Existem situações em que a pessoa fica tão triste e desanimada que ela quer que tudo pare, mesmo que por apenas um segundo. Apesar de todo mundo passar por isso, sabemos que se não a gente não buscar força em algum lugar ou em alguma coisa, a tendência é só piorar.

A tristeza é um sentimento difícil de se explicar, sem falar que muitas das vezes não queremos nem tentar explicar. Mas há sempre algo que você pode fazer para se recuperar e voltar ao seu humor normal.

Manter-se ocupado

Quando você está triste, a tendência é ficar pessimista e em alguns casos até cínico. Todas estas condições são bem ruins e a melhor forma de evitá-las é ocupando a sua mente com coisas produtivas. Quanto menos tempo ocioso você ficar neste dia triste, melhor será.

Se exercite, estude, faxine a casa, faça o máximo de coisas que puder, porque desta forma, quando você chegar a sua cama, você vai dormir facilmente e as chances de ficar pensando nos problemas é muito menor.

Lembre-se do seu potencial

É importante lembrar daquelas ações que te encheram de orgulho. Se não der pra repetir as ações, pegue um papel e caneta e comece a listar estes momentos, isso fará com que as boas lembranças tomem conta da sua mente. Além de afastar os sentimentos ruins, estas lembranças podem te mostrar atitudes que já te ajudaram em outras circunstâncias. Há sempre algo de especial que você pode fazer, pense nisso.

Como despachar a tristeza?

Como afastar a tristeza? Veja quais atitudes mudar para deixar a tristeza bem longe da sua vida!

Desabafar

É importante encontrar alguém que você confie e que possa ouvir os seus desabafos. Pode ser seu melhor amigo, alguém da família, indiferente de quem seja, converse bastante porque não é legal guardar tudo pra si mesmo.

É muito importante também ouvir as palavras que esta pessoa tem para você. Ela te conhece, sabe dos seus potenciais e certamente vai conseguir te ajudar a retomar o caminho correto. Jamais cometa o erro do desabafo eterno, existem pessoas que querem ficar apenas nas conversas deixando de lado a parte mais importante que são as ações para sair da tristeza.

Medo do repúdio

Existem pessoas que acham que ninguém é capaz de lhe ajudar e vão acumulando aquele sentimento ruim e a sua bagagem emocional fica muito mais pesada do que ela consegue suportar.

Neste momento a pessoa pode cometer o erro de se abrir com qualquer um e isso nem sempre é positivo, visto que nem todas as pessoas te conhecem bem ao ponto de poder te ajudar de verdade.

Quanto menos medo tiver de ser julgado, maiores são as chances de resolver os problemas no início e principalmente, conversar com as pessoas certas. Se você não conseguir se abrir com ninguém conhecido, busque um bom ouvido profissional, talvez a ajuda de um psicólogo seja o melhor caminho para o seu caso.

Busque coisas engraçadas

Por mais triste que você esteja, existem coisas que te fazem rir onde estiver e a qualquer momento. Portanto, esqueça por um momento tudo o que você está passando na vida e vá assistir uma boa comédia, aquela que te faz dar gargalhadas de dar dor na barriga. Às vezes você precisa apenas de um bom momento de alegria como gatilho para retomar os trilhos.

Escreva sobre a tristeza

Se você não consegue se abrir com ninguém, comece a escrever sobre o que sente, talvez passando para o papel este sentimento, você consiga se sentir melhor. Uma atitude antiga que foi sendo deixada de lado, mas que devia ser retomada é o diário.

Chore bastante até aliviar

Chorar faz muito bem para a saúde! É claro que ficar apenas chorando não é o correto, sendo assim, chore bastante até lavar a alma, mas depois levante a cabeça e siga em frente. Chorar as vezes é necessário, tudo o que você guardou e que te magoa precisa sair e através deste choro, você vai ficar um pouco mais aliviado e mesmo que por alguns instantes, você irá se sentir melhor e aliviado da pressão mental.

Considerações finais

Todas as dicas são visando te ajudar nestes momentos ruins, mas ninguém vai conseguir te deixar melhor se você mesmo não quiser esta mudança. A maioria dos casos de depressão acontecem por isolamento da própria pessoa, em grande parte destes casos, ela tem várias pessoas queridas próximas, mas por algum bloqueio, se imagina totalmente sozinha.

Superar a depressão é uma das lutas mais complicadas da vida da pessoa, mas é sem dúvida uma batalha que pode ser vencida e depois desta vitória. Você certamente irá se reerguer muito mais forte que antes.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)