Plano de aula Educação Física! Controle corporal na aula de futsal

Em Plano de aula por Bruno Almeida

Que tal aprender ótimas dicas para a aula de Educação Física escolar! Quando você tem alunos estão mais motivados, com toda certeza fica mais fácil atingir os objetivos e principalmente, fica mais produtivo trabalhar.

Caso você não saiba, estamos fazendo uma série de artigos aqui no Buscar Saúde, oferecendo opções de atividades para estimular o desenvolvimento motor dos alunos. No de hoje, preparamos um plano de aula de Educação Física com atividades voltadas para a coordenação motora no futsal, utilizando exercícios da ginástica.

Leia também

Plano de aula Educação Física

A criação das atividades deste plano de aula levou em consideração as turmas do ensino médio. Porém, se o professor achar viável, poderá fazer pequenas adaptações para utilizar este plano também para o ensino fundamental.

Para criar essas atividades usamos apenas duas metodologias, a primeira foi o Conceito Recreativo do Jogo Esportivo, e a segunda foi Iniciação Esportiva Universal. O objetivo geral desta aula é vivenciar os movimentos que estimulem a coordenação motora para o futsal.

Como fazer plano de aula?

Atividades de educação física para plano de aula

Educação Física escolar: Somando os Cones

Nesta primeira atividade a duração é de 20 minutos! O objetivo desta atividade é vivenciar a marcação individual ou ‘homem a homem’, através do jogo de forma lúdica.

Os alunos serão divididos em duas equipes com números iguais de participantes, sendo equipe A identificada por coletes amarelos, e equipe B por coletes vermelhos. A equipe A se posicionará em fila indiana ao final da linha de fundo da quadra de futsal, e a equipe B se posicionará na linha de fundo oposta na mesma disposição.

Será montado um percurso com seis cones grandes em toda quadra de futsal, onde cada cone valerá uma pontuação de dois pontos. Ao sinal do apito, um aluno de cada equipe deverá sair para o jogo, que acontece em duas etapas.

Na primeira etapa a equipe A será a equipe atacante, e na segunda etapa ela será a equipe marcadora. O objetivo do jogo é que a equipe marcadora não permita que a equipe atacante encoste a mão nos cones do trajeto. Para isso deve tentar impedir as ações do adversário tocando o adversário.

A equipe marcadora iniciará o jogo com uma pontuação máxima de 12 pontos, e a cada vez que a equipe atacante encostar à mão no cone, a equipe marcadora perderá 2 pontos do cone encostado. A ação da equipe atacante será interrompida cada vez que o marcador encostar a mão no jogador atacante.

Quando houver pontuação ou touque da defesa, os alunos irão para o final da fila, e o próximo aluno da fila dará sequência ao jogo ao sinal novamente do apito. A atividade se repetirá até que todos tenham participado. Vence a equipe que manter mais pontos ao final da atividade.

Educação Física escolar: Pega-Pega Individual

Nesta segunda atividade a duração é de 15 minutos! O objetivo desta atividade é vivenciar a marcação mista através do jogo pega-pega individual de forma lúdica.

O jogo acontecerá na quadra de futsal e os alunos serão divididos em duas equipes A e B, sendo equipe A (amarelo) e equipe B (vermelho). O professor irá indicar um número de um a dez ou mais, para cada integrante da equipe vermelha, e também para cada integrante da equipe amarela.

Os alunos serão responsáveis por marcar o adversário que corresponde ao seu número. Eles devem ficar posicionados lado a lado em cada linha de fundo da quadra de futsal, não necessariamente em ordem, basta que estejam lado a lado.

O jogo ocorrerá em duas etapas. Na primeira a equipe A será marcadora (pegadora), e na segunda a equipe B será marcadora (pegadora). Ao sinal do apito o professor irá indicar um número. Neste momento o aluno da equipe fugitiva deve tentar ultrapassar a linha de fundo da equipe adversária, sem que o marcador do mesmo número o toque.

O aluno da equipe marcadora (pegadora) deve impedir que a ultrapassagem seja concluída. Caso o aluno tocado pelo seu adversário não pare, será contabilizado 1 ponto para equipe marcadora.

Ao final de cada rodada, contam-se quantos alunos foram pegos, e inverte as funções das equipes. A que era marcadora (pegadora) passa a ser fugitiva, e vice-versa, vencendo a equipe que somar mais pontos ao final do tempo.

A estafeta é uma ótima forma de trabalhar agilidade e coordeanção motora, principalmente para estimular movimentos utilizados nos esportes coletivos. Então, se quiser conhecer boas sugestões de estafetas, vale muito a pena assistir este vídeo abaixo!

Gostou das dicas e do plano de aula? Nos ajude compartilhando este artigo com outros professores, e convide-os para conhecer o Buscar Saúde. Aproveite para continuar acompanhando as nossas postagens, para aprender mais sobre o seu corpo e melhorar a sua qualidade de vida!

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.

Deixe um comentário