Manjericão faz bem para saúde? Como consumir?

Escrito na categoria "Alimentação e dietas" por Bruno.

Usado com ingrediente em várias receitas, o manjericão pode fazer muito bem para a nossa saúde! Mas será que todo mundo sabe o que é manjericão e quais os benefícios desta planta? Neste artigo vamos mostrar porque você deve adicionar o manjericão em sua rotina alimentar, e como ele pode melhorar a sua saúde.

Manjericão: O que é?

O manjericão nada mais é do que uma planta medicinal e aromática que também pode receber outros nomes dependendo da região do Brasil. Os outros nomes mais comuns são Manjericão de folha larga, Erva-rea, Alfavaca, Anfádega e Basilicão.

O nome científico desta planta é Ocimum basilicum e o manjericão pode ser comprado em comércios de produtos naturais, feiras livres, em vários supermercados e sacolões. Se você nunca viu uma plantação de manjericão, saiba que este arbusto pode medir até 1 metro de altura, contando com várias folhas que são frequentemente usadas na culinária.

Efeitos colaterais do manjericão

Conheça todos os benefícios do manjericão para a saúde! Veja como a sua qualidade de vida pode melhorar muito.

Benefícios do manjericão

Quando falamos que o benefício pode fazer bem para a saúde, você talvez não imagine o quanto isso é verdade. Na alista abaixo você pode ver todos os benefícios que o manjericão oferece:

Dentre as principais propriedades do manjericão, podemos citar as suas ações:

Até aqui falamos resumidamente dos benefícios do manjericão para a saúde. Na sequência vamos mostrar os 9 benefícios mais importantes do manjericão.

Manjericão: Sistema imunológico

A melhoria do sistema imunológico está associada com o consumo de manjericão. Diversos estudos mostram que os componentes químicos desta planta favorecem o aumento da produção de anticorpos, sendo fundamental para combater e prevenir problemas bem comuns como a asma, gripes e resfriados.

Manjericão: Estresse

O estresse é um problema que afeta consideravelmente a vida de uma pessoa. Então, qualquer ação que possa favorecer o combate e prevenção deste problema é bem-vinda. Estudos mostram que o consumo de folhas de manjericão também favorece a redução do estado de estresse.

Manjericão: Visão

O manjericão possui Vitamina A que tem propriedades antioxidantes importantíssimas para a saúde dos olhos. O consumo regular de manjericão pode ajudar no combate à deficiência de Vitamina A no organismo.

Aqui no Buscar Saúde tem um artigo completo falando da Vitamina A, dos alimentos ricos neste nutriente e dos benefícios desta vitamina, vale muito a pena conferir!

Manjericão: Pele

O consumo regular de manjericão está associado à melhoria da saúde da pele. Estudos mostram que o manjericão pode ajudar na cicatrização de feridas e prevenir o desenvolvimento das acnes. Durante muitos anos, o manjericão vem sido usado para o tratamento de problemas na pele como por exemplo, micose e picadas de insetos.

Manjericão: Boca

A saúde bucal também é beneficiada pelo consumo regular de manjericão. Estudos mostram que o manjericão pode ser eficaz no combate ao mau hálito e várias outras doenças periodontais.

Manjericão: Pedras nos rins

Só quem tem ou já teve pedra nos rins sabe como este problema é extremamente doloroso! As propriedades do manjericão também podem ajudar no combate e prevenção da pedra nos rins, então o seu consumo é indicado para facilitar à eliminação das pedras pela urina, além de aumentar a proteção contra outros problemas do sistema urinário.

Manjericão: Sistema cardiovascular

As ações antioxidantes encontrados no manjericão são importantes para controlar o nível de colesterol, reduzindo as chances de desenvolver problemas na artéria coronária. O magnésio que é outro componente encontrado no manjericão, favorece uma boa circulação sanguínea.

Manjericão: Sistema respiratório

Muitos estudos mostram que o consumo do manjericão é importante para quem sofre com problemas respiratórios! Os óleos essenciais existentes no manjericão favorecem o combate e o tratamento da asma, bronquite e congestão dos pulmões, sendo usado inclusive em alguns tratamentos da tuberculose.

Manjericão: Sistema nervoso

As funções cerebrais são melhoradas quando a pessoa consome regularmente manjericão. De acordo com alguns estudos, esta planta consegue normalizar os níveis de neurotransmissores no cérebro, atuando como um ótimo tônico cerebral, algo que favorece demais a nossa memória.

Manjericão: Como consumir?

Você deve consumir as folhas e/ou caules do manjericão, que podem ser usados como tempero de várias receitas como por exemplo, sopas, saladas, omeletes e outros. Além disso, o manjericão também é bastante usado como molho típico italiano! Em vários lugares ele acompanha pratos que tem azeite, limão, tomate e queijos, justamente por seu gosto combinar bastante com estes outros ingredientes!

Como fazer pesto de manjericão?

Você certamente já ouviu falar do famoso molho pesto de manjericão, que é bastante usado na culinária italiana como tempero de massas. Pois bem, vamos mostrar como é muito simples fazer este molho, os ingredientes da receita são:

O modo de preparo não tem como ser mais simples, basta colocar todos os ingredientes em um liquidificar e bater bem até que a mistura tome uma forma bem homogênea. Pronto, agora seu molho de pesto de manjericão está pronto para consumo.

Como fazer chá de manjericão?

O manjericão também é consumido com bastante frequência como chá. Confira na receita abaixo como preparar um delicioso chá de manjericão que pode trazer vários benefícios para a sua saúde!

Adicione 10 folhas de manjericão em 1 xícara de água e coloque para ferver. Depois que estiver fervendo você deve desligar o fogo e deixar pousando por 6 minutos. O próximo passo é coar e pronto, seu chá já pode ser consumido.

Todo mundo pode consumir manjericão?

Como já sabemos, existem efeitos colaterais e contraindicações em tudo nesta vida. Sempre vão existir pessoas que não devem consumir determinados ingredientes. O manjericão pode causar reações alérgicas quando consumido em grandes quantidades, principalmente pelas gestantes, lactantes e também as crianças menores de 12 anos de idade.

Você sabia que o manjericão podia oferecer tantos benefícios? Deixe nos comentários qual benefício você ainda não conhecia e se gostou deste artigo, envie para outras pessoas e nos ajude a compartilhar estas importantes informações!

Como citamos ao longo do artigo, os benefícios e efeitos colaterais podem variar de pessoa para pessoa, e a melhor forma de saber se deve ou não consumir cada alimento, é buscando a orientação de um nutricionista.

Sobre o autor

Autor Bruno

Bruno Morgado é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário