A depressão é uma doença silenciosa que afeta muitas pessoas. O pior de tudo, é que ainda existem pessoas que consideram este problema como frescura de quem sofre com ela. Infelizmente ainda existem muitas pessoas que não entende o quão grave e difícil é lhe dar com a depressão.

Tratamento da depressão: Quais são?

Existem várias formas de tratamento da depressão, mas o mais complicado é a pessoa que está com o problema sentir que deve buscar ajuda. O acompanhamento psicológico é muito importante e em alguns casos, há a necessidade de fazer uso de remédios controlados, mas este tipo de tratamento só deve ocorrer com a indicação médica.

Neste artigo vamos falar de alternativas naturais para combater a depressão e tentar melhorar a vida das pessoas que sofrem com este problema. Conheçam os melhores antidepressivos naturais e vejam como algumas mudanças simples podem ajudar e muito na luta contra esta doença.

Antidepressivos naturais para a depressão!

Desde já informamos que a esta lista de antidepressivos naturais é apenas um suporte, ou seja, é uma forma de ajudar a aliviar sua sensação de tristeza, visando tornar o caminho para a cura mais fácil. Se você já faz acompanhamento médico e toma remédio controlado, jamais interrompa o tratamento.

Terapia comportamental – Este tipo de tratamento natural visa ajudar as pessoas a mudar a maneira como elas pensam sobre diversas coisas. É um método bem diferente dos demais tratamentos, uma vez que ele se concentra nas dificuldades e problemas atuais.

Vários estudos clínicos realizados pelo mundo todo mostram que a terapia cognitivo comportamental pode vir a ser tão eficaz quanto a medicação antidepressiva. Segundo os estudos realizados, após 20 sessões de terapia, aproximadamente 75% das pessoas apresentam uma diminuição significativa nos sintomas da depressão.

Existem antidepressivos naturais?

Com o uso de antidepressivos naturais, você pode melhorar sua qualidade de vida e terá muito mais para aproveitar do dia a dia.

Terapia de luz – As pessoas com depressão tendem a se isolar, sendo que a maioria ficam dentro de seu quarto evitando ao máximo sair de lá. Esta privação com o ambiente externo, com a natureza e principalmente com outras pessoas, faz com que os sintomas da depressão fiquem ainda mais fortes.

Se você não sabe, a falta de exposição à luz solar é responsável pela secreção de hormônios que podem desencadear um estado de espírito abatido e extremamente desanimado. O objetivo da terapia de luz é justamente regular o controle interno do corpo promovendo ações que exponha a pessoa à luz solar.

Terapia dos exercícios físicos – Os exercícios físicos regulares são considerados a melhor forma de tratar a depressão. Quando a pessoa promove uma melhoria da aptidão física, naturalmente há uma alteração dos níveis de hormônios responsáveis pelo bom humor e sensação de motivação e bem estar. Inúmeros estudos comprovam que a realização regular de exercícios físicos promove uma significativa melhoria da saúde mental e reduz os sintomas da depressão. O efeito antidepressivo obtido praticando exercício físico regularmente é comparado aos outros antidepressivos potentes.

Tratamento com massagem – Dentre os diversos benefícios conhecidos da massagem terapêutica, o melhor talvez seja a sua capacidade de melhorar o estado de humor e a sensação de bem estar. Durante a massagem, várias alterações químicas ocorrem no organismo promovendo uma sensação de relaxamento e calma.

Estudos mostram que a massagem também é utilizada para reduzir os níveis de hormônios relacionados com o estresse em até 30%, principalmente o cortisol. Este tipo de tratamento também promove aumento na liberação de hormônios neurotransmissores que ajudam na redução e combate da depressão.

Tratamento com acupuntura – Este é um tratamento tradicional chinês! Ele acontece inserindo várias agulhas em pontos específicos do corpo. Em um teste controlado, o tratamento por acupuntura reduziu bastante a tensão e diminuiu os sintomas da depressão.

Tratamento com Ioga – A Ioga é um tipo de exercício com origens na filosofia indiana. Assim como acontece com a massagem, durante a pratica da Ioga, diversas alterações químicas ocorrem no corpo, principalmente no cérebro. As pessoas que praticam Ioga regularmente, conseguem estimular a liberação de hormônios que combatem o estresse, ansiedade e reduz os sintomas da depressão.

Considerações finais

Você já conhecia estes tratamentos? Algum deles funcionou bem para você? Como você está tratando sua depressão? Compartilhe conosco a sua opinião e ajude outros leitores a tratar esta complicada doença.

Lembre-se que apenas um psicólogo é capaz de avaliar a depressão de uma pessoa e somente um psiquiatra pode receitar tratamento à base de remédios antidepressivos. Se você se sente extremamente deprimido e estressado, não pense que apenas com tratamentos naturais o seu problema irá melhorar, o mais indicado é que você busque ajuda especializada o quanto antes.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)