Como deixar a aula de Educação Física divertida e eficiente? Como fazer um bom plano de aula? Dicas de atividades para a aula de educação física escolar. Neste artigo vamos mostrar sugestões para um plano de aula de handebol, com atividades lúdicas voltadas para os movimentos de defesa!

Plano de aula Educação Física

Para este plano de aula as atividades foram baseadas em turmas do ensino médio! Porém, o professor pode fazer pequenas mudanças e usá-lo para o ensino fundamental. A decisão de adaptar a dificuldade e as regras das atividades ou não, cabe ao professor que conhece bem as capacidades e limitações das suas turmas.

Nas atividades deste plano de aula usamos apenas duas metodologias. A primeira é o Conceito Recreativo do Jogo Esportivo, e a segunda é o Método Global. O objetivo geral desta aula é vivenciar os movimentos defensivos do handebol.

Como fazer plano de aula?

Atividades divertidas para uma Aula de Educação Física de Handebol

Handebol: Pega-pega Gavião

A primeira atividade tem duração de 12 minutos! Nesta atividade os alunos vão vivenciar a movimentação defensiva do handebol através do método recreativo.

Os alunos estarão dispostos em fila e o professor deverá escolher um estudante para ser o atacante (gavião), que se posicionará de frente para a fila. Os estudantes em fila serão os defensores, e tem o objetivo de impedir que o atacante pegue o último estudante da fila.

O primeiro estudante da fila deverá conduzir os demais companheiros, de acordo com a movimentação do atacante, sempre mantendo uma fila. Ao ser pego, invertem-se as posições: O atacante passa a ser o primeiro da fila, e o último da fila passa a ser o atacante.

Variação com bola: O atacante estará de posse de uma bola e deverá driblá-la ao se movimentar. O contato da bola deverá ser feito com o último estudante da fila, a fim de queimá-lo. Caso o primeiro da fila intercepte o arremesso ou roube a bola, inverte-se as posições.

Variação com duas filas e dois atacantes: Cada fila se divide em duas, ou seja, adiciona também outro atacante.

Handebol: Jogo

A segunda atividade tem duração de 18 minutos! Nesta atividade os alunos vão vivenciar a movimentação defensiva do handebol através do método global, possibilitando a cobertura defensiva.

Os estudantes serão divididos em duas equipes e será realizado o jogo, seguindo algumas regras básicas do handebol. Ao longo da atividade o professor irá interromper o jogo e reunir os estudantes, citando os tipos de defesa e os sistemas de defesa mais utilizados, e pedirá que os alunos executem ao longo do jogo.

Neste tipo de atividade pode ser estimulado o posicionamento correto dos jogadores de defesa. Também será facilmente visualizado na prática a diferença entre os esquemas de marcação.

Os objetivos da aula serão atingidos se os estudantes se empenharem na execução das atividades, e conseguirem responder de forma satisfatória as mudanças de regras e diferença das atividades!

Se quiser explorar ainda mais os benefícios do Handebol na sua aula de Educação Física escolar, no vídeo abaixo você pode conferir dicas de atividades para fundamentos. Essas atividades podem te ajudar a criar o seu próximo plano de aula de handebol.

Caso tenha curtido o artigo, envie para outros professores e vamos compartilhar essas dicas que podem deixar as aulas de Educação Física cada vez mais divertida. Qualquer crítica ou sugestão é bem-vinda, iremos responder com maior prazer.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)