Quais os benefícios de comer açaí? Neste artigo vamos falar dos mitos e verdades envolvendo esta saborosa fruta. Confira as melhores informações sobre o açaí e descubra se tomar açaí engorda ou emagrece?

Açaí: O que é?

O açaí é um fruto do açaizeiro que é uma palmeira muito comum na região amazônica do Brasil. O açaí tem uma cor violeta escura e é considerado um superalimento, tendo alto teor de antioxidantes. Este fruto é muito usado para fazer geleias, bebidas, doces e sorvetes.

O nome científico do açaí é Euterpe oleracea e ele pode ser comercializado em forma de fruto, suplemento alimentar ou a polpa. Na continuação do artigo vamos falar dos benefícios do açaí e explicar porque ele tem feito tanto sucesso por todo o Brasil.

Açaí engorda ou emagrece?

Quais os benefícios do açaí?

Açaí: Quais os benefícios?

O açaí ajuda no combate e prevenção ao envelhecimento celular precoce, justamente pela alta concentração de antioxidantes! Também favorece o fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo o desenvolvimento de graves problemas de saúde como por exemplo, câncer.

Outro grande benefício em consumir regularmente açaí, é desfrutar de uma excelente fonte energética, ou seja, é uma boa alternativa para se alimentar antes da atividade física, sendo uma ótima opção para o café da manhã e da tarde.

Além destes benefícios, também devemos citar que o alto teor de cálcio e ferro existente no açaí, também favorece a prevenção e tratamento de vários problemas como por exemplo, osteoporose e anemia.

O açaí também conta com propriedades anti-inflamatórias que são de grande ajuda para o nosso sistema imunológico. Principalmente quando precisamos combater as inflamações que causam diversos problemas de saúde.

Açaí: Como consumir?

A maior parte das pessoas consome o açaí através do suco ou da polpa do fruto. A quantidade de estabelecimentos que vendem açaí cresceu absurdamente no Brasil e por mais que o fruto seja o mesmo, a forma de preparo pode deixá-lo mais ou menos gostoso, mas aí entra a questão de gosto e cada um deve experimentar para definir qual ficou melhor.

Açaí: Quais os malefícios?

Ao contrário do que muitos imaginam, o açaí tem muitas calorias e gordura e quando o seu consumo é exagerado, pode facilitar o aumento de peso. A pessoa pode consumir o açaí naturalmente, mas deve-se evitar o excesso.

Açaí: Mitos e verdades

Trouxemos agora alguns ditos populares bem comuns sobre o açaí, vamos explicar detalhadamente porque eles são mitos ou verdades, vamos a eles:

  • Açaí reduz o apetite – Esta afirmação é um mito porque ainda não existem estudos científicos que confirmem está afirmação.
  • Açaí seca a barriga – O consumo controlado de açaí pode favorecer o melhor funcionamento do metabolismo, mas isso não significa que você irá perder gordura localizada, então é mais um mito!

Açaí emagrece?

Muitas pessoas afirmam que tomar açaí ajuda a emagrecer, mas será que esta informação tem fundamento? Como já foi dito nas alegações anteriores, ainda não existem confirmações científicas sobre este benefício. Sendo assim, a perda de peso e o açaí não tem relação comprova, então cuidado com as falsas dietas.

Se você quer emagrecer, não comece nenhum tipo de dieta sem consultar um nutricionista! Caso contrário, além de frustração por não alcançar o objetivo, você ainda pode comprometer e muito a sua saúde por causa dos malefícios que muitas dietas têm e não é divulgado.

Se tiver ficado alguma dúvida ou tiver alguma sugestão, deixe nos comentários que teremos o maior prazer de responder. Continue acessando o Buscar Saúde, porque temos várias dicas sobre alimentação saudável e atividade física, vale a pena conferir!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Açaí engorda ou emagrece? Quais os benefícios?”

  1. Horácio Leoni

    Ótima informação. Meus parabéns.

    Responder
    • Bruno

      Agradeço pelo comentário, espero que continue visitando nosso site! Abs

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)