Plano de aula Educação Física! Controle de corpo no basquete

Em Plano de aula por Bruno Almeida

30Chegou o momento de te ajudar com dicas para a aula de Educação Física escolar! Quando os alunos estão mais motivados, fica mais fácil atingir os objetivos e principalmente, fica mais produtivo.

Talvez você não saiba, mas aqui no Buscar Saúde estamos fazendo uma série de artigos oferecendo opções de atividades para estimular o desenvolvimento motor dos alunos. Neste de hoje, preparamos um plano de aula de Educação Física com atividades voltadas para o controle de corpo no basquete.

Plano de aula Educação Física

A criação das atividades deste plano de aula levou em consideração as turmas do ensino médio. Porém, caso o professor ache viável, ele pode fazer pequenas adaptações para usar este plano também para o ensino fundamental.

Para criar essas atividades usamos apenas uma metodologia, que é o Conceito Recreativo do Jogo Esportivo. O objetivo geral desta aula é vivenciar os movimentos de controle de corpo do basquete.

Como fazer plano de aula?

Plano de aula de basquete!

Educação Física escolar: Espelho

Nesta primeira atividade a duração é de 8 minutos! O objetivo desta atividade é executar corridas com mudança de ritmo e direção.

Os alunos devem ficar dispostos de frente para o professor, que no início será o mestre. Toda vez que o professor realizar algum movimento, os alunos devem repetir tudo só que no sentido oposto.

Por exemplo, se o professor se deslocar para frente, naturalmente os alunos devem se deslocar para trás. Se o professor se deslocar para a direita, os alunos devem se deslocar para a esquerda.

Para enriquecer esta atividade que também pode servir como aquecimento, você pode formar duplas e cada hora um dos alunos será o mestre.

Educação Física escolar: Estafeta do deslocamento

Nesta segunda atividade a duração é de 10 minutos! O objetivo desta atividade também é executar os movimentos de mudança de direção e ritmo, mas neste caso haverá o ambiente de competição.

Os alunos devem ser divididos em dois grupos, formando duas filas indianas que devem ficar atrás de um cone, que servirá como ponto de partida para a atividade. Assim que o professor der o sinal, o primeiro aluno de cada fila terá que se deslocar lateralmente até o cone que estará na sua frente e a esquerda. Logo em seguida, deve se deslocar também lateralmente até o cone da sua direita, e depois voltar de costas até o cone de partida.

Ao retornar, ele deve bater na mão o próximo da fila que deve repetir a tarefa e assim sucessivamente.  Vence a equipe que completar todo o rodízio da atividade primeiro.

Educação Física escolar: Saltando

Nesta terceira atividade a duração é de 10 minutos! O objetivo desta é executar os movimentos de quedas em um e dois tempos.

Mantenha as mesmas equipes da atividade anterior. Na quadra serão distribuídos aros a uma distância de um metro um do outro. A disposição dos aros será bem parecida com uma amarelinha, ou seja, 1 aro, depois 2 aros, depois 1 aro e por aí vai.

Os alunos devem realizar o salto e queda deverá acontecer com os pés nos dois aros, quando tiver dois, justamente para vivenciar a queda em dois tempos. Em seguida, realizar o salto e a queda com os dois pés em um aro, neste caso vai vivenciar a queda em um tempo. No basquete isso é crucial para determinar quantos passos ele pode dar após essa queda.

Existem muitas atividades legais para trabalhar em uma aula de basquete! Se quiser conhecer outras dicas, assista este vídeo abaixo, vale muito a pena.

Curtiu as dicas deste artigo do Buscar Saúde? Continue acompanhando o nosso site, e convide outros professores para conhecer os nossos planos de aula. Que tal nos ajudar compartilhando este plano de aula nos seus grupos escolares?

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.

Deixe um comentário