O que é Bursite? Como curar Bursite no ombro?

Escrito na categoria "Hábitos saudáveis" por Bruno Almeida.

Sentir dor no corpo é umas das piores sensações que existem! Quanto mais intensa for essa dor, mais incomodado e incapacitado a gente tende a ficar. Por isso, o Buscar Saúde trouxe um artigo completo para falar da bursite, que causa muita, muita, mas muita dor mesmo. Afinal, bursite tem cura? Se sim, como curar bursite?

O que é Bursite?

Primeiro vamos explicar o que é bursite, que é caracterizada quando ocorre uma inflamação da bolsa sinovial. Caso você não saiba, essa bolsa é uma estrutura que fica cheia de líquido e está localiza entre o tendão e a pele, ou até mesmo entre o tendão e o osso.

A função desta bolsa sinovial é auxiliar no amortecimento e no deslizamento dos tecidos, além é claro de contribuir para a nutrição dos mesmos. Um detalhe importante é que a bursite pode ser classificada em dois tipos: aguda ou crônica.

Locais mais afetados pela bursite

Temos tendão, pele e osso por praticamente todo o corpo! Então, esse problema pode se desenvolver em qualquer uma destas regiões. Entretanto, algumas delas estão mais propensas, podendo causar várias bursites localizadas. Abaixo vamos deixar uma lista das mais comuns:

Não tão comum quantos essas listadas acima, também podemos ter bursite no joelho, bursite no calcanhar e bursite no dedão do pé. Resumidamente podemos afirmar que as articulações que realizam movimentos repetitivos são as que mais podem sofrer com este problema!

O que é bursite e como curar bursite?

Bursite tem cura ou não?

Causas da bursite

Sem dúvidas a principal causa de bursite é a repetição de movimentos, ou seja, é um tipo de lesão bem comum em atletas, músicos e também em pessoas que trabalham em linhas de produção.

Os indivíduos que ficam muito tempo sentados em locais pouco confortáveis ou que ficam ajoelhados por longos e repetitivos períodos também podem sofrer com bursite. Não podemos deixar de citar também as bursites que são decorrentes de traumas ortopédicos ou por algum tipo de infecção.

Sintomas de Bursite

Dor é um sintoma fácil de identificar, mas o complicado é saber o que ela indica realmente. Ainda mais pensando que o brasileiro tem costume de se automedicar, o que é extremamente perigoso! Os sintomas de bursite basicamente são:

Como citamos agora pouco, os diagnósticos podem evitar que um problema simples seja agravado por falta de tratamento adequado. Ao notar um ou mais destes sintomas listados, a indicação é buscar ajuda médica para fazer os exames necessários.

O diagnóstico de bursite depende de um médico capacitado que vai fazer toda a avaliação do problema, podendo recomendar ou não algum remédio para bursite. Geralmente é feito ultrassom e ressonância magnética, porque o raio-x não consegue oferecer as informações necessárias para realizar o diagnóstico.

Como curar bursite?

Muita gente quer saber se bursite tem cura ou não, e a resposta é depende! Se for uma bursite aguda, as chances de livrar do problema são enormes. Porém, em casos de bursite crônica as chances diminuem, apesar de que o tratamento consegue reduzir bastante os sintomas e também a recorrência do problema.

Geralmente o tratamento indicado começa com repouso, além da aplicação de gelo no local afetado e em casos mais intensos, certamente deve ter a prescrição de analgésico para a dor. Em muitos casos essas simples ações já são suficientes para curar a bursite, só que alguns casos ainda precisam de outras formas de tratamento, por exemplo:

Como prevenir a bursite?

Apesar de não ter como prevenir se 100% da bursite, as boas ações preventivas afastam absurdamente as chances de desenvolver esse problema! Para te ajudar na prevenção, trouxemos uma lista com várias dicas importantes.

Com todas essas informações esperamos que possa se cuidar melhor para afastar a bursite da sua vida! Se tiver alguma dúvida ou sugestão, favor deixar nos comentários que iremos responder.

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.

Deixe um comentário