A aula de voleibol pode ser muito divertida e mesmo assim atingir todos os objetivos propostos. Para isso, o professor deve usar toda a sua imaginação para criar atividades lúdicas e educadoras. Vamos mostrar como criar um plano de aula de Educação Física, voltado para o bloqueio no voleibol.

Plano de aula Educação Física

Este plano de aula foi criado para alunos do ensino médio. Porém, o professor pode adaptar as regras e dificuldades para que este mesmo plano possa ser usado também para o ensino fundamental. É importante ficar bem claro que a mudança ou não das atividades fica por conta do professor que conhece melhor a capacidade das turmas que ele dá aula!

Nas atividades propostas neste plano de aulas foram usados duas metodologias, a primeira é o Método Analítico-Sintético, e a segunda é o Conceito Recreativo do Jogo Esportivo. O objetivo geral desta aula é vivenciar o bloqueio ofensivo e defensivo do Voleibol.

Como fazer um plano de aula?

Dicas de atividades de voleibol para um plano de aula de Educação Física.

Voleibol: Posicionamento inicial do bloqueio

A primeira atividade tem duração de 2 minutos! Nesta atividade os alunos vão vivenciar o posicionamento básico do bloqueador do Voleibol.

Os alunos serão instruídos pelo professor à se aproximar da rede e ficar na posição base do bloqueio, que deverá ser demonstrada pelo professor. Se for necessário, ele deve fazer as correções ou sugestões.

Voleibol: Deslocamentos e o salto

A segunda atividade tem duração de 4 minutos! Nesta atividade os alunos vão vivenciar o salto e o deslocamento pela rede feito pelo bloqueador do Voleibol.

Os alunos devem ficar próximos à rede e o professor deve demonstrar as formas de deslocamento na rede e como posicionar o corpo para realizar o salto de um movimento de bloqueio. Em seguida o professor deve pedir aos alunos para realizar o exercício, fazendo as correções se assim for necessário.

Voleibol: Pique Pega e Bloqueio

A terceira atividade tem duração de 8 minutos! Nesta atividade os alunos vão vivenciar o bloqueio simples e duplo através de uma atividade recreativa.

Os alunos serão divididos em dois grupos e devem ficar um em cada metade da quadra. O tamanho da quadra que será utilizado na atividade dependerá do número de alunos e será determinado na hora pelo professor.

Um aluno será escolhido pelo professor para ser o pegador em cada grupo e estes escolhidos devem estar segurando um colete para que os demais alunos possam identificá-los facilmente.

Ao sinal do professor, os alunos pegadores deverão tentar pegar algum fugitivo, e os fugitivos devem evitar que isso aconteça. Assim que o pegador tocar em algum aluno fugitivo, o aluno fugitivo deve pegar o colete e virar pegador e continuar a atividade. Enquanto isso, o antigo pegador deverá ir até a rede de voleibol e realizar um bloqueio, em seguida ele deverá voltar para o jogo como fugitivo.

Como o foco principal da aula é o bloqueio, o professor deve instruir os alunos que vão fazer o bloqueio, visando identificar e corrigir possíveis erros. Para deixar a atividade ainda mais interessante e aumentar o número de realização de bloqueios, o professor pode adicionar algumas variações interessantes, como por exemplo:

  • Variação 1 – Tanto os pegadores, quanto os fugitivos devem formar duplas e realizar a atividade de mãos dadas. Desta forma, os mesmos poderão vivenciar o bloqueio duplo.
  • Variação 2 – Tanto os pegadores, quanto os fugitivos devem formar trios e realizar a atividade de mãos dadas. Desta forma, os mesmos poderão vivenciar o bloqueio triplo.

Voleibol: Jogo coletivo

A quarta atividade da aula tem duração de 10 minutos! Nesta atividade os alunos vão vivenciar o bloqueio em situação de jogo.

Os alunos serão divididos em duas equipes e deverão realizar um coletivo. Após cada ponto, haverá troca com os jogadores que estiverem na reserva. Além da pontuação convencional, cada vez que o jogador bloqueador conseguir tocar na bola na ação do bloqueio, o mesmo fará dois pontos para sua equipe.

A troca será realizada da seguinte maneira: Os 3 jogadores que estavam na zona de ataque devem ir para a reserva. Os 3 jogadores que estavam na zona de defesa devem ir para a zona de ataque. Por fim, os 3 jogadores que estavam na reserva devem ir para a zona de defesa e assim sucessivamente. A troca deverá ser realizada por ambas as equipes ao final de cada ponto.

A nossa última dica é abusar da criatividade e criar ainda mais variações para as atividades propostas. Esperamos ter ajudado com atividades interessantes e que possam acrescentar bons ensinamentos aos seus alunos.

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários e não deixe de ver os outros planos de aula que fizemos aqui no Buscar Saúde.

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2 comentários para “Plano de aula Educação Física! Bloqueio”

  1. Leandro Rodrigues Coelhom

    Muito bom

    Responder
    • Bruno

      Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado!

      Responder

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