Os problemas de vista e as doenças nos olhos podem ser situações simples de resolver, mas também existem casos em que há complicações graves e a pessoa pode perder a visão! A catarata que é uma das mais famosas, porém, existem várias doenças que afetam os olhos. Neste artigo vamos te mostrar quais são as doenças, além de apresentar as causas e os tratamentos para alergia ocular, catarata, astigmatismo e outras.

Doenças dos olhos – Conjuntivite

Quando o assunto é doença que afeta os olhos, a conjuntivite sem dúvidas é uma das doenças mais comuns. Ela é caracterizada pela inflamação da membra transparente que recobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra, o nome desta membra é conjuntiva e por isso esta doença recebe este nome.

A conjuntivite pode ser aguda ou crônica, sendo que a aguda é o tipo mais frequente. Ela provoca lacrimejo, ardor, sensibilidade à luz e dificuldade para abrir os olhos, podendo afetar um ou os dois olhos simultaneamente.

  • Causas de Conjuntivite – A infecção pode ser causada por vírus, fungos, bactérias e parasitas. Nos casos de conjuntivite não infecciosa, a principal causa é alergia.
  • Tratamento para Conjuntivite – A conjuntivite é curada naturalmente à medida que o organismo vai combatendo a infecção, mas os especialistas indicam o uso de soro fisiológico para limpar os olhos, reduzindo os sintomas e desconforto.

Se a doença não apresentar sinais de melhora, o médico deve ser consultado imediatamente, pois pode ser necessário usar colírios e pomadas com ações antibióticas ou anti-inflamatórias para combater a doença.

Aqui no Buscar Saúde já fizemos dois artigos falando exclusivamente da conjuntivite, se você quer aprender um pouco mais sobre esta doença, indicamos esta leitura complementar porque vale muito a pena!

Como tratar catarata e miopia!

Conheça quais são as principais doenças dos olhos!

Doenças dos olhos –  Alergia ocular

Está doença é causada por uma resposta do sistema imunológico a uma determinada substância alérgica. O tipo mais conhecido é justamente a conjuntivite alérgica de carácter sazonal, visto que aproximadamente 20% da população tem problemas alérgicos.

  • Causas de Alergia ocular – Ela acontece quando o organismo é exposto a alérgenos, sendo que os tipos mais comuns são: fungos, pólen, ácaros, alimentos e pelos dos animais.
  • Tratamento para Alergia ocular –  A melhor forma é evitar as situações de risco, melhorando as condições do ambiente ao seu redor. Para tratar os sintomas, os médicos podem indicar o uso de colírios ou pomadas oftálmicas.

Doenças dos olhos – Estrabismo

Esta doença é caracterizada como um desvio ocular que acontece em caso de perda da correspondência retiniana normal, gerando uma a perda do alinhamento. Esta condição pode ser corrigida sem grandes complicações, mas os especialistas indicam que a correção seja feita o mais cedo possível, ou seja, ainda criança.

  • Causas de Estrabismo – Este problema pode ter causas congênitas ou adquiridas, sendo necessário uma avaliação mais detalhada para descobrir a causa.
  • Tratamento para Estrabismo – Os tratamentos podem ser: ótico, clínico ou cirúrgico. Os médicos informam que a pessoa deve iniciar a avaliação e exames logo após o surgimento dos primeiros sinais da doença.

Doenças dos olhos – Astigmatismo

Este problema acontece quando a córnea sofre alguma alteração nos eixos da sua curvatura. Então, os objetos são focados em dois pontos diferentes da retina, fazendo com que a visão fique bastante desfocada. O Astigmatismo é um problema comum entre as pessoas míopes e hipermetropes.

  • Causas do Astigmatismo – A principal causa está associada com fatores genéticos, surgindo logo após o nascimento ou depois de algum trauma ocular.
  • Tratamento para Astigmatismo – Este problema é corrigido com uso de óculos que possuem lentes cilíndricas ou lentes de contato. Sendo que em alguns casos, é necessário um procedimento cirúrgico.

Doenças dos olhos – Olho seco

Esta doença é caracterizada por uma condição anormal que interfere na lubrificação adequada da superfície do olho, podendo ser causada pela produção de pouco fluido lacrimal ou pela alteração da composição do filme lacrimal.

  • Causas do Olho seco – Uma causa comum é o uso de lentes de contato, mas este problema também pode ser causado pelo excesso de exposição a ambientes com ar condicionado, locais com muito vento, permanência por longos períodos em locais de grande altitude, uso incorreto de cosméticos, excesso de consumo de cigarro e pela poluição do ar.
  • Tratamento para Olho seco – O tratamento é fundamental para o bem-estar da pessoa, mas principalmente para evitar lesões na córnea. Geralmente os médicos indicam o uso de colírios específicos que funcionam como lágrimas artificiais. Para os casos mais graves, pode haver a necessidade de oclusão da drenagem da lágrima, fazendo com que o olho fique mais lubrificado por mais tempo.

Doenças dos olhos – Blefarite

Esta doença é caracterizada pela inflamação das pálpebras, podendo apresentar características crônicas ou cíclicas. A Blefarite é mais comum entre as pessoas que tem caspa e pele oleosa. Segundo vários estudos realizados, certa de 55% das pessoas que buscam a consulta com um oftalmologista apresentam problemas das pálpebras.

  • Causas da Blefarite – Ela pode ser infeciosa quando é causada por parasitas, vírus ou bactérias. E não infeciosa, quando está relacionada com seborreia, alergias e outras causas tóxicas.
  • Tratamento para Blefarite – A higienização completa e adequada do olho é fundamental para evitar este problema! Portanto, é importante limpar corretamente a pálpebra e em alguns casos, o médico pode indicar o uso de pomada antibiótica e lágrimas artificiais.

Doenças dos olhos – Catarata

Esta doença é caracterizada pela opacidade parcial ou total do cristalino, que basicamente é a lente natural do globo ocular. A catarata faz com que a pessoa tenha baixa capacidade visual, além de visão desfocada e cores desvanecidas.

Este problema afeta aproximadamente 10% das pessoas com menos de 65 anos, mas ela é mais comum entre os idosos, chegando a afetar 60% das pessoas com mais de 85 anos.

  • Causas da Catarata – Sem dúvidas, a causa mais comum é o envelhecimento, mas a catarata pode ser ter relação com fatores hereditários, problemas metabólicos, traumas e problemas congênitos.
  • Tratamento para Catarata – O tratamento é com uma cirurgia bem simples que tem como objetivo a remoção do cristalino. Depois disso, acontece a substituição por uma lente intraocular que em grande parte dos casos, permite uma recuperação bem considerável da capacidade visual.

Doenças dos olhos – Miopia

Esta doença causa um erro de refração que prejudica a capacidade visual à distância. Ela tem origem no globo ocular e pode ter três classificações: simples, média e patológica. A Miopia é um problema que afeta aproximadamente 20% da população!

  • Causas da Miopia –  Fatores hereditários são as principais causas, mas estudos recentes apontam que a Miopia pode se desenvolver com mais facilidade em pessoas que fazem uso excessivo de celulares e computadores.
  • Tratamento – A principal forma de correção da Miopia é com cirurgia a laser! Entretanto, muitos casos conseguem ser corrigidos apenas com o uso de óculos que possuem lentes negativas e/ou lentes de contato.

E com isso encerramos este artigo muito interessante sobre os problemas que podem afetar a nossa visão. Com essas informações você deve buscar formas de prevenção e evitar fazer parte dos grupos de risco.

Ao menor sintoma de problema nos olhos, o médico deve ser procurado imediatamente, visto que muitos problemas podem ser tratados com mais eficiência se forem descobertos no início!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)