garganta, causada por vírus.

Doença: Gripe

Este problema também é causado por vírus, mas a gripe é uma infecção mais grave que o resfriado, apesar de muita gente confundir as duas. A gripe pode causar dores musculares, tosse, corrimento nasal, dor de garganta, febre alta e inflamação nas vias respiratórias.

Doença: Laringite

Inflamação da laringe, geralmente causada por vírus ou bactéria. Os principais sintomas deste problema são febre moderada, rouquidão, tosse seca e dor de garganta.

Doença: Asma

Esta doença afeta o pulmão e os principais sintomas são um chiado ao respirar, dor no peito e dificuldade para respirar. A asma geralmente causa um estreitamento das vias respiratórias e pode ser causada pelo cigarro, poluentes e em alguns casos pelo excesso de frio.

Doença: Bronquite

Esta é uma infecção aguda dos brônquios e é um problema muito comum no inverno. Os principais sintomas da Bronquite são tosse forte e persistente, muita presença de catarro, além de bastante dificuldade para respirar.

Doença: Pneumonia

Esta doença é bem grave e é considera como um problema agudo dos pulmões. Se a pessoa com Pneumonia não for tratada corretamente, ela corre sérios riscos de vida! Este problema pode afetar um ou os dois pulmões, causando bastante febre, dificuldade para respirar, tosse com catarro, dores no peito e palidez.

Como foi dito, quando a pessoa está com o sistema imunológico fraco, as chances de infecções são maiores! Portanto, a pessoa deve cuidar bem da sua saúde para manter a imunidade forte.

Talvez você esteja se perguntando, mas como fazer isso? A resposta é bem simples, você precisa ter um bom hábito alimentar, rico em nutrientes essenciais para o bom funcionamento de todo o corpo, além de praticar atividade física regularmente.

Cientificamente está comprovado que as pessoas fisicamente ativas e com bom hábito alimentar correm muito menos riscos de sofrer com problemas respiratórios. Portanto, depende apenas de você buscar hábitos saudáveis e melhorar a sua qualidade de vida.

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)