Pesquisar sobre o desenvolvimento do bebê é uma atitude muito comum entre as mães, principalmente as mães de primeira viagem! Pensando nisso, o Buscar Saúde fez este artigo para te explicar qual o desenvolvimento do seu bebê de 1 mês!

Sabia que o bebê pode sofrer de alguns transtornos digestivos, que geralmente estão relacionados ao excesso de gases ou as famosas cólicas do lactente? Apesar de isso preocupar bastante os pais, é algo muito comum! Então se quiser se aprofundar mais sobre o conhecimento do desenvolvimento do bebê de 1 mês, leia atentamente todas as informações que vamos passar!

Sensações de um bebê de 1 mês de vida

O bebê de 1 mês normalmente já mostra sinais de satisfação durante o banho, e ele também consegue reagir melhor quando sente algum desconforto. O bebê de 1 mês consegue acordar quando quer comer, chora quanto sente fome e uma das coisas mais legais, é que o bebê já consegue pegar e segurar algum objeto com a mão.

Geralmente o bebê de 1 mês dorme o dia todo, e adoram fechar os olhos enquanto estão mamando. Nessa idade o bebê sente muito sono e dorme com muita facilidade logo após mamar, por isso os especialistas indicam este momento como o melhor para trocar a fralda e acomodá-lo no berço.

Sono do bebê com de 1 mês

Desenvolvimento de um bebê com um mês de vida!

Peso do bebê com 1 mês

A lista abaixo mostra o peso ideal do bebê quando tem um mês de vida, mas é importante compreender que o peso pode ter pequenas variações para mais ou para menos!

  • Peso dos meninos – 4,3 gramas
  • Peso das meninas – 4,1 gramas
  • Ganho de peso mensal dos meninos – 750 gramas
  • Ganho de peso mensal das meninas – 750 gramas

É fundamental saber que os bebês nesta idade têm um aumento de peso que pode variar entre 600 a 750 gramas por mês.

Tamanho do bebê com 1 mês

A lista abaixo mostra o tamanho ideal do bebê quando tem um mês de vida, mas é importante compreender que o tamanho assim como o peso, também pode ter pequenas variações para mais ou para menos!

  • Estatura dos meninos – 55 centímetros
  • Estatura das meninas – 54 centímetros
  • Perímetro cefálico dos meninos – 37 centímetros
  • Perímetro cefálico das meninas – 36 centímetros
  • Perímetro torácico dos meninos – 36 centímetros
  • Perímetro torácico dos meninos – 34 centímetros

Sono do bebê de 1 mês

Outra dúvida muito comum é sobre o sono do bebê com 1 mês de vida! Como citamos anteriormente, o bebê de 1 mês costuma dormir praticamente o dia todo, acordando basicamente para mamar e logo em seguida volta a dormir.

É comum que os bebês acordarem de noite, ou seja, troque o dia pela noite. Isso acontece porque os bebês não têm a menor noção de horários, eles apenas reagem quando sentem as necessidades.

A quantidade de vezes que o bebê de 1 mês acorda depende basicamente da sensação de fome e também da frequência das cólicas. Como naturalmente isso vai regulando, a tendência é que o bebê naturalmente regule os seus horários.

Alimentação do bebê de 1 mês de vida

Outra dúvida frequente dos pais é sobre a alimentação do bebê. Porém, a resposta é extremamente simples! A alimentação de um bebê com 1 mês de vida deve ser exclusivamente com leite materno. Seguindo as orientações médicas, essa amamentação deve ser até os 6 meses.

Uma curiosidade que talvez os pais não saibam, é que justamente pela alimentação ser apenas do leite materno, é que as fezes do bebê são bem pastosas, com cor amarelada ou marrom.

O que faz o bebê de 1 mês?

O desenvolvimento do bebê com 1 mês de vida é muito notado pelos pais, justamente porque nestes primeiros dias, eles quase não param de vigiá-lo. O bebê com 1 mês consegue levantar a cabeça quando está deitado de barriga para baixo.

É justamente nesta fase que o bebê começa a se sentir atraído por objetos, principalmente os que são brilhantes. Por mais que o bebê já consiga pegar e segurar o objeto, ele ainda não é capaz de segurá-lo durante muito tempo.

Mas não se engane, os bebes continuam preferindo contato com as pessoas ao invés dos objetos! Com um mês de vida o bebê já consegue fixar os olhos na mãe, ouvir e reconhecer a sua voz, além de identificar facilmente o seu cheiro.

Por incrível que pareça, nesta fase eles ainda não tem uma visão muito aguçada, ou seja, eles enxergam as cores como se fosse um quadro. Com um mês de vida o bebê já consegue emitir pequenos sons, e abrir a boca quando é estimulado no rosto.

Brincadeiras para o bebê de 1 mês

Os pais adoram brincar com os bebes, mas morrem de medo de estar colocando-os em risco, então siga essas dicas! Uma ótima brincadeira é dançar com o bebê no colo, sempre realizando movimentos suaves e garantindo o apoio do pescoço que ainda é muito mole. Outra ótima sugestão é cantar músicas sempre variando os tons e a intensidade da voz. Isso vai trabalhando as sensações auditivas do bebê.

Passear com o bebê é uma ótima opção, mas vários cuidados devem ser respeitados! Os melhores horários são pela manhã, entre 7h e 9h de preferência. Evite ao máximo horários com sol muito quente ou final do dia, que é onde o índice de poluição já está bem alto.

Se tiver curtido essas dicas e conhece alguém que tem bebê recém-nascido, nos ajude compartilhando essas dicas! É importante que cada vez mais pessoas tenham informações de qualidade.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)