Quando pesquisamos sobre as principais dúvidas relacionadas à fita de kinésio, a dúvida mais comum era se a kinésio tape prevenia lesões. Neste artigo vamos responder esta pergunta e apresentar as principais funções e características da fita de kinésio!

Kinésio tape: O que é?

Os fisioterapeutas explicam que o funcionamento das famosas fitas coloridas é bem simples! Como essa fita vem sendo usada por cada vez mais atletas amadores e profissionais, o mercado aproveitou o crescimento da procura para investir pesado nas propagandas e com isso, várias informações incorretas acabaram ganhando força!

Certamente você já viu alguém usando a fita de kinésio e se ainda não sabe o que é, estamos falando destas fitas coloridas iguais a da imagem abaixo. Diversos atletas, principalmente os de vôlei usam as fitas que tem uma adaptação anatômica muito boa, possibilitando a realização natural dos movimentos.

Fita de kinésio previne lesões?

Saiba para que serve as famosas fitas terapêuticas de kinésio, também conhecidas como Kinésio tape!

Entenda que o uso dessas fitas não é apenas modismo! Apesar do enorme sucesso recente, o uso das fitas de kinésio é uma técnica que foi criada no Japão nos anos 70, visando auxiliar os pacientes que estavam passando por um tratamento de lesões. O objetivo da kinésio tape é exercer pressão e força sobre músculos e/ou articulações, contribuindo para uma melhor estabilidade.

Fita de kinésio: Quais as funções?31

Podemos dizer que a fita de kinésio tem funções bem específicas, ou seja, ela pode ter indicação variada de acordo com a necessidade da pessoa que vai usá-la. Os principais benefícios oferecidos pela kinésio tape são:

  • Melhoria da função muscular de musculatura debilitada
  • Melhoria da circulação sanguínea
  • Melhoria da circulação linfática
  • Diminuição da sensação de dor
  • Aumento proprioceptivo

A colocação correta da fita é fundamental para garantir os seus benefícios. Então, apenas os profissionais capacitados sabem como fazer a colocação da bandagem, mas você pode encontrar facilmente cursos e instruções que explicam detalhadamente esta técnica.

Os especialistas ressaltam que não são apenas as pessoas que praticam atividades físicas que podem usar a fita de kinésio. Na verdade, a fita pode ser usada por qualquer pessoa que possa necessitar das suas funções. Por isso, a orientação capacitada é tão importante, além de informar quando e como usar, o fisioterapeuta vai te instruir principalmente sobre o que não fazer, afastando riscos desnecessários.

Fita de kinésio: Previne lesões?

Os atletas de alto rendimento, os amadores e os não praticantes de atividade física precisam compreender que a fita de kinésio não consegue prevenir lesões! Portanto, se você ver algum produto que promete esta função, já sabe que não é uma informação verdadeira.

O uso da kinésio tape pode ser feito antes, durante ou depois do exercício físico, sendo uma ótima opção para não agravar uma dor já existente. O benefício ao usar durante o exercício físico, é justamente o auxílio na realização de movimentos de uma região prejudicada por uma lesão.

Os especialistas sempre alertam que antes de fazer a aplicação, deve ser feita uma higienização adequada na região, e se for uma área com muitos pelos, possivelmente será necessário fazer a depilação. Para garantir uma fixação duradoura, vários profissionais passam álcool visando eliminar a oleosidade da pele e aplica um produto chamado tintura de benjoim, que faz com que a fita permaneça por mais tempo.

A duração da aplicação pode variar de acordo com a pele, se é gordurosa ou não, além é claro da eficiência da técnica de aplicação. Quando a pessoa realiza atividades físicas na água, naturalmente a durabilidade vai ser menor.

O tempo de tratamento com a fita de kinésio pode variar de acordo com o grau da lesão, e principalmente de acordo com a forma como o organismo reage ao tratamento. Algumas pessoas conseguem se recuperar bem mais rápido do que as outras!

E assim enceramos este artigo e espero que você tenha tirado as dúvidas sobre o uso e funções da fita de kinésio. Compartilhe este artigo com seus amigos e nos ajude a divulgar estas importantes informações!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)