Quais as principais doenças dos olhos? Causas e tratamento!

Escrito na categoria "Hábitos saudáveis" por Bruno.

Os problemas de vista e as doenças nos olhos podem ser situações simples de resolver, mas também existem casos em que há complicações graves e a pessoa pode perder a visão! A catarata que é uma das mais famosas, porém, existem várias doenças que afetam os olhos. Neste artigo vamos te mostrar quais são as doenças, além de apresentar as causas e os tratamentos para alergia ocular, catarata, astigmatismo e outras.

Doenças dos olhos – Conjuntivite

Quando o assunto é doença que afeta os olhos, a conjuntivite sem dúvidas é uma das doenças mais comuns. Ela é caracterizada pela inflamação da membra transparente que recobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra, o nome desta membra é conjuntiva e por isso esta doença recebe este nome.

A conjuntivite pode ser aguda ou crônica, sendo que a aguda é o tipo mais frequente. Ela provoca lacrimejo, ardor, sensibilidade à luz e dificuldade para abrir os olhos, podendo afetar um ou os dois olhos simultaneamente.

Se a doença não apresentar sinais de melhora, o médico deve ser consultado imediatamente, pois pode ser necessário usar colírios e pomadas com ações antibióticas ou anti-inflamatórias para combater a doença.

Aqui no Buscar Saúde já fizemos dois artigos falando exclusivamente da conjuntivite, se você quer aprender um pouco mais sobre esta doença, indicamos esta leitura complementar porque vale muito a pena!

Como tratar catarata e miopia!

Conheça quais são as principais doenças dos olhos!

Doenças dos olhos –  Alergia ocular

Está doença é causada por uma resposta do sistema imunológico a uma determinada substância alérgica. O tipo mais conhecido é justamente a conjuntivite alérgica de carácter sazonal, visto que aproximadamente 20% da população tem problemas alérgicos.

Doenças dos olhos – Estrabismo

Esta doença é caracterizada como um desvio ocular que acontece em caso de perda da correspondência retiniana normal, gerando uma a perda do alinhamento. Esta condição pode ser corrigida sem grandes complicações, mas os especialistas indicam que a correção seja feita o mais cedo possível, ou seja, ainda criança.

Doenças dos olhos – Astigmatismo

Este problema acontece quando a córnea sofre alguma alteração nos eixos da sua curvatura. Então, os objetos são focados em dois pontos diferentes da retina, fazendo com que a visão fique bastante desfocada. O Astigmatismo é um problema comum entre as pessoas míopes e hipermetropes.

Doenças dos olhos – Olho seco

Esta doença é caracterizada por uma condição anormal que interfere na lubrificação adequada da superfície do olho, podendo ser causada pela produção de pouco fluido lacrimal ou pela alteração da composição do filme lacrimal.

Doenças dos olhos – Blefarite

Esta doença é caracterizada pela inflamação das pálpebras, podendo apresentar características crônicas ou cíclicas. A Blefarite é mais comum entre as pessoas que tem caspa e pele oleosa. Segundo vários estudos realizados, certa de 55% das pessoas que buscam a consulta com um oftalmologista apresentam problemas das pálpebras.

Doenças dos olhos – Catarata

Esta doença é caracterizada pela opacidade parcial ou total do cristalino, que basicamente é a lente natural do globo ocular. A catarata faz com que a pessoa tenha baixa capacidade visual, além de visão desfocada e cores desvanecidas.

Este problema afeta aproximadamente 10% das pessoas com menos de 65 anos, mas ela é mais comum entre os idosos, chegando a afetar 60% das pessoas com mais de 85 anos.

Doenças dos olhos – Miopia

Esta doença causa um erro de refração que prejudica a capacidade visual à distância. Ela tem origem no globo ocular e pode ter três classificações: simples, média e patológica. A Miopia é um problema que afeta aproximadamente 20% da população!

E com isso encerramos este artigo muito interessante sobre os problemas que podem afetar a nossa visão. Com essas informações você deve buscar formas de prevenção e evitar fazer parte dos grupos de risco.

Ao menor sintoma de problema nos olhos, o médico deve ser procurado imediatamente, visto que muitos problemas podem ser tratados com mais eficiência se forem descobertos no início!

Sobre o autor

Autor Bruno

Bruno Morgado é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário