A diabetes é uma doença grave! A boa notícia é que atualmente é fácil fazer o controle desta doença, permitindo que a pessoa consiga levar uma vida quase normal. Porém, quando o controle da diabetes não acontece corretamente, as complicações são bem graves. Neste artigo vamos falar sobre as principais complicações da diabetes.

Diabetes: Quais os riscos?

As principais complicações da diabetes surgem quando há um controle inadequado da doença. Essa situação gera um aumento excessivo de açúcar no sangue, podendo causar graves lesões em todo o corpo. Os olhos, rins, vasos sanguíneos, coração e nervos são os mais afetados pelas complicações da diabetes.

Em muitos casos as complicações da diabetes podem ser facilmente evitadas apenas com uma boa alimentação e prática regular de atividade física. É importante lembrar que o diabético jamais deve iniciar qualquer tipo de atividade física sem antes consultar o seu médico. Caso seja liberada para se exercitar, a pessoa com diabetes deve ser sempre acompanhada por um educador físico.

Sintomas de diabetes, quais são?

Conheça todas as complicações de uma diabetes mal controlada!

Diabetes e lesão no pé

O pé diabético é uma das complicações mais comuns nas pessoas com diabetes. Isso acontece quando surge uma ferida na pele, além da redução da sensibilidade no pé. Como falamos a diabetes afeta os vasos sanguíneos e os nervos, e nestas condições as extremidades corporais são bastante afetadas.

Nos casos mais graves pode ser necessário amputar o membro afetado. Então é indispensável tratar corretamente essas feridas, fazendo curativos no posto médico, lavando e secando diariamente os pés, dando atenção especial para a região dos calcanhares.

Diabetes e lesão nos rins

A alteração dos vasos sanguíneos recebe o nome de nefropatia diabética. Este problema nos vasos sanguíneos dos rins acaba afetando a filtragem do sangue, podendo resultar em uma insuficiência renal.

Em muitos casos, as pessoas com complicações relacionadas à diabetes precisam fazer hemodiálise, justamente por causa desta alteração. Um dos sintomas de diabetes é justamente a nefropatia, que pode ser diagnosticada com a presença de albumina na urina. Caso você não saiba, quanto mais albumina na urina, mais grave é o estágio da nefropatia.

Diabetes e problemas nos olhos

As pessoas com diabetes devem tomar muito cuidado porque os olhos são afetados quando a diabetes não é corretamente controlada. Dentre os problemas nos olhos, os principais são:

  • Cataratas – Quando é formada uma opacidade no cristalino do olho, fazendo com que a visão fique turva e embaçada.
  • Glaucoma – Quando há uma lesão no nervo óptico, afetando bastante a perda do campo visual.
  • Edema macular – Quando há uma deposição e/ou acúmulo de fluidos e proteínas na mácula do olho, deixando a região bem inchada.
  • Retinopatia diabética – Quando há lesões nos vasos sanguíneos da retina dos olhos, podendo provocar cegueira permanente.

Como podemos ver, uma visão turva ou desfocada nem sempre é um simples problema de vista, na verdade pode ser um forte sintoma de diabetes. Então, ao menor sinal de alteração na visão, busque a orientação de um oftalmologista.

Diabetes e lesão nos nervos

A neuropatia diabética é caracterizada pela degeneração progressiva dos nervos do corpo, causando uma redução na sensibilidade em várias partes do corpo, principalmente nos pés originando o pé diabético. A sensação de queimação e formigamento nos pés pode ser um sinal de diabetes.

Diabetes e problemas no coração

Uma das complicações mais graves da diabetes sem dúvidas são os problemas no coração. Se a diabetes não for devidamente controlada, há um aumento considerável nos riscos de ter infarto do miocárdio, hipertensão arterial ou até mesmo um AVC.

A lista de complicações é bem ampla, mas alguns casos são menos frequentes. Porém, o risco existe então a pessoa precisa estar ciente de tudo que pode sofrer se não controlar corretamente a diabetes. As outras complicações são:

  • Doença vascular periférica
  • ​Impotência
  • Doença periodontal que é uma inflamação da gengiva
  • Infecções

Diabetes e gestantes

As complicações da diabetes gestacional também podem ser graves! As gestantes diabéticas devem ficar bem atentas e realizar todos os exames. As principais complicações da diabetes durante a gestação são:

  • Crescimento excessivo do feto, podendo causar complicações no parto
  • Desenvolvimento de diabetes no futuro
  • Aumento no risco de aborto
  • Aumento no risco de morte do bebê
  • Pouco açúcar no sangue

Quanto antes a diabetes for diagnostica, maiores são as chances de controlar a doença e evitar as graves complicações. Os exames dos níveis de açúcar no sangue e na urina são indispensáveis, principalmente durante a gravidez.

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão? Deixe nos comentários que vamos responder com maior prazer! Continue acessando os artigos do buscar Saúde, tem muitas dicas de alimentação, hábitos saudáveis e prevenção de doenças esperando a sua leitura.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)