Quase todo mundo fica ansioso e preocupado antes de um dia importante, antes de tomar uma decisão que pode definir o futuro da carreira ou estudos. Neste artigo vamos te falar como se preparar para o famoso dia D! Veja como se preparar para os momentos importantes e decisivos da sua vida!

Como agir em situações difíceis?

Você certamente já ficou preocupado e ansioso prestes a tomar alguma decisão importante. Possivelmente passou horas avaliando as possíveis escolhas, opções, possibilidades e mesmo assim pode ser que não encontrou a resposta certa!

Não é hora de ficar preocupado, porque isso não é um problema apenas seu. Podemos dizer que grande parte das pessoas passam ou já passaram por esta situação. O importante é sempre evoluir de uma situação para outra.

Como manter a calma em momentos difíceis?

Saiba como tomar a decisão correta!

Imagine uma entrevista de emprego, que naturalmente é um momento tenso onde muita coisa está em jogo. Ao mesmo tempo que o corpo está uma pilha de nervos, você precisa demonstrar segurança e tranquilidade, mas como fazer isso?

Na maioria dos casos nós sabemos o que fazer e o que falar, mas o excesso de pressão que colocamos em nós mesmos, facilita as chances de cometer um erro. Talvez você não saiba, mas não existe ansiedade boa, ou seja, por mais que você esteja aguardando alguma coisa boa, a ansiedade é um sentimento ruim.

Muita gente diz que está angustiada pela situação que se aproxima, mas elas não imaginam que esta angústia atrapalha no autocontrole, deixa a pessoa menos calma e em alguns casos, a pessoa perde até a lucidez, fazendo ou falando coisas que jamais faria em sã consciência.

Como tomar a decisão?

Sabemos que nem todo mundo consegue controlar o estresse antes de uma entrevista de emprego, de uma prova importante na faculdade ou qualquer outro momento decisivo. Porém, a primeira dica é a mais óbvia de todas, tente ficar o mais calmo possível! Isso não pode ser mudado de uma hora para a outra, mas pode ser trabalhado e melhorado pouco a pouco. A dúvida é, consegue ter paciência para ir mudando gradativamente?

Ficar mais calmo e mais confiante em situações decisivas é um sinal de que você amadureceu em vários aspectos, ou seja, vários momentos que antes tiravam o seu sono, agora são situações normais que você sabe lidar naturalmente.

O peso que as pessoas colocam naquela decisão as vezes é muito maior do que ela realmente exige. Você já parou pra pensar se algo que não deu certo foi realmente uma escolha errada, ou se você não soube lidar após tomar a decisão? Sim, existem pessoas que tomam decisões corretas, mas não sabem administrar as situações que vão surgindo.

O casamento é um ótimo exemplo disso que estamos falando. Você certamente já ouviu as pessoas falando que o casamento foi um erro, mas será que elas fizeram o possível para ele dar certo? Então pode ser que a decisão de se casar foi ótima, mas as decisões do dia a dia impediram que aquilo se mantivesse bem.

Aí podemos dar outra dica, saiba separar as coisas e colocar cada situação no seu devido lugar. A resposta impulsiva quase sempre é um erro que pode levar à alguma perda grande.

Como tomar boas decisões?

Até agora o artigo foi um tapa na cara, mas a boa notícia é que você pode mudar esse defeito, caso seja o seu caso! Na sequência do artigo vamos mostrar algumas dicas para melhorar a sua preparação para o dia D. Saiba como se preparar emocionalmente para tomar boas decisões.

  • Pense em todas as alternativas
  • Planeje todas as execuções das ideias
  • Pense constantemente em coisas positivas
  • Experimente técnicas de relaxamento
  • Anote todas as ideias e organize-as por escrito
  • Converse com as pessoas sobre o tema
  • Observe como as pessoas agem nesta situação, absorva os pontos positivos e elimine os erros em comum
  • Evite pensar demais no fracasso, pois ele pode se tornar o foco principal das suas ações
  • Busque hábitos saudáveis que reduza o estresse natural do cotidiano

Se você sentir que não consegue melhorar mesmo tentando todas as dicas passadas, uma solução pode ser buscar a ajuda de um psicoterapeuta. Não pense que é dinheiro jogado fora, porque em grande parte dos casos, este profissional vai abrir portar e te mostrar erros que você jamais conseguiria descobrir sozinho.

A nossa última dica é a mais importante. Nunca deixe que um fracasso te impeça de tomar uma nova atitude, mas saiba que o fracasso nem sempre é sua culpa! Sendo assim, jamais tome uma atitude diferente do que acredita porque algo não deu certo, ou pior ainda não deixe o fracasso mudar sua personalidade dali pra frente. Saiba filtrar e compreender quando os erros são seu e quando não são. Aprender com eles é importante, porque quando uma situação similar aparecer, você já sabe o que fazer.

Para as pessoas que frequentemente dizem “eu consigo” o caminho é árduo, imagine para quem vive dizendo “eu não consigo”? Pense, reflita e comece  a agir imediatamente!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)