Chegou o momento de comprar os seus óculos de grau, e agora? Como escolher a armação de óculos? Como escolher os óculos de sol? Qual a diferença entre óculos de grau feminino e óculos de grau masculino? Vamos te dar dicas importantes para saber como escolher a lente de óculos!

Tipos de lentes de óculos

A primeira coisa que você precisa saber é que existem basicamente dois tipos de óculos, aqueles com lentes monofocais e lente multifocais! Geralmente os monofocais corrigem somente um tipo de grau, e os multifocais conseguem focalizar em objetos com distâncias variadas.

Se fosse apenas entre estes dois tipos, o problema da escolha da lente dos óculos era fácil de resolver! Entretanto, além destes tipos básicos, também existem diversos tipos de tratamento das lentes para óculos de grau, seja óculos de sol ou não.

Como escolher óculos de grau e óculos de sol?

Dicas para te ajudar como escolher a lente de óculos!

Materiais das lentes de óculos

Os materiais mais usados normalmente são a resina e o policarbonato, sendo que a principal diferença entre os dois é o índice de refração, que nada mais é do que a capacidade de desviar os raios luminosos.

Lentes de policarbonato

Este tipo de lentes de óculos é leve e bem resistente, principalmente quando recebem tratamentos anti-risco. Normalmente o seu índice de refração é 1.59, sendo as lentes mais indicadas para pacientes com até 4 graus de miopia e hipermetropia, e até 2 graus de astigmatismo.

Lentes de resina

Este tipo de lentes de óculos é uma opção melhor para as pessoas que possuem problemas com graus mais elevados, porque são lentes que têm índices de refração variando entre 1,67 a 1,76. Com isso, mesmo sendo lentes de alto índice para pacientes acima de 4 graus, os óculos masculinos e os óculos femininos ficam bem leves.

Tratamentos das lentes

Além do material de fabricação das lentes dos óculos, ainda existem os tipos de tratamentos que estas lentes recebem. Todos estes aspectos são importantes para oferecer o melhor conforto para a visão, mas sempre mantendo a durabilidade dos óculos.

Lentes de óculos: Anti-reflexo

Como o próprio nome já sugere, as lentes anti-reflexo refletem boa parte da luz que chega até elas. Estes tratamentos melhoram a estética dos óculos e também a qualidade da visão. Como pontos negativos das lentes anti-reflexo podemos citar o preço mais caro, as lentes sujam com mais facilidade e a durabilidade das lentes é menor.

Lentes de óculos: Anti-risco

As lentes que recebem este tratamento anti-risco possuem uma camada de quartzo, que é aplicada na superfície da lente. Portanto, são lentes bem mais resistência contra arranhões e impacto, e é claro que isso implica em um preço um pouco mais caro que as lentes convencionais.

Lentes de óculos: Filtro para luz UV

Caso você não saiba, todas as lentes oftálmicas de boa qualidade possuem um filtro que bloqueia entre 95 e 100% dos raios ultravioleta. É exatamente isso que você leu, até mesmo as lentes claras possuem este filtro para luz UV.

Lentes de óculos: Filtro para luz azul

Vários estudos recentes mostram que a luz azul artificial pode causar danos à visão, além de prejudicar a qualidade do sono. Inclusive já falamos sobre a luz atrapalhar o sono em outro artigo aqui no Buscar Saúde, vale a pena ler!

Para quem não sabe, esta luz azul está presente nos computadores e celulares. Então, se trabalha com estes dispositivos eletrônicos constantemente, você deve escolher óculos com lentes que possuem filtro para luz azul.

Lentes de óculos: Fotossensível

Dentre os vários tipos de lentes de óculos, essa sem dúvidas é a que chamou mais atenção quando foi lançada! Inclusive, ela foi uma ótima opção para quem buscava opções de óculos de sol feminino e óculos de sol masculino. Eu estou falando daquelas lentes de óculos que escurecem no sol, elas recebem o nome de lentes fotossensíveis!

Estas lentes têm pigmentos que são ativados pelos raios ultravioleta, sendo a melhor opção para as pessoas que precisam usar óculos ao ar livre. Uma curiosidade interessante é que as lentes não escurecem dentro do carro, porque o vidro do carro bloqueia a maior parte dos raios UV.

Lentes de óculos: Anti-embaçante

O tratamento aplicado neste tipo de lente de óculos visa controlar a quantidade de umidade que fica condensada na superfície das lentes, e isso é importante para evitar que os óculos fiquem embaçados!  Os óculos deste tipo são indicados para quem trabalha em ambientes com muita variação de temperatura como por exemplo, em câmaras frias.

Lentes de óculos: Anti-engordurante

Quando existe resíduos de gordura nas lentes, isso pode causar manchas e deixar as lentes embaçadas! O tratamento que estas lentes recebem, é como se fosse uma película especial que diminui a aderência da sujeira às lentes.

Lentes de óculos corrige quais problemas?

As lentes de óculos simples conseguem corrigir os seguintes problemas de visão listados abaixo:

  • Miopia isolada
  • Presbiopia isolada
  • Hipermetropia isolada
  • Miopia + astigmatismo
  • Hipermetropia + astigmatismo

Lentes de óculos regressivas

As lentes bifocais e multifocais podem não ser as melhores opções para as pessoas que tem presbiopia e trabalha o dia todo no computador. Para estes casos, as mais indicadas são as lentes regressivas, porque contam com uma ampla área de visão intermediária.

Se quiser continuar aprendendo sobre os óculos e os tipos de lentes, assista este vídeo de sugestão que deixamos abaixo. Você pode tirar alguma dúvida que possa ter ficado lendo o artigo!

Espero que tenha aprendido como escolher as lentes de óculos. Para nos ajudar, compartilhe este artigo nas suas redes sociais, comentando o que achou das dicas!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)