Recentemente fizemos um artigo completo aqui no Buscar Saúde falando sobre os tipos de lentes de óculos. Depois disso recebemos algumas dúvidas bem interessantes! Então, se está procurando dicas para escolher os seus óculos de grau, leia atentamente cada dica que vamos passar.

Qualidade das lentes de óculos

É muito comum ver as pessoas gastando horas e horas escolhendo a armação de óculos, mas será que essa atenção é a mesma para as lentes de óculos? Infelizmente a resposta é não! E por mais que a lente certa seja a parte mais importante dos óculos, as pessoas continuam pensando apenas no preço.

Um detalhe importante que você deve pensar, é que a qualidade das lentes para óculos é o ponto mais importante. Eu já fiquei sabendo de pessoas que compraram lentes de qualidade duvidosa para economizar dinheiro para gastar com uma armação de marca mais cara.

Nunca se esqueça que apesar de oferecer conforto e satisfação pela beleza estética, a armação não vai garantir a sua boa visão. Portanto, use as dicas que vamos passar para focar na escolha do tipo de lente de óculos certo para a sua necessidade.

Óculos de grau masculino e óculos de grau feminino

Dicas para escolher a lente para óculos de grau

Como escolher lentes para óculos de grau

Existem vários tipos de lentes de óculos, e a escolha dela vai depender da indicação do seu oftalmologista. Dependendo das suas necessidades visuais, os seus óculos devem ter lentes de visão única ou lentes de visão múltipla. Para facilitar o seu entendimento, vamos falar as características de cada uma na sequência.

Lentes Monofocal e Lentes Multifocais

A maior parte dos problemas de visão da população brasileira é resolvido com lentes de visão única. Apesar das lentes de óculos de grau com visão única serem indicadas para a maior parte das pessoas com estes problemas, mesmo assim você pode não se adaptar bem.

Sendo assim, caso você tenha dificuldades para enxergar intervalos próximos e longos, possivelmente vai precisar usar lentes bifocais ou até lentes multifocais, que permitem que você possa corrigir a sua visão tanto de perto quanto de longe!

É importante frisar que essas lentes são personalizadas para corrigir problemas de visão bem específicos, fornecendo vários benefícios. Como tem pessoas que não gostam daquela linha horizontal na lente, a melhor opção é usar lentes multifocais.

Tratamento das lentes de óculos

Talvez você não saiba, mas as lentes recebem revestimentos variados, tornando-a propícia para diversas situações! Óculos de sol feminino, óculos de sol masculino, óculos de grau masculino, óculos de grau feminino, não importa, todos estes óculos contam com algum tipo de tratamento na lente, e vamos explicar as diferenças agora!

Lentes de óculos Anti-reflexo

Este revestimento AR tem como objetivo eliminar o máximo possível do brilho das luzes e reflexos que chegam aos seus olhos. Este tipo de lente de óculos é o mais indicado para as pessoas que usam computadores, celulares e outros aparelhos eletrônicos muitas horas por dia.

Lentes de óculos Transitions ou Fotocromáticas

Essas são famosas! Estamos falando das lentes que mudam de cor de acordo com a quantidade de luz a que estão expostas. Portanto, as lentes transitions são aquelas que ficam escuras quando você está em um ambiente com muita incidência de raios UV e também luz solar direta.

Nos ambientes internos, as lentes ficam claras iguais as lentes convencionais. Sendo assim, essa é a melhor opção de lente para óculos de quem muda de ambiente interno para externo com bastante frequência. Uma curiosidade interessante, é que essas lentes são mais eficientes do que muitos óculos de sol que tem por aí.

Lentes de óculos Polarizadas

Este tratamento reduz os reflexos de água ou outros tipos de substâncias líquidas. Estas lentes polarizadas podem poupá-lo do perigo, principalmente quando está dirigindo ou andando de bicicleta.

Lentes de óculos Hidro-repelente

Você certamente já ouviu alguém reclamando de óculos na chuva e ambiente com vapor. Essas condições podem deixar manchas e/ou sujeira nas lentes, fazendo com que você tenha que limpá-las frequentemente. Esse tratamento hidro-repelente faz com que as gotas de água e sujeira tenham mais dificuldades para aderir às lentes.

Lentes de óculos Crizal

A lente Crizal oferece uma lente extremamente limpa e nítida por muito mais tempo! Além disso, este tipo de lentes para óculos tem uma durabilidade e resistência muito maior. Se não bastasse tudo isso, as lentes Crizal oferecem proteção contra as luzes nocivas aos olhos que estão presentes tanto em ambientes externos, quanto nos ambientes internos.

Lentes de óculos com Proteção UV

Talvez você nem imagine, mas a alta exposição à radiação UV está associada à diversos problemas de visão, tais como a catarata e a degeneração macular. Diversos estudos mostram como é importante proteger os seus olhos da radiação UV, e as lentes que recebem este tratamento podem ser aliadas, servindo como uma espécie de protetor solar dos olhos.

Lentes de óculos com Bloqueio de luz azul

Você passa muito tempo usando celular ou computador? Atualmente a maior parte da população deve responder sim, isso pode ser um risco grave para a saúde dos olhos. A luz azul é responsável por grande parte dos danos à nossa visão. As principais queixas relacionadas ao excesso de exposição a luz azul são:

  • Fadiga ocular
  • Incapacidade de manter o foco
  • Dor de cabeça
  • Desgaste da visão

Portanto, para proteger os seus olhos é necessário usar lentes com proteção de luz azul

Índice de refração das lentes de óculos

Este é outro ponto importante que influencia tanto na estética, quanto na eficiência. O índice de refração pode variar de acordo com o material que a lente é fabricada, e certamente vai influenciar no preço da lente.

Lente Padrão – Índice 1,5

Essas são lentes de visão única, sendo opções mais básicas e mais econômicas! Essas lentes são indicadas em prescrições com correção de:

  • SPH de +/- 2,25 ou inferior
  • CYL de +/- 1,50 ou menos

Lente fina – Índice 1,57

Essas são lentes mais finas e mais fortes! Essas lentes são indicadas em prescrições com correção de:

  • SPH entre +/- 5,00 e +/- 4,00
  • CYL de +/- 3,00 ou inferior

Índice 1,59 – Lente de Policarbonato

Essas são lentes mais duráveis ​​e mais resistentes contra impactos! Essas lentes já vêm com proteção contra raios UV, sendo a opção mais indicada para os óculos das crianças, ou para as pessoas que ficam muito tempo ao ar livre.

Espero que tenha gostado do artigo e das dicas! Se puder os ajudar, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e nos ajude a divulgar essas importantes informações. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, favor deixar nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)