Se você sente dores nas costas ao respirar, tem respiração ofegante ou tem dificuldades para respirar, este artigo pode te ajudar a resolver esses problemas. Conheça alguns ótimos exercícios para respiração e com isso, respire melhor!

Quais os benefícios da respiração correta?

Quando a pessoa respira bem, ela consegue se acalmar melhor e ter um bom nível de relaxamento, além de ajudar na prevenção de diversos problemas de saúde como por exemplo, estresse, hipertensão e depressão.

Como respirar melhor?

Existem vários exercícios e técnicas de respiração que ajudam você a controlar a respiração de uma forma mais eficiente. Para isso é necessário compreender e respeitar o tempo de inspiração e expiração. Uma respiração adequada favorece a oxigenação do seu cérebro e assim todos os sistemas do corpo são beneficiados. Portanto, respirar corretamente faz bem para a saúde física e mental.

O grande problema é que poucas pessoas dão a devida importância à esse ato involuntário do corpo, e com o aumento do estresse e a correria do dia a dia, são diversos empecilhos que as pessoas podem usar para não focar nas mudanças necessárias para ter bons hábitos.

Exercício para respiração, como fazer?

Conheça os melhores exercícios para respirar melhor

Exercícios para respiração, como fazer?

Na sequência do artigo vamos apresentar 5 ótimos exercícios para respiração, e todos eles são bem simples e fáceis de executar.

Exercício para respiração: Sama Vritti

Esta técnica é muito usada para melhorar a qualidade do sono, tendo como principal objetivo acalmar o sistema nervoso, aumentando o foco e a concentração nas atividades que reduzem o estresse.

Vamos começar o exercício, primeiro você deve inspirar 4 vezes e expirar 4 vezes pelo nariz. À medida que for se adaptando ao processo, você pode passar para 8 inspirações e expirações. Este exercício pode ser feito em qualquer lugar, mas quanto mais calmo e aconchegante for, melhor será a adaptação e eficiência.

Exercícios para respiração: Respiração abdominal

Para realizar este exercício você deve colocar uma mão no peito e outra na barriga. Em seguida você deve respirar bem fundo pelo nariz até que o diafragma esteja bem inflado, criando um pequeno estiramento nos pulmões. Realize entre 6 e 10 respirações profundas e lentas para cada minuto, repita o processo por 10 minutos todos os dias. Esta técnica é muito boa para fazer antes de alguma situação que possa te causar qualquer tipo de estresse.

Exercícios para respiração: Relaxamento progressivo

Primeiro você deve fechar completamente os olhos e concentrar-se apenas em enrijecer e relaxar um grupo muscular especifico por 5 segundos. Você pode começar pelos pés, depois as pernas, glúteos, braços e etc. Foque sempre em uma respiração profunda e lenta e se não conseguir mantê-la pelo nariz, você pode inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Esta técnica pode ser feita em qualquer lugar, mas pode ter mais benefício em ambientes mais calmos e relaxantes.

Exercícios para respiração: respiração alternada pelas narinas

Este exercício é muito praticado na Ioga, tendo como principal objetivo trazer a calma e o equilíbrio corporal. Você deve estar em uma posição bem confortável e em seguida você deve tampar com o polegar esquerdo a narina esquerda e realizar uma inspiração bem profundamente e depois uma expiração bem lenta. Depois você deve repetir o processo tampando com o polegar direito a narina direita. Este exercício também é bem utilizado para trabalhar e estimular a concentração.

Exercícios para respiração: Respiração com intensidade alternada

Este exercício é ótimo para melhoria do funcionamento dos pulmões e das vias respiratórias. Você primeiro deve inspirar de forma longa e profunda e depois expirar de forma rápida e potente, focando sempre na musculatura inferior do abdômen. Repita o processo por 10 vezes e é bastante indicando logo na primeira hora após acordar!

Cuidados com os exercícios para respiração

Caso você ainda não tenha costume com exercício de respiração, o mais indicado é começar bem lento e com poucas repetições. À medida que for se sentindo mais confortável e cada vez mais concentrado, você pode ir evoluindo nas repetições. Para obter os benefícios citados é importante manter a regularidade, ou seja, não adianta fazer um dia e ficar vários sem fazer!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)