Para evitar infecção de ouvido é importante fazer uma boa limpeza no ouvido e uma boa higiene pessoal! Caso você não saiba, o excesso de cera no ouvido pode diminuir a capacidade auditiva, e também pode aumentar as chances de desenvolver algum problema auditivo. Se você não sabe como limpar a cera do ouvido corretamente, este artigo do Buscar Saúde certamente vai te ajudar demais.

Como tirar cera do ouvido?

A pessoa precisa ter muito cuidado, pois um simples descuido pode lesionar alguma região sensível do ouvido. Existe uma polêmica enorme sobre o uso de cotonetes para limpar o ouvido, porque o seu uso incorreto faz com que a cera seja empurrada para o fundo do canal auditivo.

Vários estudos mostram que as pessoas que utilizam cotonetes com frequência são as que mais sofrem com problemas de ouvido entupido. Nestes casos a remoção da cera vai ter que ser por um otorrinolaringologista.

Cera no ouvido, como limpar?

Veja o jeito certo de tirar cera do ouvido. Entenda porque o cotonete não é o mais indicado!

Remédio para tirar cera do ouvido

Existem vários remédios para amolecer a cera do ouvido, e com isso fica muito mais fácil a sua saída do canal auditivo. É importante compreender que estes remédios podem ser comprados em qualquer farmácia, mas só devem ser usados com uma indicação médica. Jamais use medicamentos por conta própria, porque os efeitos colaterais podem ser gravíssimos.

Irrigação para tirar cera do ouvido

Você pode deixar a água no ouvido por aproximadamente 60 segundos, e depois você deve virar a cabeça de lado e deixar toda a água suja sair. Se a cera não sair completamente você pode retirá-la com uma toalha, mas tome muito cuidado para não empurrar novamente a cera para dentro do canal auditivo.

Se você não conseguir remover a cera do ouvido depois de 3 tentativas, o mais indicado é procurar um otorrinolaringologista para avaliar o problema e fazer uma limpeza profissional. Se você forçar demais pode lesionar o canal auditivo, além de abrir brechas para problemas e infecções.

Cotonete para tirar cera do ouvido

Por que não pode usar cotonete para tirar cera do ouvido? Não é proibido usar cotonete, o problema é que a maioria das pessoas usa cotonete de uma maneira totalmente errada, o que é extremamente perigoso!

Usar cotonete ou qualquer outro objeto pontiagudo pode levar o excesso de cera para dentro do canal auditivo. Isso sem falar no risco enorme de perfurar o tímpano, podendo causar até a perda da audição.

Cera de ouvido: Para que serve?

Muita gente não tem ideia para que serve a cera de ouvido e é isso que você pode aprender agora! O cerume é o nome cientifico para a cera de ouvido, que é uma substância produzida pelas glândulas sebáceas que estão no canal auditivo.

O principal objetivo da cera de ouvido é justamente proteger o canal auditivo das infecções, evitando a entrada de insetos, objetos, poeira, areia e outros. Uma coisa que você talvez não saiba é que a cera de ouvido é impermeável à água, possui um enorme número de anticorpos e tem pH ácido.

Abaixo deixamos um vídeo que explica a importância da cera de ouvido, mas alertando sobre a necessidade de manter o ouvido bem limpo. Se quiser aprender ainda mais sobre o assunto vale a pena assistir!

Conhece alguém que sofre com problema de ouvido entupido? Conhece alguém viciado em usar cotonete? Envie este artigo para essa pessoa, e nos ajude a compartilhar essas importantes informações.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)