A maioria das pessoas acredita que o resultado da malhação está diretamente relacionado com o tempo que gasta na academia e a intensidade dos treinos. Isso não é totalmente errado, mas não é apenas isso que determina os resultados da sua vida fitness.

O seu treino pode ser caminhada, corrida, musculação ou qualquer outro, mas mesmo que você pratique até 2 horas, isso representa apenas uma pequena parte do seu dia. Você já parou pra pensar como as outras 22 horas podem influenciar?

As atitudes antes do treino e depois do treino são tão importantes quanto o próprio exercício. Você quer queimar caloria, quer ganhar massa muscular, quer melhorar o seu condicionamento físico, quer ter uma vida mais saudável? Leia atentamente todas as dicas, porque muitas atitudes provavelmente vão ter que mudar.

Antes do treino: Sono suficiente

Os melhores efeitos adaptativos do organismo acontecem quando estamos dormindo. Por isso, é fundamental ter uma noite de sono eficaz. Quando a pessoa está bem descansada, ela consegue obter os benefícios desejados e tem energia suficiente para treinar cada vez melhor. É primordial dormir 8 horas por noite.

Antes, durante e depois do treino: Hidratação

Você precisa conhecer a importância da água para a sua saúde! Qualquer pessoa precisa se hidratar bem, os que praticam atividades físicas principalmente. Quando o corpo está suando, ele está liberando água e ela certamente vai fazer falta depois, ou seja, se manter hidratado é algo indispensável. O nível ideal de água no organismo também está relacionado com o funcionamento eficaz dos diversos sistemas vitais e a água também tem ligação direta com a eficiência durante o exercício.

Devo alongar antes ou depois do treino?

O que comer antes e depois do treino?

Antes do treino: Lanche leve

Treinar de jejum é totalmente contra indicado, assim como também é errado treinar com a barriga cheia. Portanto, é importante se alimentar uma hora antes do treino, mas este lanche deve ser leve, contendo alimentos de fácil absorção pelo organismo. Dentre os alimentos mais indicados, podemos citar: pão de queijo, copo de leite, biscoito água e sal, vitaminas ou frutas.

Antes do treino: Aquecimento

Um bom aquecimento pode aumentar a eficiência do seu treino, mas é importante compreender que o bom aquecimento não é um aquecimento intenso, uma vez que isso pode interferir no desempenho durante a atividade principal. É indicado realizar um aquecimento leve ou moderado, visando prepara as articulações e os músculos para os movimentos que serão realizados e promover um aumento da temperatura corporal.

Depois do treino: Alongamento

O alongamento depois do treino tem papel fundamental no relaxamento e recuperação muscular. É muito importante dosar a intensidade deste alongamento, uma vez que o corpo acabou de sofrer um grande estresse no exercício realizado. O mais indicado é realizar alongamentos leves e focar os grupamentos musculares que foram trabalhados na exercício.

Depois do treino: Boa nutrição

A alimentação depois do treino é muito importante para ajudar na reposição dos nutrientes perdidos e oferecer os nutrientes necessários para promover as adaptações fisiológicas desejadas. É necessário ingerir carboidratos e proteínas até no máximo 45 minutos após o treino. Eles serão importantes para as reservas de glicogênio e reconstrução muscular. O mais indicado é ingerir um smotthie, um sanduíche natural ou barras de energia, mas nada muito pesado.

Depois do treino: Banho frio

A água fria ajuda na redução da inflamação pós treino e aprimora o processo de cicatrização muscular. Quando o processo inflamatório é reduzido, a intensidade das dores musculares é muito menor, ou seja, isso favorece que a pessoa continue se exercitando, já que um dos principais fatores de abandono é justamente as dores pós treino.

Considerações finais

Com todas estas dicas apresentadas, você certamente tem ótimas oportunidades de deixar o seu exercício muito mais eficiente. Se tem como melhorar ainda mais a sua rotina fitness, aproveite ao máximo estas chances.

Lembre-se que os exercícios físicos sem orientação capacitada e sem a liberação médica podem ser muito perigosos. Portanto, faça todas as avaliações necessárias e elimine quaisquer riscos desnecessários.

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