Plano de aula Educação Física! Marcha atlética

Escrito na categoria "Plano de aula" por Bruno Almeida.

Que tal deixar a Educação Física escolar mais divertida? Para ajudar nesta missão, aqui no Buscar Saúde tem vários artigos oferecendo atividades voltadas para o desenvolvimento motor dos alunos. No artigo de hoje a gente preparou um plano de aula de Educação Física escolar com atividades visando trabalhar a marcha atlética, uma das mais famosas modalidades do atletismo.

Plano de aula Educação Física

As atividades deste plano de aula foram criadas baseadas em alunos do ensino fundamental, mas o professor pode adaptar o plano para deixá-lo utilizável em uma aula do ensino médio. Porém, sempre frisamos que esta definição fica por conta dos professores, pois eles conhecem melhor a capacidade de cada turma!

Para montar as atividades deste plano usamos apenas uma metodologia, que é o Conceito Recreativo do Jogo Esportivo. O objetivo geral desta aula é vivenciar os movimentos básicos da marcha atlética.

Educação Física escolar: Siga o mestre

Nesta primeira atividade a duração é de 8 minutos! O objetivo desta atividade é executar os movimentos da marcha atlética de forma lúdica.

O professor deve eleger um aluno para ser o “mestre” e este aluno será responsável por ditar o ritmo das passadas. Os demais alunos deverão segui-lo e no decorrer da atividade o professor vai elegendo novos “mestres”.

É importante frisar que durante as passadas, os alunos sempre devem manter o contato com o solo com pelo menos um dos pés. Caso você não saiba, na marcha atlética se isso não for mantido o participante é eliminado!

Educação física escolar

Atividades para trabalhar a marcha atlética na aula de Educação Física.

Educação Física escolar: Marcha ou atlética

Nesta segunda atividade a duração é de 10 minutos! O objetivo desta atividade também é executar os movimentos da marcha atlética de forma lúdica.

Os alunos serão dispostos em duplas, um com colete vermelho e o outro com amarelo. Um dos alunos será chamado de “marcha” e o outro aluno de “atlética”.

No primeiro momento, eles devem ficar a 2 metros de distância um do outro, e quando o professor mencionar um dos dois termos, os alunos intitulados com o termo citado devem perseguir o outro membro da sua dupla o mais rápido possível.

Vale lembrar que essa atividade deve ser realizada sempre mantendo contato com o solo com pelo menos um dos pés. Quando o professor trocar o termo citado, o aluno que estava perseguindo vira o fugitivo e assim sucessivamente!

Educação Física escolar: Na passarela

Nesta terceira atividade a duração é de 10 minutos! O objetivo desta outra atividade é executar os movimentos da marcha atlética em ambiente de competição.

Os alunos serão dispostos em duas equipes com número iguais de integrantes, identificados por coletes vermelhos e amarelos. Ao sinal do professor, os alunos deverão percorrer o percurso andando o mais rápido possível dentro do espaço delimitado por cones e/ou pratinhos.

Todos os integrantes das equipes deverão sair ao sinal do professor, e a equipe que passar primeiro com todos os integrantes pela linha final ganha um ponto. A vencedora será aquela que somar mais pontos ao final da atividade.

Você pode usar variações para enriquecer a atividade! Por exemplo, um aluno por vez, duplas ou trios, além de alterar o trajeto, basta usar a criatividade. Lembre-se de assegurar que os alunos vão manter o contato com solo com pelo menos um dos pés.

Se quiser continuar aprendendo sobre a marcha atlética, indicamos este vídeo excelente abaixo, pois podem ter dicas para melhorar ainda mais a sua capacitação profissional, vale muito a pena conferir!

Finalizamos outro plano de aula! Deixe o seu comentário com sugestões para ajudar outros professores. Que tal nos ajudar compartilhando este plano de aula nos seus grupos escolares.

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.

Deixe um comentário