O espasmo muscular é algo muito comum e certamente você já passou por isso. Vamos explicar detalhadamente o que causa o espasmo nos olhos, além de mostrar as causas que faz o olho ficar piscando sozinho.

Espasmo nos olhos: O que é?

Como já falamos os movimentos involuntários nos olhos, que faz com a gente tenha a sensação de que a pálpebra esteja pulsando é algo comum! Este espasmo nos olhos acontece geralmente na pálpebra inferior, mas também pode acontecer na pálpebra superior.

Espasmos musculares: Quais as causas?

A primeira coisa que acontece é se preocupar com a forma de parar o espasmo nos olhos, mas ao invés de tomar o primeiro remédio que foi indicado na internet, as pessoas precisam saber o que pode estar causando isso. Essa orientação é importante porque em muitos casos, basta apenas evitar as situações causadoras para resolver o problema.

Espasmo muscular na pálpebra do olho, o que é?

Entenda porque as vezes o olho fica piscando sozinho!

Estresse causa espasmo muscular?

Este é um problema comum na sociedade visto que estamos em constante situação de estresse, mas o que poucos imaginam é que estes espasmos musculares podem ser causados pelo excesso de estresse.

Isso não é regra para todo mundo, já que o corpo humano reage de maneira diferente para um mesmo estimulo. Os casos em que o espasmo dos olhos tem ligação de estresse também está associado à alguns problemas de visão, principalmente a tensão ocular.

Cansaço causa espasmo muscular?

Quando estamos muito cansados ou ficamos muito tempo sem dormir, o espasmo na pálpebra do olho pode acontecer com mais frequência. Lembrando que nestas condições a tendência é que a gente fique mais estressado, ou seja, são duas possíveis causas juntas.

Tensão no olho causa espasmo muscular?

Falamos acima sobre a tensão do olho e uma das situações que causa este problema é a necessidade de usar ou mudar os óculos. Quanto mais esforço o olho faz, maiores são as chances de provocar espasmos da pálpebra.

As pessoas mais propensas a ter tensão no olho são aquelas que passam muitas horas na frente de computadores, tabletes, smartphone TV e etc. Para as pessoas que se enquadram neste grupo, a orientação é consultar um oftalmologista para definir a necessidade ou não de usar óculos de descanso.

Olho seco causa espasmo muscular?

Caso você não saiba, aproximadamente 40% dos idosos sofrem com o problema chamado olhos secos, que é algo muito comum devido ao envelhecimento. Porém, algumas pessoas também podem apresentar olhos secos durante a vida adulta, assim como mostra a lista abaixo:

  • Pessoas que usam computador excessivamente
  • Efeitos colaterais de medicamentos
  • Pessoas que usam lentes de contato
  • Pessoas que consomem muita cafeína
  • Pessoas que consomem muito álcool

Alergia causa espasmo muscular?

As pessoas que tem alergias oculares podem apresentar coceira, inchaço, lacrimejamento excessivo e é claro, os espasmos nas pálpebras dos olhos.

Lembre-se que os espasmos da pálpebra geralmente são situações comuns e momentâneas, mas raramente essa pulsação nos olhos é sinal de algo grave. Então, é importante observar a recorrência do problema.

Se você perceber que estes espasmos são cada vez mais frequentes e estão acompanhados com algum tipo de incomodo, a orientação é buscar uma ajuda médica especializada imediatamente.

Em casos bem raros estes espasmos da pálpebra são sinais de problemas graves neurológicos, então devem ser diagnosticadas e tratadas por um oftalmologista o mais rápido possível.

Neste vídeo abaixo você pode acompanhar o que os especialistas dizem sobre os espasmos nas pálpebras dos olhos, vale muito a pena conferir!

Encerramos este artigo e queremos te pedir sugestão de tema! O que você gostaria de ler aqui no Buscar Saúde, quem sabe a sua dúvida não seja tema do próximo artigo.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)