O nosso organismo precisa de vários nutrientes essenciais para manter o bom funcionamento, dentre eles estão as Vitaminas. Aqui no Buscar Saúde já fizemos artigos falando sobre a Vitamina A, C, D e B12. Neste artigo vamos falar especificamente da Vitamina K, que apesar de não ser tão famosa quanto as outras, também tem muitos benefícios para oferecer!

Vitamina K: Qual a importância?

A vitamina K é fundamental para o bom funcionamento do organismo! A Vitamina K é do tipo lipossolúvel e tem papel importante na coagulação do sangue, além do fortalecimento ósseo e melhorias nas funções cerebrais.

Caso você não saiba, não existe coagulação sanguínea sem a presença de Vitamina K no organismo, porque os agentes presentes nesta vitamina estão diretamente envolvidos na formação dos coágulos dentro do sangue. Portanto, a pessoa que tem ingestão regular de Vitamina K, certamente apresenta menos chances de desenvolver problemas cardiovasculares.

Benefícios das vitaminas para a saúde.

Conheça todos os benefícios da Vitamina K!

Vitamina K: Quais os tipos?

É importante informar que existem dois tipos principais que são:

  • Vitamina K1 – Ela é encontrada em vegetais e é direcionada diretamente para o fígado, sendo fundamental para a manter a coagulação sanguínea saudável.
  • Vitamina K2 – Ela é encontrada em produtos lácteos e também é produzida pelas bactérias do intestino. Ela vai direto para as paredes dos vasos sanguíneos, ossos e tecidos.

Alimentos Ricos em Vitamina K

A lista de alimentos que possuem uma grande quantidade de Vitamina K em sua composição é bem grande, ou seja, você pode variar bem o cardápio e aproveitar todos os benefícios que eles podem oferecer!

  • Acelga
  • Ovo
  • Couve
  • Cenoura
  • Espinafre
  • Couve-flor
  • Brócolis
  • Pepinos
  • Aspargos
  • Nabo
  • Alga marinha
  • Cebola
  • Repolho
  • Alface
  • Mostarda

Vitamina K: Benefícios

Alguns benefícios foram citados ao longo do artigo, mas agora vamos falar detalhadamente de cada benefício que a Vitamina K pode oferecer.

Benefícios Vitaminas: Saúde Cardíaca

A Vitamina K é importante parar ajudar no fortalecimento das artérias. Ela carrega o cálcio das artérias evitando a formação de placas duras e perigosas. Esta é uma função da vitamina K2 produzida pelas bactérias do intestino.

Benefícios Vitaminas: Densidade Óssea

Como falamos, a Vitamina K tem interação direta com o cálcio, justamente porque ela promove um aumento da quantidade da proteína que é necessária para manter o cálcio ósseo. Portanto, manter os bons níveis de Vitamina K no organismo também ajuda a reduzir os riscos de osteoporose.

Vários estudos mostraram que a Vitamina K pode melhorar a saúde óssea, reduzindo os riscos de fraturas, principalmente no caso das mulheres que estão na fase da menopausa!

Benefícios Vitaminas: Redução da Cólica Menstrual

As mulheres que sofrem com a cólica menstrual e TPM podem conseguir reduzir os sintomas e controlar melhor a função dos hormônios quando consomem regularmente Vitamina K.

O sangramento excessivo é um dos fatores que aumenta à intensidade das cólicas durante o seu ciclo menstrual. Os especialistas mostram que vários estudos indicaram que a vitamina K pode ajudar reduzir a intensidade dos sintomas.

Benefícios Vitaminas: Combate ao Câncer

Os estudos também mostram que a Vitamina K ajuda no tratamento dos pacientes com câncer de fígado, melhorando as funções hepáticas.

Benefícios Vitaminas: Melhoria da função cerebral

Pesquisas descobriram que a Vitamina K também apresenta propriedades anti-inflamatórias, sendo uma importante aliada para proteger o seu cérebro contra os danos causados pelos radicais livres. Caso você não saiba, este estresse oxidativo pode causar doenças graves como o Alzheimer e Parkinson.

Benefícios Vitaminas: Saúde Bucal

Uma dieta pobre em vitaminas provoca o aumento dos riscos de ter cáries e outros problemas bucais. Caso você não saiba, a decomposição dentária e as doenças na gengiva são sinais de deficiência de vitaminas solúveis em gordura no organismo!

Depois de conhecer todas as informações e benefícios da Vitamina K, chegou a hora de você adicionar os alimentos citados à sua rotina alimentar e aproveitar todos os benefícios que a Vitamina K e todos os outros nutrientes essenciais podem oferecer.

Legumes, frutas e verduras são sempre bem vindos na alimentação e se você tem dúvida da quantidade que deve consumir e qual alimento escolher. Basta consultar um nutricionista, pois ele saberá todas as dicas e orientações mais indicadas para o seu caso!

Se tiver ficado alguma dúvida é só deixar nos comentários que iremos responder com maior prazer. Caso ainda não tenha lido os outros artigos sobre as vitaminas, indicamos esta leitura complementar, vale muito a pena.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)