Cafeína em excesso faz mal para a saúde? Quem gosta de muito café está sofrendo algum risco? Qual a quantidade máxima de café que podemos tomar? Neste artigo vamos ajudar você que veio Buscar Saúde respondendo essas dúvidas, além de mostrar muitas informações importantes relacionadas ao hábito de tomar café.

Café demais faz mal?

Várias matérias vêm mostrando que o consumo excessivo de café pode ser muito prejudicial para a saúde. Em um estudo realizado por investigadores da Universidade da Austrália, o resultado mostrou que o consumo excessivo de café pode resultar em um aumento no risco de ter problemas cardíacos de aproximadamente 22%.

Os pesquisadores informaram que apenas 6 xícaras de café diárias já são suficientes para causar este aumento no risco. É importante frisar que no estudo não ficou bem claro qual seria a quantidade exata de cafeína presente nestas 6 xícaras de café, mas o número já serve como referência para quem costuma beber mais que essa quantidade!

Cafeína faz mal para a saúde?

Saiba a quantidade de café que pode tomar por dia!

No estudo foram observados 347.077 participantes com idades que variavam entre 37 e 73 anos, ou seja, era uma amostra bem grande. Um dos pontos mais observados pelos pesquisadores foi o CYP1A2, que é o gene metabolizador de cafeína.

Foi assim que chegaram à conclusão de que o número superior à 6 xícaras de café por dia já seria prejudicial. Portanto, se você tem o hábito constante de ingerir café durante o dia, saiba que o consumo excessivo de café pode afetar a saúde do coração!

A equipe dos pesquisadores notou que a partir da sexta xícara de café, os números da pressão arterial ficavam mais elevados, podendo ser fatores que favorecem os casos de hipertensão é consequentemente, diversos problemas cardiovasculares. Os pesquisadores informam que não é certeza que a pessoa sofra qualquer tipo de problema, mas os estudos mostram que a chance é aumenta.

Os mesmos estudos mostraram que existem pessoas que possuem o gene CYP1A2 mais eficiente, ou seja, ele consegue processar a cafeína muito mais rapidamente! Então, esta pode ser a resposta para os casos de pessoas que abusam no consumo de café, mas nunca sofreram qualquer tipo de problema cardíaco.

Se quiser saber mais sobre assunto, deixamos abaixo um vídeo como sugestão, e nele é possível conferir ainda mais informações e alertas sobre o consumo excessivo de cafeína, vale muito a pena assistir!

Como sempre frisamos aqui no site, o excesso sempre é prejudicial, seja de bebida, alimento ou até mesmo exercício físico. O certo é sempre buscar o equilíbrio e os nossos artigos tem como objetivo principal instruir as pessoas sobre este equilíbrio e como fugir das falsas promessas.

Se tiver gostado do artigo compartilhe com seus amigos e familiares. Caso tenha ficado dúvidas ou sugestão, favor deixar nos comentários porque nós iremos responder com todo prazer.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)