Como saber a hora certa de fazer o teste de gravidez? Neste artigo vamos explicar como avaliar os sintomas de gravidez e mostrar qual o momento certo de fazer o teste de gravidez de farmácia, que apesar de ser um teste muito simples, é muito eficiente e confiável!

Teste de gravidez

Muita gente tem dúvida sobre a confiabilidade daquele teste de gravidez caseiro que é comprado em farmácia, mas a informação que podemos passar é que se você fizer corretamente, o resultado é altamente confiável.

Teste de gravidez: Quando fazer?

Os testes de gravidez de farmácia são bem baratos e por isso, as pessoas acreditam que eles não são confiáveis! Na verdade, o erro é basicamente da pessoa que faz o teste, visto que se ele for feito antes do atraso menstrual, ele pode dar um resultado negativo que não está correto.

Este tipo de teste de gravidez mede a quantidade de hormônio beta HCG na urina, caso você não saiba, este hormônio só é produzido quando a mulher está grávida. Portanto, na maioria dos casos em que o resultado da errado, é porque ele foi feito muito cedo, ou seja, a quantidade de hormônio na urina ainda é insuficiente para ser detectada pelo teste.

Talvez você esteja se perguntando, então qual é o melhor dia para fazer o teste de gravidez? A resposta é bem simples! O teste de gravidez de farmácia pode ser feito já nos primeiros dias de atraso menstrual, mas se o resultado for negativo e a menstruação continuar atrasada, os especialistas indicam que um novo teste deve ser feito na semana seguinte.

Quais são os sintomas de gravidez?

Qual o dia certo para fazer o teste de gravidez?

Como fazer o teste de gravidez?

Como citamos, o teste é feito com a urina e os especialistas informam que o teste deve ser feito preferencialmente na urina da manhã, visto que a concentração de hormônios é maior logo nas primeiras horas do dia, favorecendo então um resultado mais preciso e confiável. Entretanto, o resultado também é confiável quando é realizado em outras horas do dia.

Para fazer o teste, basta urinar em um recipiente limpo e em seguida colocar a fita do teste em contato com a urina. O tempo de contato deve ser de acordo com o indicado pelo fabricante, pois pode variar de uma marca para outra. Após o tempo estipulado, você deve tirar o teste e esperar entre 2 e 5 minutos para ver o que os famosos risquinhos do teste de gravidez vão indicar.

Positivo ou negativo: Como saber?

Para saber o resultado é bem simples, se o teste mostrar 2 riscos, significa positivo, ou seja, o teste está confirmando a gravidez. Se o teste mostrar apenas 1 risco, significa negativo, ou seja, o teste está indicando que não há gravidez, e em casos de teste precoce, não foi possível detectar.

Se a menstruação continuar atrasada mesmo depois do segundo teste negativo, o mais indicado é marcar uma consulta com uma ginecologista. Na consulta você deve informar quando fez os testes e quando começou a perceber os sintomas de gravidez. Tudo isso é importante para diagnosticar a possível causa do problema, permitindo iniciar imediatamente o tratamento mais adequado.

Neste vídeo a seguir você pode conferir dicas importante sobre os testes de gravidez. Veja como agir em casa de suspeita de gravidez.

Teste de gravidez caseiro funciona?

Provavelmente você já deve ter ouvido falar de outros métodos caseiros que são usados como teste de gravidez. Dentre eles podemos citar o uso de agulha, água sanitária, pasta de dente, cloro e outros! Porém, nenhum destes métodos é cientificamente comprovado, então eles não são indicados e nem confiáveis.

Encerramos aqui estes interessante artigo e caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)