A tapioca é um alimento de origem indígena e apesar de estar fazendo sucesso a pouco tempo, ela já é consumida há muito tempo no nordeste do Brasil. Neste artigo vamos mostrar todos os benefícios da tapioca para a saúde e explicar porque cada vez mais pessoas estão acrescentando a tapioca na sua rotina alimentar. Saiba também se a tapioca engorda ou emagrece, então sejam bem-vindos ao Buscar Saúde!

Este alimento tem entrado na rotina alimentar de diversas pessoas, principalmente entre os praticantes de atividade física e as pessoas que buscam emagrecer. Atualmente é cada vez mais fácil conhecer os benefícios de uma dieta balanceada, mas é muito difícil olhar para o cardápio e escolher os alimentos com restrições calóricas, visto em que grande parte dos casos, as opções são sempre as saladas. Então, a tapioca surgiu como uma alternativa fora do padrão das saladas.

Tapioca emagre ou engorda?

Conheça todos os benefícios da tapioca!

Tapioca engorda ou emagrece?

A tapioca é uma excelente alternativa para quem quer controlar a ingestão calórica diária, mas é importante conhecer os benefícios e nutrientes existentes na tapioca para definir a melhor forma de preparo e principalmente, o melhor horário para comê-la!

Quando se pergunta se tapioca engorda ou emagrece, o assunto gera inúmeras contradições! A tapioca pode sim ajudar as pessoas que querem emagrecer, mas a definição do seu valor calórico depende da massa e principalmente dos recheios escolhidos.

Mas como já citamos aqui no Buscar Saúde, o que faz engordar ou não é o balanço calórico diário, se ele for positivo você tende a engordar, se ele for negativo você tende a emagrecer. Caso você queira se aprofundar mais neste assunto, indicamos esta leitura complementar!

Tapioca: Benefícios para a saúde

A tapioca deve ser considerada como um alimento funcional porque pode oferecer muitos nutrientes importantes para o organismo, dentre eles podemos citar:

  • Vitamina B
  • Vitamina K
  • Sais minerais
  • Ferro
  • Cálcio
  • Fósforo

Além destes nutrientes importantes, a tapioca oferece carboidratos complexos e livres de colesterol que ajudam a proporcionar saciedade por mais tempo, favorecendo a redução calórica, fator que ajuda no controle corporal.

A tapioca também é uma ótima opção de alimento pré-treino porque é um alimento de digestão rápida e oferece energia imediata, o ideal para quem vai praticar atividades físicas.

A tapioca também favorece o funcionamento metabólico, mantendo-o mais ativo e assim, aumentando a queima de calorias que é outro fator que ajuda no controle e redução do peso.

Tapioca engorda?

Quando você escutar alguém afirmando isso, pode ter certeza que o problema está no recheio ou em outro hábito alimentar. Sendo assim, a escolha do recheio é importante para manter o lado saudável da tapioca, visto que a sua massa não compromete os resultados de sua dieta, mas os recheios talvez sim!

Você deve entender que os ingredientes excessivamente calóricos não vão mudar a sua característica simplesmente por estar no recheio da tapioca. Portanto, você deve pensar nos valores nutricionais dos alimentos de forma isolada, porque essa é a única maneira de garantir que a tapioca não vai te engordar.

Como fazer tapioca?

Este alimento tem um preparo muito prático e pode se enquadrar até mesmo na vida das pessoas com rotinas extremamente corridas. A tapioca é inclusive uma excelente opção de alimento saudável para quem vai passar o dia inteiro fora de casa. É fundamental comprar a goma da tapioca hidratada e peneirá-la antes de ser armazenada na geladeira. Caso você note caroços na farinha durante o armazenamento, o mais indicado é peneirá-la novamente antes de preparar. O modo de preparo é bem simples:

  • Primeiro você deve peneirar a porção de goma de mandioca hidratada
  • Acrescente uma pequena pitada de sal a gosto
  • Aqueça a frigideira
  • Polvilhe a tapioca na frigideira até preencher toda a sua superfície
  • Adicione o recheio e depois é só enrolá-la
  • O tempo de preparo é de aproximadamente 10 minutos

Tapioca no jantar faz bem?

Os especialistas recomendam que as refeições principais do dia sejam mantidas e apesar da indicação para alimentação do período noturno ter valor calórico menor, ainda sim não é indicado comer apenas a tapioca ao invés de jantar, mas ela pode ser um dos alimentos.

O café da manhã, da tarde e lanches antes de realizar atividade física podem ser substituídos por combinações da tapioca com outras proteínas e saladas. Então você deve olhar o seu gosto e mesclar bem estes alimentos, porque desta forma os benefícios são certos!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)