O jiu-jitsu é indicado para crianças e adolescentes? Você sabe qual é o kimono de jiu-jitsu? Vamos responder essas dúvidas, além de mostrar qual é a ordem e tempo para graduação das faixas de jiu-jitsu. Se você gosta de artes marciais, aqui no Buscar Saúde já fizemos artigo sobre o Muay Thai, e agora você confere todos os benefícios do jiu-jitsu.

Jiu-jitsu para iniciantes

Para muitos, o jiu-jitsu ou qualquer outra arte marcial pode parecer muito difícil no início, mas não existe uma fórmula mágica para aprender da noite para o dia. Então, o certo é treinar sempre e a evolução certamente virá!

Essa modalidade pode ser praticada em qualquer idade, então crianças e adolescentes podem sim aproveitar os benefícios do jiu-jitsu. Se você é um iniciante no jiu-jitsu ou pensa em experimentar essa modalidade, este artigo vai te apresentar dicas interessantes, que podem fazer com que os desafios sejam menos assustadores, permitindo que você avance ao próximo nível mais naturalmente.

Faixas do jiu-jitsu, como evoluir?

Como começar bem no jiu-jitsu? Dicas para iniciantes

Jiu-Jitsu: Persistência

Nesta modalidade existe uma frase bem famosa que é: “um praticante que chegou até a faixa preta é um faixa branca que não desistiu nunca”. Não importa se alguém está evoluindo mais rápido que você, pois cada um tem seu tempo, suas conquistas e limitações. Jamais espere resultados rápidos demais, porque a chance de se frustrar é enorme.

Jiu-Jitsu: Inicie bem

Concentre-se ao máximo no básico, porque assim como em qualquer outra modalidade, a base sólida e fundamentos bem trabalhados são pontos cruciais para conseguir evoluir. À medida que você entende melhor as posições, mais fácil associa as técnicas que podem ser usadas em cada situação.

Jiu-Jitsu: Golpes básicos

Hoje em dia a internet possibilita que você fique assistindo vídeos por várias horas, o problema é que você pode acabar vislumbrando conteúdos e técnicas de instruções de jiu-jitsu que não estão no seu nível atual.

Saiba que aprender novas técnicas é fundamental para a evolução, mas você deve respeitar os ensinamentos e técnicas relacionadas a sua graduação. Portanto, se você é iniciante você deve agir como um faixa branca que é, isso não é vergonha nenhuma! Os exercícios que você deve focar são:

  • Melhorar a sua base
  • Aprender a guarda corretamente
  • Controlar seu oponente em sua guarda fechada
  • Melhorar a boa postura
  • Manter suas mãos fora do alcance do oponente

À medida que isso for evoluindo, você terá técnicas básicas mais sólidas e isso servirá para melhorar ainda mais os seus fundamentos.

Jiu-jitsu: Humildade

Um erro muito comum do iniciante é não deixar o seu ego para trás! É natural do ser humano querer ser bom naquilo que faz, mas se você não souber respeitar os seus limites, as chances de se lesionar são enormes.

Reconhecer que nos primeiros treinos você vai bater rapidamente para parar a luta, sem dúvidas é um dos primeiros passos importantes de qualquer iniciante em jiu-jitsu. Novamente frisamos que isso não é vergonha, na verdade faz parte do processo de aprendizagem e evolução.

Sendo assim, se você estiver preso em uma submissão e não pode sair dela, seja humilde e toque para parar a luta. Quanto mais vezes você for pego como iniciante, mais aprendizado você terá antes de começar o próximo movimento.

Jiu-jitsu: Esqueça as faixas

Outro erro grave de quem vai começar no jiu-jitsu é se preocupar demais com as faixas! Tem aluno que antes mesmo de aprender os primeiros movimentos já está querendo saber quando vai ser os testes para troca de faixa.

Seja dedicado nos treinos, aprenda cada técnica ensinada da melhor maneira possível, porque o que realmente importa é que o você sabe e atua, e não o que a sua faixa diz! Entenda que as faixas jamais vão fazer você ser melhor ou pior, mas o treinamento sem dúvidas sim.

Jiu-jitsu: Importância do mestre

Sempre que tiver alguma dúvida, pergunte ao seu mestre! Se um aluno mais experiente te der alguma dica seja humilde para recebê-la, e se ficar curioso ou não entender, pergunte novamente ao seu mestre sobre estes determinado assunto.

O mais interessante das artes marciais, é que a maioria dos instrutores e alunos mais graduados farão o possível para ajudá-lo! Quanto mais humilde você for, com toda certeza mais ajuda e ensinamento você vai ter.

No início do artigo a gente falou que ia explicar como são as graduações do jiu-jitsu não é mesmo? No vídeo abaixo você pode conferir qual é a ordem das faixas do jiu-jitsu, vale a pena assistir.

Se tiver ficado alguma dúvida deixe nos comentários. Continue lendo os artigos do Buscar Saúde, porque tem muitas dicas de saúde, exercícios físicos e hábitos saudáveis.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)