Nos dias quentes o uso de ventilador e ar condicionado aumenta bastante, sendo muito comum dormir com estes aparelhos ligados. Durante muito tempo ouvimos falar que dormir com ventilador ligado faz mal para a saúde, mas será que isso é verdade? Neste artigo vamos falar se existe algum risco em dormir com o ventilador ou ar condicionado ligado!

Caso você não saiba, o ar que respiramos é composto por oxigênio, nitrogênio e outros gases e partículas que constantemente são emitidos pela natureza em diversos processos industriais, combustão de motores e etc. Além disso, devemos citar as bactérias, fungos, germes e vírus que também circulam no meio ambiente.

Estes micro-organismos podem causar doenças ou alergias e em um ambiente fechado, a qualidade do ar pode ser muito pior e com isso, aumentam as chances de ter problemas de saúde, então o que fazer?

Dormir com adicionado ligado faz mal para a saúde?

Posso dormir com ventilador ou ar condicionado ligado?

Ar condicionado faz mal para a saúde?

De acordo com diversos médicos pneumologistas, para evitar problemas a primeira ação preventiva é trocar periodicamente o filtro de limpeza do ar condicionado porque quando este equipamento está sujo, além do aumento no gasto energético, o aparelho espalha muito mais micro-organismos no ambiente.

Outro fator que deve ser observado é quanto à umidade, visto que o ar condicionado diminui consideravelmente a umidade do ar, facilitando o ressecamento das vias aéreas. De acordo com os especialistas, nestas condições o funcionamento do aparelho respiratório piora bastante, por isso o mais recomendado é não permanecer muito tempo em lugares com ar condicionado ligado.

Sendo assim, o aumento nas doenças respiratórias nem é tanto pela baixa temperatura, mas sim pelo excesso de sujeira acumulada principalmente no aparelho de ar condicionado. De acordo com os pneumologistas, quando o ar condicionado está limpo e é usado apenas durante poucas horas, o seu uso é recomendado até para deixar o ambiente mais agradável porque ele está sempre renovando o ar.

Em contra partida, os ventiladores ou circulares de ar não fazem essa troca, ou seja, elas ficam apenas circulando aquele ar do ambiente. O ponto positivo é que o climatizador não resseca o ar porque ele conta com um compartimento de água, mas ele é muito ruim para as pessoas que sofrem de alergia à poeira. Por isso, antes de usar o ventilador, é recomendado que todo o ambiente esteja limpo, caso contrário, este aparelho irá jogar toda a poeira acumulada nos móveis para o ar e os alérgicos certamente irão sentir bastante incomodo.

Outra dúvida muito comum é se o ar condicionado e o ventilador são contra indicados para quem está gripado, e segundo os especialistas nenhum dos dois traz problema ou irá agravar a saúde da pessoa com gripe, a não ser que os aparelhos não estejam devidamente higienizados como já falamos.

Ventilador faz mal para a saúde?

Como foi dito, o ventilador não oferece grandes riscos a não ser para as pessoas alérgicas, então se o lugar estiver limpo, o uso do ventilador é totalmente liberado, mesmo durante a noite.

A conclusão é a seguinte, tanto ar condicionado, quanto ventilador podem ficar ligados durante a noite, mas a pessoa deve tomar os seguintes cuidados:

  • Manter tanto o ambiente quanto os equipamentos limpos
  • Não colocar o ar condicionado em temperaturas extremamente baixas
  • Jamais direcionar o vento diretamente para o seu corpo durante a noite

Neste vídeo abaixo você pode ver um debate muito interessante sobre o uso de ventilador e ar condicionado durante a noite.  Veja como os especialistas chamam a atenção para os riscos de não fazer a limpeza adequada, vale a pena conferir.

Esperamos ter sanado todas as dúvidas e principalmente ter orientado sobre os riscos e a forma correta de usar o ar condicionado e o ventilador. Entenda que o bem estar é o principal, então o ambiente mais fresco é mais agradável e irá te dar mais conforto, mas para isso não virar problema de saúde, siga as dicas passadas e cuide cada mais da sua saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

4 comentários para “Dormir com ventilador ou ar condicionado ligado faz mal para a saúde?”

  1. Cida Diniz

    Muito esclarecedor seu artigo. Obrigada!

    Responder
    • Bruno

      Fico feliz que as informações estão sendo de fácil entendimento! Obrigado por comentar sempre!

      Responder
  2. Maria

    Muito bom, eu tenho alergia e realmente, para quem sofre com alergia precisa levar essas recomendações a serio!

    Responder
    • Bruno

      Sem dúvidas, porque a alergia pode ser agravada nessas condições. Obrigado por comentar!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)