Desenvolvimento motor infantil, a fase mais importante!

Em Corpo humano por Bruno Almeida

Afinal, o que é desenvolvimento motor? Saber sobre isso pode mudar a sua qualidade de vida, e principalmente, a das crianças que você conhece. Neste artigo vamos falar sobre o desenvolvimento motor infantil, então bora aprender mais sobre o seu corpo!

Desenvolvimento motor

O desenvolvimento motor é classificado como o processo de mudança no comportamento da criança, e isso está relacionado principalmente com a idade. Nas primeiras fases da vida é possível identificar facilmente se a criança tem alguma limitação específica, justamente por não ter o desenvolvimento motor ideal para aquela determinada idade!

Obviamente existem casos em que a criança pode demorar um pouco mais para se desenvolver, assim como também tem crianças com um desenvolvimento muito avançado para a sua idade. Entretanto, esses são casos fora da curva, ou seja, podemos chamar de exceções, justamente por causa da individualidade biológica.

O que é desenvolvimento motor?

Qual a importância do desenvolvimento motor?

O que é repertório motor?

No mundo da música, o repertório indica quais são as canções que já aprendeu ou aquelas que ainda está praticando! Trazendo para o tema do nosso texto, o repertório motor engloba todos os movimentos que você já sabe realizar, além daqueles que está praticando.

Isso acontece diariamente nos primeiros anos da vida, pois a criança sempre está experimentando coisas novas, ou seja, aprendendo novos movimentos! Portanto, essas alterações simples ou complexas, envolvem todos os aspectos de crescimento e maturação do corpo humano.

Quanto maior for o número de movimentos que uma criança fizer ao longo das primeiras fases da vida, melhor será o seu repertório motor. Sabe quando você escuta falar que tal pessoa é “desengonçada”? Pois é, possivelmente ela tem uma coordenação motora muito limitada, justamente por não ter um bom repertório motor.

É possível melhorar o repertório motor depois da adolescência? Sim, mas o corpo vai ter muito, muito, muito mais dificuldade para aprender e armazenar essa memória motora, fora que algumas limitações físicas podem impedir que alguns movimentos sejam realizados.

Por exemplo, uma bailarina precisa fazer uma abertura total das penas, algo que é facilmente executado pela maioria das crianças. Porém, quando isso precisa ser treinado pela primeira vez depois da adolescência, é um processo muito doloroso e nem todo mundo vai conseguir.

Sabe o motivo disso? A estrutura corporal dela já está maturada, e possivelmente a amplitude de movimento seja mais limitada do que a articulação consegue permitir. Muitas crianças podem sofrer deste problema se não forem estimuladas corretamente com exercícios de flexibilidade.

Aqui no site tem um artigo completo falando sobre as capacidades físicas básicas, e como elas são fundamentais para o bom desenvolvimento motor, que certamente vai mudar a vida futura da criança em todos os aspectos!

Desenvolvimento motor infantil

Esse desenvolvimento infantil é iniciado ainda na vida uterina quando ocorre o crescimento físico, a maturação neurológica e outros pontos. Talvez você não saiba, mas até os 5 anos de vida é a fase onde as crianças estão mais receptivas aos novos estímulos.

Olha que loucura, entenda como o ser humano se auto sabota! Os pais ficam emocionados quando os bebês aprendem a movimentar a cabeça, rolar, engatinhar, até chegar o momento motor mais incrível, os primeiros passos.

Entretanto, são os mesmos pais que começam a limitar a criança quando estão arremessando brinquedos, dando cambalhotas, saltando e muito mais. Ao privar essa vivência, automaticamente estão limitando o desenvolvimento motor da criança.

Atenção, não estamos dizendo para soltar as crianças e “seja o que Deus quiser”! A informação é importante para entender como o estímulo deve ser feito de forma consciente, ou seja, ofereça locais seguros para a criança brincar, e se possível, deixe que ela vivencie o máximo possível de brincadeiras e modalidades esportivas.

Se quiser conhecer um pouco mais sobre essas fases do desenvolvimento motor, neste vídeo abaixo tem dicas incríveis!

Interação social

Pense bem nisso que vai ler agora! Quanto mais vivências a criança tiver, melhor será a sua coordenação motora, mais experiências com outras pessoas essa criança vai ter e com isso, melhor será a sua interação social.

Continuando o raciocínio da interação, na hora da brincadeira com outras crianças, quem você acha que vai se sentir mais envergonhado? Quem você acha que vai ser mais excluído? Quem você acha que vai ser mais zoado?

É importante frisar que em nenhum momento estamos normatizando o bullying, mas sim mostrando como isso pode ser fruto de um problema antigo, com consequências ainda maiores.

Espero que tenham gostado das informações e que continue acompanhando o Buscar Saúde. Compartilhe este artigo com os pais de crianças pequenas, e quem sabe você não mude a vida destes pequeninos!

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.

Deixe um comentário