Como fazer massa de panqueca? Receita bem fácil!

Escrito na categoria "Alimentação e dietas" por Bruno Almeida.

Para os cozinheiros de plantão, o tema do nosso artigo de hoje é panqueca! Se você ainda não sabe como fazer panqueca e está procurando receita de panqueca, nós trouxemos 3 opções de receitas de panqueca bem simples. Saiba como preparar a massa de panqueca e todos os recheios de uma forma bem saborosa!

Vale lembrar que como esta receita leva óleo, você deve usar a menor quantidade possível para evitar problemas de colesterol.

Como fazer panqueca?

A primeira receita de panqueca é focada apenas na sua massa, deixando o recheio por sua conta! Basta escolher aquele que mais lhe agrada e saborear à vontade. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 30 minutos e rende até 15 porções. Os ingredientes desta massa de panqueca são:

O modo de preparo é bem simples, você deve colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater bem por 2 minutos. O passo seguinte é misturar a farinha de trigo que grudou no copo do liquidificador usando uma colher. Em seguida você deve bater novamente por mais 1 minuto e deixar esta mistura reservada.

Agora você deve untar bem uma frigideira com um pouco de óleo e levar ao fogo para pré-aquecer. Use uma concha para pegar as porções de massa, colocar na frigideira e espalhar. O indicado é usar fogo baixo para deixar a massa bem dourada por baixo, em seguida você deve virar e deixar dourar do outro lado.

Receita de panqueca recheada

Dicas de como fazer panqueca deliciosa!

Receita de massa de panqueca

A segunda receita também é focada na massa, ou seja, novamente deixamos a escolha do recheio da panqueca por sua conta! Nesta receita vamos levar aproximadamente 40 minutos para preparar e ela rende até 8 porções. Os ingredientes desta massa de panqueca são:

Para preparar essa massa de panqueca você deve colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater bem até que a massa fique homogênea. Depois basta untar a frigideira e levar a massa em pequenas porções para fritar em fogo médio.

Receita de panqueca recheada

Para finalizar, a terceira receita de panqueca que trouxemos é recheada. Então se além da massa, você também quer aprender a fazer o recheio, esta é a receita mais indicada das três. O tempo de preparo é de aproximadamente 40 minutos e ela render até 10 porções. Os ingredientes desta receita de panqueca recheada são:

Para começar vamos ensinar como preparar a massa da panqueca. Você deve colocar no liquidificador o leite, os ovos e ir batendo enquanto vai acrescentando a farinha de trigo aos poucos. Depois que tiver acrescentado toda a farinha de trigo você pode adicionar o sal ou outro tempero a gosto. Continue batendo até que a massa fique com bem cremosa.

O próximo passo é untar toda a frigideira e usar uma concha para despejar na frigideira a quantidade de massa desejada. Espalhe a massa por toda a frigideira e espere dourar bem antes de virar a massa. Quando os dois lados da massa estiver bem dourados, basta tirar e acrescentar o recheio que vamos ensinar como preparar na sequência.

O modo de preparo de recheio também é muito simples! Você deve colocar a cebola em uma pena com óleo e mexer até dourar bem. O próximo passo é acrescentar a carne e deixar cozinhar em fogo baixo e com a panela tampada!

Quando a carne estiver bem cozida você deve acrescentar o tomate picado e depois tampar novamente e esperar cozinhar por mais 3 minutos. O próximo passo é adicionar o extrato de tomate e os temperos a gosto e deixar cozinhar por aproximadamente 10 minutos.

Assim que o molho engrossar você deve desligar o fogo, deixar o recheio esfriar, adicionar o creme de leite e misturar bem até que fique bem homogêneo. Para encerrar basta levar ao fogo baixo novamente por mais 5 minutos e o recheio vai estar pronto!

Na hora de montar a panqueca o indicado é colocar uma fatia de mussarela, um pouco de recheio de carne moída, depois basta enrolar normalmente igual qualquer panqueca. Você ainda pode polvilhar queijo ralado sobre as panquecas e deixar gratinar em fogo médio!

Se as três receitas ainda não te satisfez, confira no vídeo abaixo mais uma opção de receita de panqueca. Só de ver já dá para imaginar o quão saborosa está. Vale a pena conferir!

Vale lembrar que o recheio pode variar bastante e com ele também varia a quantidade calórica ingerida! Se você quer controlar o peso corporal, deve tomar bastante cuidado com o tipo de recheio que vai fazer e principalmente, com o valor nutricional destes ingredientes.

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.

Deixe um comentário