O que é Bursite? Como curar Bursite no ombro?
Sentir dor no corpo é umas das piores sensações que existem! Quanto mais intensa for essa dor, mais incomodado e incapacitado a gente tende a ficar. Por isso, o Buscar Saúde trouxe um artigo completo para falar da bursite, que causa muita, muita, mas muita dor mesmo. Afinal, bursite tem cura? Se sim, como curar bursite?
O que é Bursite?
Primeiro vamos explicar o que é bursite, que é caracterizada quando ocorre uma inflamação da bolsa sinovial. Caso você não saiba, essa bolsa é uma estrutura que fica cheia de líquido e está localiza entre o tendão e a pele, ou até mesmo entre o tendão e o osso.
Leia também
A função desta bolsa sinovial é auxiliar no amortecimento e no deslizamento dos tecidos, além é claro de contribuir para a nutrição dos mesmos. Um detalhe importante é que a bursite pode ser classificada em dois tipos: aguda ou crônica.
Locais mais afetados pela bursite
Temos tendão, pele e osso por praticamente todo o corpo! Então, esse problema pode se desenvolver em qualquer uma destas regiões. Entretanto, algumas delas estão mais propensas, podendo causar várias bursites localizadas. Abaixo vamos deixar uma lista das mais comuns:
- Bursite no ombro
- Bursite no cotovelo
- Bursite no quadril
- Bursite no punho
Não tão comum quantos essas listadas acima, também podemos ter bursite no joelho, bursite no calcanhar e bursite no dedão do pé. Resumidamente podemos afirmar que as articulações que realizam movimentos repetitivos são as que mais podem sofrer com este problema!
Causas da bursite
Sem dúvidas a principal causa de bursite é a repetição de movimentos, ou seja, é um tipo de lesão bem comum em atletas, músicos e também em pessoas que trabalham em linhas de produção.
Os indivíduos que ficam muito tempo sentados em locais pouco confortáveis ou que ficam ajoelhados por longos e repetitivos períodos também podem sofrer com bursite. Não podemos deixar de citar também as bursites que são decorrentes de traumas ortopédicos ou por algum tipo de infecção.
Sintomas de Bursite
Dor é um sintoma fácil de identificar, mas o complicado é saber o que ela indica realmente. Ainda mais pensando que o brasileiro tem costume de se automedicar, o que é extremamente perigoso! Os sintomas de bursite basicamente são:
- Dor na articulação
- Aumento da sensibilidade ao pressionar a região
- Rigidez
- Dificuldade de mover a articulação
- Inchaço
- Aumento da temperatura na região
- Vermelhidão na articulação
Como citamos agora pouco, os diagnósticos podem evitar que um problema simples seja agravado por falta de tratamento adequado. Ao notar um ou mais destes sintomas listados, a indicação é buscar ajuda médica para fazer os exames necessários.
O diagnóstico de bursite depende de um médico capacitado que vai fazer toda a avaliação do problema, podendo recomendar ou não algum remédio para bursite. Geralmente é feito ultrassom e ressonância magnética, porque o raio-x não consegue oferecer as informações necessárias para realizar o diagnóstico.
Como curar bursite?
Muita gente quer saber se bursite tem cura ou não, e a resposta é depende! Se for uma bursite aguda, as chances de livrar do problema são enormes. Porém, em casos de bursite crônica as chances diminuem, apesar de que o tratamento consegue reduzir bastante os sintomas e também a recorrência do problema.
Geralmente o tratamento indicado começa com repouso, além da aplicação de gelo no local afetado e em casos mais intensos, certamente deve ter a prescrição de analgésico para a dor. Em muitos casos essas simples ações já são suficientes para curar a bursite, só que alguns casos ainda precisam de outras formas de tratamento, por exemplo:
- Medicação – Antibióticos para combater a inflamação causada por uma infecção
- Terapia – Fisioterapia ou exercícios de fortalecimento muscular para reduzir a dor e diminuir a reincidência da bursite
- Injeções – Injeção de corticosteroide para reduzir a inflamação e oferecer um alivio rápido
- Punção – Esvaziamento do líquido inflamatório ou traumático
- Cirurgia – Procedimento necessário quando a região não melhora com nenhum tratamento conservador
Como prevenir a bursite?
Apesar de não ter como prevenir se 100% da bursite, as boas ações preventivas afastam absurdamente as chances de desenvolver esse problema! Para te ajudar na prevenção, trouxemos uma lista com várias dicas importantes.
- Use almofadas para os joelhos
- Use almofadas para os cotovelos
- Evite carregar peso acima da cabeça
- Faça pausas frequentemente em tarefas repetitivas
- Evite ficar sentado na mesma posição por muito tempo
- Evite sobrepeso e/ou obesidade
- Realize atividades físicas regularmente
- Faça alongamentos
Com todas essas informações esperamos que possa se cuidar melhor para afastar a bursite da sua vida! Se tiver alguma dúvida ou sugestão, favor deixar nos comentários que iremos responder.
Sobre o autor
Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!
Veja também
Como curar bolha nos pés rapidamente!
Dor nas pernas, o que pode ser?
Osteoartrose, o que é? Quais os sintomas?
Tendão de Aquiles, como identificar tendão rompido?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.