Visando deixar a aula de Educação Física cada vez mais produtiva, o grande desafio do professor é atingir os objetivos das atividades propostas sem perder o lado divertido que tanto agrada os alunos!

Por isso, quanto mais lúdica for aula, melhores as chances disso acontecer, mas sabemos que nem sempre dá para montar uma aula 100% lúdica, então a melhor opção é mesclar. Neste artigo vamos apresentar um ótimo plano de natação, com atividades voltadas principalmente para as pernadas do nado de peito.

Plano de aula Educação Física

A criação destes plano de aula foi para alunos do ensino médio, mas caso o professor queira usá-lo para o ensino fundamental, basta que ele adapte a dificuldade das atividades. Vale lembrar que a mudança ou não cabe ao professor que conhece melhor a capacidade das turmas que ele dá aula!

Para as atividades desta aula de natação nós usamos duas metodologias, a primeira é o Método Analítico Parcial e a segunda é o Conceito Recreativo do Jogo Esportivo. O objetivo geral desta aula é executar os movimentos da pernada do nado de peito.

Como fazer plano de aula?

Dicas de atividades para o plano de aula de natação!

Natação: Pernada fase a fase

A primeira atividade tem duração de 10 minutos! Nesta atividade os alunos vão vivenciar fase por fase da pernada do Nado de Peito fora e dentro da piscina.

Os alunos devem ficar dispostos um ao lado do outro fora da piscina e próximo de uma parede. O professor vai demonstrar os movimentos da pernada do Nado de Peito parte por parte: flexão dos joelhos, varredura para fora, varredura para dentro e deslizamento das pernas.

Em seguida os alunos deverão realizar os movimentos enquanto o professor irá orientar e corrigir caso seja necessário. Depois do período de adaptação, os alunos devem realizar os mesmo movimentos propostos dentro da piscina, segurando na borda para se concentrar apenas no movimento das pernas.

Natação: Pernada em deslocamento

A segunda atividade tem duração de 8 minutos! Nesta atividade os alunos vão vivenciar a pernada do Nado de Peito em deslocamento.

Nesta atividade cada aluno deve estar com uma prancha e devem ficar posicionados dentro da piscina em uma das laterais. Ao sinal do professor eles devem atravessar para o outro lado da piscina realizando a pernada do Nado de Peito que foi ensinada no exercício anterior.

Natação: Camiseta molhada

A terceira atividade tem duração de 5 minutos! Nesta atividade os alunos vão vivenciar os movimentos da natação de forma lúdica, visando principalmente promover uma interação social.

Os alunos serão divididos em duas equipes que deverão ficar dispostos fora da piscina. A equipe 1 deve estar de um lado e a equipe 2 deve estar do outro lado. Cada equipe deve formar uma fila indiana e o professor deve entregar para o primeiro integrante de cada equipe uma camiseta previamente molhada.

Ao sinal do professor, o primeiro aluno de ambas as equipes deve vestir a camisa fora da piscina, pular na água e atravessar nadando de forma livre até a outra borda e voltar nadando também de forma livre para a sua borda.

Ao chegar, o aluno deve sair da piscina, tirar a camisa e entregá-la ao próximo integrante da sua equipe, que deverá vestir a camiseta e repetir o procedimento, e assim sucessivamente. Vence a equipe que terminar a travessia com todos os integrantes primeiro.

Sabemos que uma piscina para aula de natação não é uma realidade para todos os professores, mas caso você tem a oportunidade de ministrar aulas de natação na sua escola, não deixe de aproveitar aos máximos os benefícios que a natação pode oferecer para seus alunos.

Fica o convite para compartilhar este e os outros planos de aula que estamos postando aqui no Buscar Saúde, visto que estas atividades podem ajudar demais os professores que não encontram tanto material gratuito na internet.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)