A rinite é um problema que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Neste artigo vamos explicar o que é rinite alérgica, quais as causas, tratamentos e sintomas de rinite. Saiba como prevenir e se recuperar desta doença que prejudica bastante a qualidade de vida da pessoa.

Rinite: O que é?

A rinite é caracterizada por uma inflamação ou disfunção da mucosa que reveste a cavidade do nariz e os seios da face. A rinite tem basicamente duas classificações, a aguda que é quando os sintomas duram entre 7 a 10 dias, e a crônica que é quando os sintomas persistem por mais de 3 meses.

Rinite: Quais os tipos?

Os tipos de rinite variam de acordo com a frequência do sintomas, intensidade dos sintomas, resposta aos tratamentos, e existência ou não de complicações relacionadas ao problema. Esses tipos de rinite estão sendo estudados há muitos anos, principalmente pela Academia Europeia de Alergia e Imunologia.

Sintomas de rinite alérgica

Saiba como prevenir a rinite e acabar com todos os causadores deste problema!

Rinite infecciosa

A rinite infecciosa é o tipo mais comum de rinite, sendo conhecida como resfriado. A rinite infecciosa é causada por bactérias ou vírus que geralmente são autolimitadas, ou seja, é uma doença que tem prazo limitado e determinado.

Rinite alérgica

O nariz tem a função de filtrar a maior parte das impurezas, umidificar e aquecer o ar que vai chegar aos pulmões. A rinite alérgica acontece por causa de uma reação imunológica do organismo às partículas estranhadas inaladas, que são chamadas de alérgenos.

Rinite não alérgica

Como falamos, a reação alérgica acontece quando o sistema imunológico combate excessivamente os alérgenos. Nos casos de rinite não alérgica, a pessoa sofre com muitos espirros, congestão e/ou corrimento nasal. Apesar dos sintomas serem bem parecidos, a rinite não alérgica não envolve o sistema imunológico.

Rinite mista

Como o seu próprio nome já sugere, a rinite mista acontece quando há mais de um agente causador, ou seja, a rinite mista pode ser provocava por vírus e bactérias simultaneamente.

Rinite: Quais as causas?

A principal causa da rinite é a exposição à microrganismos como por exemplo, bactérias, vírus ou alérgenos. A maior parte dos casos de rinite é decorrente dos ácaros da poeira, baratas, fungos, pelos, saliva e urina dos animais domésticos.

Sintomas de Rinite

Os sintomas da rinite tendem a piorar de acordo com a mudança brusca o clima, inalação de agentes irritantes como por exemplo, gás de cozinha, odores fortes, fumaça de cigarro, inalação de ar frio e seco. Os principais sintomas são:

  • Espirros
  • Coceira nasal intensa
  • Coriza clara e abundante
  • Obstrução nasal
  • Sangramento nasal
  • Coceira nos olhos
  • Lacrimejamento
  • Irritação na garganta

Tratamento de Rinite

Para definir qual o melhor tratamento, primeiro é preciso obter o diagnóstico preciso do problema, visto que as causas e condição são diferentes em cada tipo de rinite. Na maioria dos casos, o tratamento para rinite precisa ser apenas sintomático.

O tratamento a longo prazo possivelmente vai ser a base de uso adequado de medicamentos, além de uma higienização bem especifica na região afetada, justamente para combater e eliminar a maior parte dos fatores irritantes.

Saiba que somente um médico pode indicar qual é o remédio mais indicado para o seu caso. Portanto, jamais tome remédio para rinite sem prescrição médica porque isso pode ser extremamente perigoso para a sua saúde! Jamais interrompa o tratamento ou mude a dosagem sem consultar um médico antes.

Rinite tem cura?

Todos os casos de rinite aguda que são causados por circunstâncias irritantes ou hormonais podem ser curadas com o tratamento adequado. Porém, os casos crônicos de rinite alérgica ou não alérgica não tem cura! A boa notícia é que o tratamento correto pode controlar a doença e reduzir consideravelmente a frequência e intensidade dos sintomas.

Rinite: Como prevenir?

Segundos os especialistas, existe uma série de medidas preventivas que também fazem parte do tratamento da. Essas medidas são chamadas de Higiene Ambiental e são as seguintes:

  • Evitar ambientes fechados
  • Remover regularmente o lixo
  • Trocar as roupas de cama e cobertores regularmente
  • Evitar itens que acumulem poeira
  • Não fumar
  • Limpar o ar-condicionado
  • Manter o quarto ventilado e ensolarado.
  • Evitar o uso de travesseiro de pena

Prevenir o desenvolvimento da rinite é fundamental para evitar complicações. Siga corretamente as dicas que passamos e respeite sempre as orientações e indicações médicas. Caso tenha gostado compartilhe o artigo e nos ajude a divulgar estas importantes informações que trazemos aqui no Buscar Saúde.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)