Diversas pessoas têm dificuldades para dormir na hora certa e com isso, acordar cedo se torna uma tarefa extremamente torturadora. Apesar de muita gente imaginar que o cansaço ao acordar está diretamente relacionado à hora que foi dormir, este não é o único fator! Neste artigo vamos mostrar as atitudes que precisa ter para conseguir dormir bem e acordar bem-disposto pela manhã.

Acordar cedo, o que fazer?

Não é todo mundo que consegue acordar cedo, mas saiba que é possível estimular o seu corpo para que essa tarefa não seja tão horrível. Quando a pessoa muda as atitudes em prol de uma ótima noite de sono, naturalmente acorda mais descansada e o dia costuma render bem mais.

Como acostumar acordar cedo?

As melhores dicas para quem precisa acordar cedo e bem disposto!

Reunimos as dicas que os especialistas em neurologia tratam como fundamentais para quem quer acordar cedo e bem-disposto.

Horário regular para dormir

Quando a pessoa cria um horário para dormir, o corpo naturalmente se adapta ao horário e com isso, fica mais fácil pegar no sono ao deitar. A falta de regularidade neste horário para deitar faz com que o demoremos a pegar no sono.

Quanto mais tempo permanecemos deitados sem conseguir dormir, mais o sono será afetado. Se você é uma pessoa que precisa acordar cedo, os especialistas indicam que é fundamental criar um horário para dormir, caso contrário a saúde vai ser muito prejudicada se continuar dormindo pouco e acordando cedo.

Tomar sol pela manhã

Aqui no Buscar Saúde já falamos sobre a importância de tomar sol para o corpo conseguir Vitamina D e quanto a falta deste hábito pode prejudicar a vida de uma pessoa. Além disso, o sol é importante para regular o nosso funcionamento biológico.

Estudos já mostraram que as pessoas que tomam sol pela manhã, tem mais sono durante à noite. Em contrapartida, quem toma sol no fim da tarde faz com que o sono demore a chegar.

Evite se exercitar à noite

Outro artigo bem interessante aqui no Buscar Saúde é sobre os hábitos que prejudicam o sono! Nele falamos que se o exercício for realizado próximo ao horário de deitar, o efeito é a estimulação do sistema nervoso central, interferindo na chegada do sono.

Sendo assim, a melhor opção é se exercitar pela manhã ou no final da tarde, evitando os horários de sol intenso. Se o único horário que tem para se exercitar é durante à noite, a indicação é que tenha um intervalo de pelo menos 2 horas entre o fim do exercício e a hora de dormir.

Evite consumo de cafeína

Quando a pessoa consome cafeína no final da tarde e/ou durante a noite, ela fica mais alerta e o sono demora a chegar. Você certamente já ouviu alguém falando que tomou uma garrafa de café para se manter acordado quando precisava estudar ou finalizar alguma tarefa para o trabalho não é mesmo?

Isso acontece porque a cafeína inibe uma proteína que é chamada de adenosina, ela tem a função de nos ajudar a sentir sono. Os especialistas indicam que depois do fim da tarde, a pessoa deve evitar o consumo de café, chá preto ou demais alimentos ricos em cafeína!

Diminuir as luzes

Este é outro fator que prejudica a qualidade do sono. Quando existe muita luz no ambiente, o corpo produz menos melatonina que é o hormônio relacionado à sensação de sono. Então, é fundamental reduzir as luzes do quarto quando estiver perto da hora de deitar para dormir.

É importante compreender que quando falamos em luzes, também inclui a televisão, computar e celular. A luminosidade da tela destes eletrônicos também é um inibidor de melatonina.

No caso dos eletrônicos, o sono é ainda mais afetado porque o cérebro fica em constante funcionamento processando as informações visuais e auditivas que são recebidas. Portanto, na hora de dormir é recomendado desligar todos os eletrônicos!

Tomar banho morno

Durante muito tempo as pessoas acreditaram que o banho à noite ajudava a afastar o sono, mas é justamente ao contrário! Primeiro é importante compreender que a temperatura da água é determinante para responder essa dúvida, os banhos frios fazem o corpo despertar, porém, os banhos com água morna fazem com que a temperatura corporal diminua gradualmente, favorecendo a chegada do sono!

Neste vídeo você pode ver a opinião e orientação de uma nutricionista sobre o consumo de cafeína e como ela pode interferir na sua noite de sono, vale a pena conferir!

Você gostou deste tema? Ficou alguma dúvida ou tem uma sugestão? Deixe nos comentários porque assim podemos melhorar ainda mais a qualidade das informações que trazemos para vocês!

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2 comentários para “Dicas para dormir bem e acordar bem disposto!”

  1. Josoé Moret

    Muito bom!

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    • Bruno

      Obrigado pelo elogio, espero que continue visitando o site! Buscar Saúde.

      Responder

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