A melancia é uma fruta deliciosa e bastante consumida principalmente no Brasil. Você pode tomar suco de melancia, vitamina de melancia ou comer a fruta em si. Por ser uma fruta bastante consumida, vários mitos surgem e as pessoas acabam compartilhando por falta de informação correta. Neste artigo vamos explicar um mito muito famoso sobre esta fruta que é se a melancia engorda ou emagrece.

Melancia: Engorda ou emagrece?

Para as pessoas que querem emagrecer, a melancia pode ser uma excelente aliada, principalmente na época do verão. Então se a pessoa comer bastante melancia ela vai emagrecer? A resposta é não! Como falamos, ela pode ser uma aliada, ou seja, ela pode ajudar a favorecer as situações que estimulam o gasto calórico.

Caso você não saiba, a melancia é uma das frutas ricas em água, sendo importante para manter a boa hidratação corporal. Quem quer emagrecer precisa entender que a hidratação adequada é parte fundamental do processo de emagrecimento, porque quando o corpo está desidratado ele não funciona perfeitamente, prejudicando inclusive o gasto calórico

Frutas ricas em água

Comer melancia faz engordar ou emagrecer?

Melancia: Calorias

Quem pensa que a melancia faz engordar não conhece o valor calórico desta fruta! A melancia é uma fruta com pouquíssimas calorias, contendo cerca de 50 calorias por xícara, além de uma pequena quantidade de fibras que pode contribuir para a sensação de saciedade, ajudando a reduzir a quantidade calórica ingerida.

Melancia: Água

Quando ingerimos um alimento rico em água como por exemplo, melancia, a sensação de saciedade é muito mais evidente e com isso a pessoa consome menos calorias. Como a maioria destes alimentos ricos em água contam com uma baixa quantidade de calorias, a tendência é que a pessoa tenha mais facilidade para emagrecer. Caso você não saiba, a melancia é composta por aproximadamente 92% de água!

Melancia: Carboidratos

Em uma porção de uma xícara de melancia você vai encontrar aproximadamente 11 gramas de carboidratos, o que é um valor extremamente baixo. De acordo com os especialistas, a melancia tem uma carga glicêmica bem baixa, ou seja, ela não causa um aumento no nível de açúcar no sangue.

Melancia: Arginina

Outro benefício é o alto nível de citrulina presente na melancia! Caso você não saiba, este componente depois de metabolizado se torna uma aminoácido essencial chamado arginina. Em um importante estudo publicado no Journal of Nutrition em 2007, o resultado mostrou que o aumento do nível de arginina ajuda na redução do ritmo que o corpo armazena a gordura, além de favorecer o bom funcionamento cardiovascular.

Melancia: Valores nutricionais

Para facilitar o entendimento e evitar informações incorretas, os valores apresentados abaixo são referentes à uma xícara de melancia.

  • 1 grama de proteína
  • 0,25 gramas de gordura
  • 11,5 gramas de carboidratos
  • 0,5 gramas de fibra
  • 9,5 gramas de açúcar

Melancia: Isotônico

A melancia é uma fruta bastante consumida por praticantes de atividades físicas, justamente pelo baixo valor calórico e alto poder refrescante, além de ser ótima para a reidratação corporal. A melancia também vai te ajudar a recuperar eletrólitos fundamentais para o bom funcionamento de todo o organismo.

Melancia: Antioxidantes

A melancia também conta com bons níveis de Vitamina C e Vitamina A, além do licopeno que são poderosos antioxidantes. Em vários artigos aqui no Buscar Saúde falamos das funções dos agentes antioxidantes, que são fundamentais para eliminar os radicais livres que estão associados com o envelhecimento precoce e vários outros problemas de saúde.

Consumir melancia poucas vezes não vai fazer com que você engorde, nem emagreça e possivelmente nem vai oferecer os benefícios citados. É preciso compreender que os benefícios relacionados aos alimentos só são obtidos com um consumo regular, por isso contar com a orientação de um nutricionista para cuidar da sua alimentação é tão importante!

Encerramos aqui este artigo muito importante sobre a melancia! Acredito que agora você sabe quais são os benefícios e principalmente, sabe responder porque a melancia não engorda.

Como falamos a melancia contribui para o emagrecimento, mas se a pessoa não praticar atividade física regularmente, ela não vai conseguir eliminar as gordurinhas extras. Então, conte sempre com a orientação de educadores físicos.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Melancia, quais os benefícios? Engorda ou emagrece?”

  1. Luciano Pavoni

    O testo foi muito esclarecedor.

    Responder
    • Bruno

      Obrigado pelo comentário Luciano, fico feliz que tenha gostado e espero que continue acessando o Buscar Saúde!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)