O que é líquido seminal? Onde é produzido o líquido seminal? É verdade que o líquido seminal pode engravidar? Neste artigo o Buscar Saúde vai responder essas dúvidas, e explicar todos as características e a função do líquido seminal.

Líquido seminal, o que é?

Tendo uma coloração esbranquiçada, o líquido seminal é responsável por auxiliar no transporte dos espermatozoides, que são produzidos pelos testículos. O líquido seminal conta com um tipo de nutriente essencial para os espermatozoides. Isso é importante para manter os espermatozoides saudáveis e com muita energia.

A produção deste líquido seminal não acontece durante a infância, ou seja, ele só começa a ser produzido no período da adolescência dos meninos. A explicação para isso, é porque a produção desse líquido depende da elevada liberação de testosterona pelos testículos, algo que acontece a partir dos 15 anos.

Líquido seminal, o que é?

Saiba se líquido seminal pode engravidar ou não!

Líquido seminal engravida?

Muita gente quer saber, é possível engravidar com o líquido seminal? A resposta é simples! Teoricamente não é possível engravidar com este líquido, porque o líquido seminal por si só não deve conter espermatozoides.

Porém, durante a relação sexual as vezes o homem libera pequenos jatos de líquido seminal contendo alguns espermatozoides, e isso acontece por causa da pressão do sangue na região íntima.

Além disso pode ser que haja espermatozoides na uretra, e neste caso eles acabam sendo empurrados pelo líquido seminal, podendo chegar ao canal vaginal da mulher. Em ambos os casos citados, o risco de gravidez existe sim! Portando, a melhor maneira de afastar os riscos de gravidez indesejada é usando o preservativo e/ou a pílula anticoncepcional.

Líquido seminal passa doenças?

O risco existe e é altíssimo! O líquido seminal pode transmitir várias doenças sexualmente transmissíveis, assim como acontece com a maioria dos fluídos produzidos pelo corpo humano. AIDS, Gonorreia e Clamídia, estão entre as principais doenças que podem ser transmitidas pelo líquido seminal.

Sendo assim, novamente alertamos sobre os riscos de ter relações sexuais com parceiros que não se sabe o histórico de doenças. Muita gente acha que o preservativo é apenas para evitar gravidez, mas na verdade o principal objetivo é afastar os ricos de contrair alguma doença sexualmente transmissível.

Líquido seminal é liberado somente em relações sexuais?

Normalmente este líquido seminal é liberado durante a relação sexual, sendo conhecido como líquido lubrificante. Como falamos ao longo do artigo, a liberação deste líquido acontece pelo aumento da pressão na próstata.

Esta liberação é mais comum antes da ejaculação, mas existem casos onde os homens liberam o líquido seminal apenas junto da ejaculação, ou seja, junto dos espermatozoides no exato momento do orgasmo. Segundo os especialistas, isso é algo completamente normal.

Líquido seminal é igual líquido prostático?

Quando pesquisamos sobre o tema, uma das dúvidas mais comum era se o líquido seminal e líquido prostático eram a mesma coisa. A resposta é não, estes líquidos não são iguais! Caso você não saiba o fluído seminal é composto por dois líquidos, o que é produzido pela próstata, e também o que é produzido pelas glândulas seminais.

Uma curiosidade interessante é que pelo líquido seminal podemos analisar a saúde da próstata. Qualquer alteração como a presença de sangue por exemplo, pode indicar algum problema na próstata.

Se quiser aprender ainda mais sobre o assunto, o vídeo abaixo tem ótimas dicas e informações, vale a pena assistir!

Gostou das informações? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários que vamos responder! Compartilhe este artigo nas suas redes sociais, e nos ajude a divulgar essas dicas que podem ser cruciais na prevenção de várias doenças!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)