Você já parou para pensar porque espirramos e qual a função do espirro? Neste artigo vamos falar o que pode causar o espirro, além de mostrar o que acontece em nosso organismo durante esta ação!

O nariz faz parte do sistema respiratório e uma das principais funções dele é ajudar na limpeza do ar que respiramos. Caso você não saiba, a maior parte das impurezas presentes no ar fica retida no muco, e essas impurezas são as principais responsáveis pela irritação que faz com que a gente espirre!

Espirro: O que é?

Então, podemos dizer que o espirro basicamente é uma forma de expulsar involuntariamente qualquer substância estranhadas das nossas vias respiratórias. Dentre estas impurezas, podemos citar a poeira, vírus, pelos de animais, ácaros e outros.

O que é espirro e qual a função?

Veja o que acontece com o corpo humano quando espirramos!

Espirro: Como acontece?

Ele acontece por causa da ação do nervo trigêmeo que tem a função de controle motor da nossa face. Portanto, sempre que ele identifica algum tipo de irritação, imediatamente envia um estímulo para o cérebro que irá enviar uma resposta motora para que os músculos das costas e do abdômen se contrair rapidamente, causando uma violenta saída de ar.

Juntamente com o ar, também será expelido um pouco de muco e muitos microrganismos que estão envolvidos na transmissão de diferentes doenças, como por exemplo a gripe.

Espirro: Causas comuns

Falamos até agora da irritação no nariz que é a causa mais comum do espirro, mas saiba que existem outras causas, que são:

  • Inalação de medicamentos
  • Inalação de drogas
  • Gripes
  • Resfriados
  • Inalação de ar muito frio
  • Alergias
  • Lesões no nariz
  • Inalação de cheiro muito forte

Espirro: Curiosidades

Talvez você não saiba, mas o seu espirro pode chegar à uma velocidade de aproximadamente 160km/h. Além da incrível velocidade, o alcance do espirro também chama muita atenção, porque o muco repleto de microrganismos pode ser lançado à incríveis 8 metros de distância!

No momento em que espirramos, podemos dizer que há o “reinício biológico”, ou seja, há uma renovação do ambiente por onde o ar vai passar. Isso favorece um novo clico respiratório muito mais eficiente e limpo!

Espirrar em sequência é normal? Saiba que é comum a pessoa dar dois ou três espirros em sequência, porque em muitos casos um único espirro não é suficiente para eliminar todas as substâncias que estão irritando.

Outra curiosidade bem interessante é que você não é capaz de espirrar de olhos abertos! Nem adianta tentar, porque por mais que você queira, isso é impossível, visto que parte da informação enviada ao cérebro para provocar o espirro, também induz ao fechamento dos olhos, sendo chamado pelos especialistas como reflexo involuntário.

Os especialistas alertam sobre os ricos de segurar ou sufocar um espirro. Portanto, mesmo que estiver em locais públicos onde o silêncio é prioridade como por exemplo, cinema, biblioteca ou igreja, o certo é espirrar sempre que der vontade!

Se a pessoa segurar ou abafar o espirro com grande intensidade, isso pode causar ferimentos ou até mesmo o rompimento de vasos sanguíneos nos olhos. Isso já é muito grave não é mesmo? E se eu te falar ao fazer isso você pode ter uma ruptura nos tímpanos! Sendo assim, espirre sem receio porque a sua saúde deve vir em primeiro lugar.

No Brasil é muito comum ouvir alguém dizendo “saúde” para outra pessoa que espirrou, você sabe onde surgiu isso? Segundo alguns estudos, este hábito surgiu por uma crença antiga que dizia que o espirro era um sinal de uma doença grave, então a pessoa dizia saúde para combater este mau presságio.

Espirro: Como prevenir?

Como falamos, existem vários causadores do espirro e muitos deles podem ser evitados com hábitos certos e alguns cuidados. Na sequência do artigo vamos mostrar algumas medidas preventivas, são elas:

  • Mantenha a boa higienização dos locais onde mora e trabalha
  • Utilize roupas de cama com tecidos antialérgicos
  • Utilize vestuários com tecidos antialérgicos
  • Higienize bem os ventiladores e filtros do ar condicionado

Neste vídeo que deixamos de indicação, você pode conferir mais dicas e informações sobre o espirro e a sua relação com a saúde, vale a pena conferir!

Caso o espirro seja muito constante, o mais indicado é buscar uma consulta médica para avaliar o seu caso e detectar o quanto antes as possíveis causas. Talvez o médico peça exames e indique medicamentos antialérgicos. Neste caso, siga todas as indicações para se livrar de vez do problema!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)