Atualmente o número de pessoas que querem emagrecer aumenta cada vez mais. Algumas buscam isso por fatores estéticos e outras porque a saúde já está bem comprometida. Não importa a razão pela qual você quer emagrecer rápido, o importante é emagrecer de forma saudável!

Emagrecer rápido: Como fazer isso?

Várias pessoas usam o termo perder peso quando na verdade querem dizer emagrecer. Aqui no Buscar Saúde já fizemos um artigo sobre as diferenças entre emagrecer e perder peso, indicamos esta leitura complementar.

Para que uma pessoa consiga emagrecer de forma saudável, é necessário que ela consiga gastar mais calorias do que consumiu, o chamado balanço calórico negativo. Para chegar à este objetivo, é necessário uma boa alimentação e praticar atividade física regularmente.

Visando ajudar as pessoas que querem emagrecer de forma saudável, longe dos remédios para emagrecer e dietas para emagrecer, trouxemos uma lista com as melhores dicas para emagrecer com saúde.

Como perder peso rápido?

Dicas para emagrecer rápido e com saúde.

Emagrecer: Escolha os alimentos corretos

Você já ouviu falar que os alimentos possuem benefícios diferente não é mesmo? Portanto, é importante escolher os alimentos que vão ajudar na busca do seu objetivo. Para as pessoas que querem emagrecer, a dica é consumir alimentos que estimulem o bom funcionamento do metabolismo corporal. Dentre eles podemos citar o chá de hibisco, a farinha de amora, chá verde, canela, lichia, gengibre e café.

Ainda sobre os alimentos, existem aqueles que combatem o inchaço corporal e tem importantes ações anti-inflamatórias. Nesta lista estão os alimentos ricos em ômega 3 como por exemplo, arenque, atum, linhaça, sardinha e salmão.

Escolher os alimentos certos é importante para diminuir a ingestão calórica, mas você não precisa passar fome para emagrecer, basta escolher os alimentos que aumentem a saciedade. Para isso, os alimentos ricos em fibras são os mais indicados e a lista de opções é enorme.

  • Frutas
  • Cereais integrais
  • Feijão
  • Lentilha
  • Grão de bico
  • Ervilha
  • Verduras
  • Legumes
  • Linhaça
  • Semente de abóbora

Emagrecer: Comer várias vezes ao dia

Ao contrário do que muitos pensam, quando a pessoa quer emagrecer ela não deve ficar longos períodos sem comer, porque o ideal é comer várias vezes ao dia, mas sem exagerar na quantidade.

As três refeições principais do dia jamais devem ser substituídas, ou seja, você deve buscar um nutricionista para te orientar qual o melhor cardápio para o café da manhã, almoço e jantar. Se alimentar corretamente várias vezes por dia dará uma sensação maior de saciedade, evitando que você exagere na comida quando for almoçar ou jantar.

Emagrecer: Reduza a ingestão de sal e açúcar

Uma coisa é certa, o sal e o açúcar são grandes vilões da boa saúde, principalmente quando consumidos em excesso. O sódio em grandes quantidades favorece o desenvolvimento de problemas de hipertensão, além de aumentar consideravelmente a retenção líquida, deixando o corpo bem inchado!

Quando olhamos os efeitos negativos do excesso de açúcar no organismo, os riscos são bem graves. Quanto maior for o açúcar consumido, maiores as chances de acumular gordura, visto que todo o excesso é convertido em gordura, principalmente na região da barriga. Refrigerantes e os doces são grandes vilões para nossa saúde! Portanto o seu consumo deve ser evitado ou pelo menos controlado.

Emagrecer: Cuidado com as gorduras

O consumo de gordura trans também deve ser controlado, já que é quase impossível evitar hoje em dia, porque este tipo de gordura está presente em vários sorvetes, biscoitos e outros alimentos industrializados. Caso você não saiba, a gordura trans favorece o aumento do LDL que é o colesterol ruim do organismo!

Outra gordura que faz mal para a saúde é a gordura saturada, que quando consumida em excesso, provoca uma enorme dificuldade para emagrecer. Na lista de alimentos com grande quantidade de gorduras saturas estão: Queijos amarelos, leite integral e carnes vermelhas.

Emagrecer: Cuidado com as dietas milagrosas

Existem diversas dietas milagrosas que são as chamadas dietas da moda, e o grande problema destas dietas é que elas nunca mostram os efeitos negativos e os riscos, que por sinal podem ser gravíssimos! Aqui no site já fizemos um artigo completo falando das armadilhas das dietas e todos os riscos que elas oferecem, vale a pena conferir.

Sempre que quiser emagrecer, o primeiro passo é consultar um nutricionista para definir quais alimentos adicionar e quais retirar da sua rotina alimentar. Se você optar pela dieta dukan, dieta da lua, dieta da sopa ou qualquer outra, você vai estar abrindo as portas para problemas graves de saúde.

Caso você não saiba, a maioria das dietas milagrosas provocam perda de massa muscular!  Quando a dieta não está sendo boa para a saúde, você precisa saber detectar isso e existem vários sintomas como por exemplo:

  • Queda de cabelo
  • Unhas enfraquecidas quebradiças
  • Desânimo
  • Fraqueza
  • Tontura
  • Problemas intestinais
  • Dor de cabeça frequente
  • Indisposição

Emagrecer: Exercícios físicos

Praticar exercícios físicos regularmente é indispensável para quem quer emagrecer. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a pessoa precisa praticar pelo menos 150 minutos de exercícios moderados semanalmente para fugir do sedentarismo.

Sendo assim, quando a pessoa pratica pelo menos uma hora de exercício 3 dias por semana, o saldo é de 180 minutos ultrapassando a meta mínima. Porém, para conseguir emagrecer a pessoa vai precisar de muito mais que isso, praticando principalmente atividades aeróbicas que são: Corrida, natação, pedalada e outros.

Faça exercícios para ganhar massa muscular! Caso você não saiba, quanto maior o músculo, maior será a quantidade de calorias gasta para se exercitar e com isso fica mais fácil alcançar o balanço calórico negativo. Atividades como CrossFit, Pilates e Musculação são as mais indicadas.

Emagrecer: Beber muita água

A pessoa que quer emagrecer precisa manter o corpo funcionando da melhor maneira possível, e a hidratação é fundamental para a boa saúde! Aqui no Buscar Saúde já fizemos um artigo falando da quantidade de água que devemos beber por dia, vale a pena conferir.

Se você é uma pessoa que bebe menos de 2 litros de água por dia, você precisa mudar drasticamente este hábito! Existem várias técnicas para não esquecer de beber água durante o dia, inclusive existem várias frutas que ajudam na hidratação por conter uma grande quantidade de água em sua composição, assim como é o caso da melancia por exemplo.

Antes de finalizar queremos dar 3 dicas importantíssimas para quem quer emagrecer com saúde! A primeira é que todos os assuntos relacionados à alimentação devem ser discutidos com um nutricionista que é a pessoa mais capacitada para te orientar nos nutrientes fundamentais para o seu corpo.

A segunda é que todos os aspectos relacionados à atividade física devem ser orientados pelo Educador Físico, que tem a capacitação para te instruir corretamente de acordo com cada objetivo e principalmente, evitar que você corra riscos desnecessários.

A terceira dica é determinar se você realmente precisa emagrecer! Para isso, o primeiro passo é descobri o seu peso ideal e você pode fazer isso com um cálculo bem simples. O IMC que é o Índice de Massa Corporal é uma forma bem simples de avaliar se a pessoa está dentro do peso ideal. Para calcular o seu IMC basta dividir o seu peso pela altura ao quadrado (Kg/m²).

Se tiver ficado alguma dúvida deixe nos comentários que iremos responder com maior prazer. Obrigado por visitar o Buscar Saúde e espero que continue acompanhando as nossas publicações!

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4 comentários para “Emagrecimento! 20 dicas para emagrecer com saúde.”

  1. Luiz Nascimento

    Boa orientação Preciso mesmo emagrecer

    Responder
    • Bruno

      Indico as pequenas mudanças e paciência… Não queria perder uma grande quantidade de uma vez… Qual dúvida é só perguntar ai no site!

      Responder
  2. Denise de Fátima da Silva

    Quero massa.muscular, pratico funcional diariamente.Tenho 56 anos

    Responder
    • Bruno

      Boa noite, o funcional é uma ótima forma de fortalecimento muscular, mas uma coisa que muita gente não sabe é que para ganhar massa muscular, a alimentação deve ser rigorosamente voltada para este objetivo. Indico que você busque a orientação de um nutricionista e continue se dedicando nos exercícios!

      Responder

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