Quem deve participar do outubro rosa? Vamos falar o que é Outubro rosa e quais os principais objetivos desta campanha. Este tema é muito importante para combater o câncer de mama.

Outubro rosa: O que é?

Para começar eu vou explicar como surgiu o conhecido movimento Outubro Rosa e porque tem aquele famoso laço rosa como símbolo mundial da luta contra o câncer de mama. A campanha visa alertar, instruir e agregar cada vez mais pessoas, empresas e entidades!

O início deste movimento foi nos Estados Unidos, onde vários estados contavam com ações isoladas diferentes para o combater o câncer de mama, sendo que grande parte destas ações aconteciam justamente no mês de outubro. Então, depois da aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês de prevenção do câncer de mama.

O que é Outubro rosa?

Conheça como surgiu e qual o objetivo da campanha Outubro rosa!

Mesmo sem a grande força que conhecemos nos dias de hoje, a campanha do Outubro Rosa foi ganhando novos apoiadores e retomando sua força no fim do século 20, justamente quando apareceu o famoso laço rosa que virou símbolo da campanha.

Ele foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, que distribuiu o laço à todos os participantes da primeira Corrida pela Cura que foi realizada no ano de 1990 na cidade de Nova York. De lá para cá, a corrida acontece todos os anos e o laço rosa ficou mundialmente conhecido como símbolo da campanha Outubro rosa.

Não sabemos ao certo quando foi iniciada essa ação de iluminar de rosa os principais monumentos, prédios públicos, pontes e teatros das cidades. Entretanto, os envolvidos na campanha informam que isso foi fundamental para promover uma expansão mais acelerada do Outubro Rosa.

Outubro rosa no Brasil

Segundo os relatos, a primeira ação realizada no Brasil com relação ao Outubro Rosa foi a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, que é popularmente conhecido como Obelisco do Ibirapuera. Então, o Outubro Rosa teve seus primeiros passos no Brasil em São Paulo-SP no ano de 2002.

No mês de maio de 2008, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama que tem sede na cidade de Santos-SP, iluminou de rosa a Fortaleza da Barra em homenagem ao Dia das Mães, iniciando também a preparação para o Outubro Rosa.

Com isso, em outubro de 2008 várias entidades relacionadas ao câncer de mama conseguiram emplacar o apoio dos responsáveis de várias cidades, o que resultou na iluminação de rosa de diversos monumentos e prédios em muitas cidades no Brasil.

Desde o início da campanha até os dias de hoje, podemos afirmar que atualmente é a fase onde o movimento Outubro rosa tem mais força e mais apoiadores. Podemos afirmar com propriedade, e isso tem muita ligação com o acesso à internet, fazendo com que as pessoas de áreas mais isoladas possam receber os alertas e informações relacionadas à campanha.

Outubro rosa: Quais os objetivos?

Como a adesão ao movimento mundial Outubro rosa tem aumentado cada vez mais, as propostas relacionadas à prevenção e combate ao câncer de mama vem ganhando novas ações.

Na sequência vamos apresentar as principais iniciativas que a campanha aborda! Elas basicamente são voltadas para mostrar a importância do diagnóstico precoce, que é fundamental para aumentar as chances de cura.

De acordo com a divulgação dos próprios criadores do movimento, o Outubro rosa visa informar e orientar de modo simples e verdadeiro todos os segmentos da sociedade, sobre a importância de lutar contra o câncer de mama, que atualmente está entre as principais causas de morte entre as mulheres em todo o mundo.

O principal foco da campanha é alertar que as mulheres devem fazer o exame de toque durante todos os meses do ano e não apenas em outubro. A única diferença, é que neste mês existem várias ações de conscientização que ajudam à alertar e orientar, mas você não deve esperar essas ações para lembrar que precisa cuidar e se prevenir.

Com o acesso à informação via internet, ficou muito mais fácil debater e buscar dicas e orientações sobre o assunto. Aqui no Buscar Saúde tem um artigo completo falando sobre o câncer de mama, explicando como fazer o exame de toque, você precisa ler este artigo para se informar ainda mais sobre este importante tema!

Desde já queremos alertar que não são apenas as mulheres que devem se interessar por este assunto! Os homens também precisam se informar para ajudar as suas parceiras, amigas e familiares com dicas valiosas que podem salvar a vida desta pessoa.

Se você é mulher, não perca tempo e faça imediatamente o exame de toque. Se você é homem, ajude-nos à alertar as mulheres sobre a importância deste exame. Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)