Existe na mídia uma infinidade de fórmulas mágicas para vencer a luta contra a balança. É a tal da dieta da lua, dieta das frutas cítricas, dieta da sopa e muitas outras. Indiferente do nome, todas elas prometem resultados milagrosos, que é o principal desejo das pessoas que estão desesperadas em reduzir os valores na balança e aí começam os problemas, visto que diminuir os valores que aparecem na balança talvez não signifique que você tenha alcançado o seu objetivo.

Pesquisando sobre este tema encontramos várias perguntas como por exemplo: Como emagrecer rápido? Como perder peso? Bem, talvez nem as próprias pessoas sabem o que querem. Você já disse ou já ouviu alguém falando que quer perder peso, outras dizem que quer emagrecer, mas será que existe diferença? Qual é o certo? Neste artigo vamos explicar a diferença entre emagrecimento e perda de peso, confiram!

Dieta para emagrecer rápido, quais os riscos?

As tão famosas dietas que fazem perder medidas e peso na balança não diminuem apenas as numerações das peças de roupa, elas também fazem a pessoa perder minerais, água, proteínas e gordura. Em partes é o que a pessoa busca, mas em grande parte das situações, as dietas provocam uma grande perda destes nutrientes e o organismo começa a funcionar fora das condições saudáveis.

Como emagrecer rápido?

Veja qual é a diferença entre emagrecer ou perder peso!

Emagrecer ou perder peso, qual a diferença?

A perda de peso está ligada à redução da massa magra na qual fazem parte os músculos, tecido adiposo, líquidos, minerais e outros. Já o emagrecimento, é a diminuição da gordura corporal que é a principal responsável por graves problemas de saúde como por exemplo, a obesidade e hipertensão.

Então é possível emagrecer sem perder peso? A resposta é sim, porque os músculos são mais densos e compactos do que a gordura, ou seja, 2 quilos de gordura ocupam mais espaço em nosso corpo do que dois quilos de músculos. Portanto, emagrecimento é quando perdemos gordura corporal e ganhamos massa muscular, mas isso é algo que as balanças não registram.

Dependendo do exercício físico, a atividade contribui para a redução do peso, mas se não houver um controle adequada do exercício e a pessoa não se alimentar corretamente, pode causar muita perda de massa muscular. E quando existe esta redução excessiva de massa muscular, a tendência é que a pessoa engorde ainda mais, e talvez você esteja se perguntando, mas porque isso? A explicação é bem básica, quanto maior for a musculatura, maior será o gasto calórico e consequentemente, quanto menor for a musculatura, menor o gasto calórico.

Porém, é necessário frisar que um nível muito baixo de gordura também pode trazer problemas de saúde, porque é através da gordura que o corpo desempenha várias funções importantes, como por exemplo, proteção de órgãos, reserva de energia, isolamento térmico e síntese hormonal.

Neste vídeo a seguir você pode conferir várias dicas sobre o tema, o que certamente irá te ajudar na compreensão dos conceitos e acabar de vez com qualquer informação incorreta que já tenham te passado, vale a pena conferir!

Esperamos que vocês tenham compreendido que emagrecimento não é sinal de corpo bonito, então quando você toma remédios para emagrecer, o efeito diurético da maioria deles faz com que você elimine muita água e quando você sobe na balança, parece que emagreceu, mas nem de longe significa que você emagreceu!

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2 comentários para “Emagrecer ou perder peso? Qual a diferença?”

  1. Suziley

    Gostaria de saber como diminuir só a barriga.e sem acaba com a bunda

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    • Bruno

      Boa tarde! Não existe queima de gordura localizada, não existe método que faça eliminar a gordura exatamente da barriga, já falamos disso no site caso queria saber mais detalhes eu indico esta leitura extra. Sobre os glúteos, é só fazer exercícios específicos para este grupo muscular e ter uma alimentação voltada para hipertrofia muscular.

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