Alongamento para coluna, como fazer alongamento em casa?

Escrito na categoria "Hábitos saudáveis" por Bruno Almeida.

Você sabe quais são os reais benefícios dos alongamentos? Aqui no Buscar Saúde já fizemos um artigo completo sobre este assunto, vale muito a pena ler também! Hoje vamos te ensinar como fazer alongamento para coluna em casa, são exercícios simples que você pode fazer praticamente em qualquer momento do dia.

Benefícios dos alongamentos

Atualmente o número de pessoas inativas fisicamente aumentou bastante, principalmente por causa da pandemia causada pelo coronavírus. Sabemos que o indicado é ficar em casa o maior tempo possível, mas isso não quer dizer que você não possa se exercitar, e os alongamentos são ótimas opções!

Os exercícios físicos são importantes para combater o estresse, depressão, ansiedade e muitos outros problemas graves. Portanto, adote hábitos saudáveis sempre que possível, visando melhorar a sua qualidade de vida.

Uma queixa muito comum de quem fica muito tempo sem se exercitar é a famosa dor nas costas! Você sabia que na maioria dos casos é possível combater este problema apenas com alongamentos? Pois é, além de trabalhar a flexibilidade, o alongamento também ajuda na redução da dor muscular.

Agora que já sabe de tudo isso, bora aprender 4 opções de alongamentos para a coluna, que vão incluir tanto alongamento para lombar, quanto alongamento para cervical.

Primeiro alongamento

Você deve ficar sentado ou ajoelhado, escolha a posição que te deixe mais confortável. Em seguida, coloque a sua mão direita sobre a cabeça e depois puxe a cabeça para o lado direito, assim como indica a imagem abaixo.

Alongamento para cervical

Opção de alongamento para coluna

Você deve se manter nesta posição por 30 segundos e depois é só repetir o mesmo exercício com a outra mão e puxando a cabeça para o outro ombro. Realize 10 repetições de cada lado, e se possível repita este alongamento duas vezes ao dia!

Segundo alongamento

Você deve ficar deitado com as costas voltadas para o chão. Em seguida basta flexionar o joelho direito e segurar a perna com as mãos, mantendo-a bem próxima do seu corpo, assim como mostra essa imagem na sequência.

Benefícios dos alongamentos, como fazer alongamento

Alongamento para coluna deitado no chão

Você deve se manter nesta posição por 30 segundos e depois é só repetir o mesmo exercício com o outro joelho flexionado e segurando a outra perna. Faça 10 repetições de cada lado, e se possível pratique este alongamento duas vezes ao dia!

Terceiro alongamento

Você deve se sentar sobre os joelhos flexionados, como se estive sentado literalmente em cima das pernas. Agora basta esticar os braços para frente, e aos poucos levar o rosto para baixo até que a testa encoste no chão, ou o mais próximo disso possível. Na imagem a seguir temos o posicionamento correto do corpo!

Como fazer alongamento em casa?

Alongamento para a coluna simples para fazer em casa!

Você deve se manter nesta posição por 30 segundos e depois elevar o corpo lentamente até a posição inicial sentada. Realize 10 repetições de cada lado, e se possível repita este alongamento duas vezes ao dia!

Quarto alongamento

Este é o mais difícil de todos, mas eu acredito que você pode fazê-lo também! Primeiro você deve se deitar com barriga voltada para baixo. Em seguida coloque as mãos à frente dos ombros e lentamente tente levantar as costas e a cabeça, esticando os braços.

Atenção! Para que este exercício tenha o real valor, você precisa focar a contração muscular nas coxas, mantendo-a em contato com o chão, assim como podemos ver na imagem abaixo.

Benefícios dos alongamentos, como fazer alongamento

Alongamento para a lombar

Você deve se manter nesta posição por 30 segundos se deitar lentamente até a posição inicial. Faça 10 repetições de cada lado, e se possível pratique este alongamento duas vezes ao dia!

Respeitar os limites

Quando o assunto é atividade física, sempre alertamos sobre a importância de respeitar os seus limites! O alongamento precisa ser benéfico, mas o exagero pode causar uma lesão articular muito grave!

As pessoas que possuem qualquer tipo de limitação ou já sofreram alguma lesão devem consultar o médico antes de realizar qualquer atividade física. Contar com a orientação de um Educador Físico é fundamental para evitar erros graves que podem prejudicar a sua saúde corporal.

Gostou das dicas? Ficou alguma dúvida? Deixei nos comentários que iremos responder! Aproveite para continuar lendo os outros artigos aqui do Buscar Saúde, pois temos muitas dicas para melhorar a sua qualidade de vida.

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.

Deixe um comentário