Qual a melhor cadeira de escritório? Existe cadeira ideal para postura? Qual a melhor cadeira ergonômica para escritório? Saiba como escolher uma cadeira de escritório olhando o custo e benefício, mas não esquecendo do conforto e das condições ergonômicas.

A cadeira que usamos para trabalhar deve ser perfeita em termos de ergonomia e infelizmente isso é a última coisa que a pessoa analisa da hora de escolher a cadeira. Mesmo com toda a exigência das pessoas na hora de comprar a cadeira, elas observam apenas valores financeiros e estéticos, esquecendo do principal aspecto, afinal é a condição ergonômica ideal que vai permitir uma postura adequada e uma proteção e prevenção de problemas futuros.

Como escolher cadeira de escritório?

Dicas importantes para te ajudar na escolha da cadeira de escritória ideal para a postura!

Como escolher uma cadeira de escritório?

Existem muitos tipos de cadeiras, várias cores, modelos e como saber qual deve escolher? Na sequência deste artigo, vamos te apresentar os 6 principais aspectos a serem observados na hora de escolher a cadeira de escritório ideal. Leia atentamente e observe como vários aspectos se interligam e se completam.

Características do usuário

Antes de qualquer coisa, você precisa avaliar o perfil do usuário desta cadeira. Existem modelos específicos para gerentes, atendente de telemarketing, diretores e etc. Esta variedade de funções exige características distintas das cadeiras, ou seja, possivelmente uma cadeira de gerente não será a mais adequada para o atendente de telemarketing.

Ambiente de trabalho

Outro aspecto importante é sempre que possível optar por cadeiras giratórias, mas além disso, é necessário observar se os rodízios desta cadeira são os adequados para o tipo de piso do ambiente em que ela será usada. Se você não sabe, os rodízios com banda de rolagem em PU, são os mais indicados para os pisos frios, cerâmicos ou de madeira. Para as salas com carpete ou tapete, o mais indicado são os rodízios em nylon, que facilitam um deslocamento melhor da cadeira.

Regulagens

Este ponto diferencia bastante as cadeiras! Existe uma enorme variação dos tipos de regulagens e a primeira regulagem a ser observada é a do componente que faz a inclinação do encosto da cadeira. As cadeiras do tipo diretor ou presidente geralmente contam com mecanismo Relax que deixam o movimento mais suave ou mais firme, dependendo do peso da pessoa.

Os apoios para os braços também precisam ter sistema de regulagem de altura, visto que o usuário pode precisar variar as necessidades ergonômicas. As cadeiras que possuem regulagem de afastamento lateral, longitudinal e até mesmo rotacional são as mais completas quando falamos em padrão ergonômico.

Ergonomia

Chegamos ao ponto principal na hora de escolher a cadeira! Talvez você esteja se perguntando, o que é ergonomia? Quando falamos de condições ergonômicas ideais, estamos falando de regulagens que permitam a perfeita posição de braços, pernas e coluna durante o momento em que você estiver sentado.

Resumidamente, os joelhos devem formar ângulos de 90 graus com a cintura, os pés precisam estar totalmente apoiados no chão. Os antebraços devem ficar apoiados nos braços da cadeira de maneira que facilite a digitação sem que os punhos fiquem tensos e a coluna deve estar sempre ereta e confortável.

Qualidade do produto

Esta parte requer uma atenção especial assim como acontece quando vamos comprar qualquer outro produto. Existem cadeiras lindas quando falamos do lado estético, mas quando observamos a qualidade do produto, elas são péssimas e isso pode se tornar uma dor de cabeça futura. Sendo assim, nunca se deixe levar apenas pela aparência! Observe a robustez dos componentes, o peso e a espessura das chapas de metais utilizadas.

Sente-se, experimente todas as regulagens, faça uma pequena força para testar a resistência do encosto da cadeira. Também é importante observar a qualidade das espumas e estofados destas cadeiras. Faça uma pressão com a ponta do dedo na espuma e observe o quanto a espuma volta ao normal. Isso é importante para definir a qualidade da mesma.

Preço

Claro que este também seria um dos pontos importantes! Quando falamos no lado financeiro, o principal erro é escolher a cadeira de escritório pensando apenas na opção mais barata. Por mais que essas cadeiras baratas pareçam confiáveis, na maioria das vezes elas não oferecem o conforto e a durabilidade adequada, podendo quebrar rapidamente e causar transtornos e prejuízos. Em contra partida, a cadeira de boa qualidade vai durar muito mais e garantir o conforto e segurança ergonômica adequada aos seus usuários.

Quando a cadeira não for comprada por quem irá usá-la é indispensável que este futuro usuário teste-a na loja. Ele deve sentar-se na cadeira e efetuar todas as observações e testes que foram citadas neste artigo. Tire todas as suas dúvidas sobre o modelo mais desejado e caso você não fique satisfeito com as respostas do vendedor, não compre e busque uma opção melhor.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)