Um costume bem comum entre as pessoas mais velhas é tomar vários tipos de chá. Um dos mais famosos talvez seja o chá de canela, que também é chamado de chá canela de velho. Neste artigo vamos ensinar como fazer o chá de canela e explicar quais os benefícios deste chá de canela. Também vamos explicar quem são as pessoas que devem evitar o consumo de canela e quais os motivos desta contraindicação.

Chá de canela aborta?

As pessoas que consomem chá de canela para descer a menstruação devem tomar bastante cuidado, visto que quando o atraso é muito grande, pode ser que a mulher esteja grávida. Caso você não saiba, este chá é contraindicado durante a gestação ou em caso de suspeita de gravidez, porque ele pode causar aborto.

Quais os benefícios do chá de canela?

Como fazer chá de canela sem perder as propriedades da canela de velho?

Como fazer o chá de canela

Esta receita de chá de canela é muito simples e você vai precisar de poucos ingredientes, são eles:

  • 1 canela em pau
  • 1 xícara de água

Agora vamos mostrar o modo de preparo deste chá de canela. Primeiro você deve colocar o pau de canela em um recipiente com água e deixar ferver por aproximadamente 5 minutos. Em seguida você deve deixar ficar morno e retirar a canela em pau e beber. Se achar necessário, basta adoçar à gosto, mas não abuse na quantidade de açúcar, pois isso pode fazer mal. Outra utilização muito comum da canela é como tempero.

Receita de chá de canela

A segunda receita de chá de canela também é muito simples e os ingredientes são:

  • 150 ml de água
  • 1 pau de canela

Para preparar este chá de canela você precisa ferver a água até que as primeiras bolhas comecem a subir. Assim que chegar a este ponto você deve desligar o fogo, acrescentar o pau de canela e deixar repousar por aproximadamente 10 minutos com a panela tampada. Depois deste tempo de repouso o chá está pronto e você deve beber à vontade!

Um aviso importante é que a mesma canela não deve ser fervida mais de uma vez, porque é quase certo que ela perca as suas propriedades.

Chá de canela: Benefícios

De acordo com vários estudos, o chá de canela pode estimular a contração uterina, sendo uma ótima opção de chá para as mulheres que estão com a menstruação atrasada. Existem relatos que dizem que o chá de canela também faz com que o volume da menstruação seja maior e dure menos dias.

Vale lembrar que qualquer alteração no ciclo menstrual pode ser um sinal de algum problema, ou seja, se notar algum sintoma estranho e frequente, a orientação é buscar a ajuda de uma ginecologista para avaliar detalhadamente a situação que pode estar afetando o ciclo menstrual.

Quando as pessoas consomem canela regularmente, são vários os benefícios que podem ser obtidos como por exemplo, alívio do cólica menstrual, combate a dor de cabeça, redução dos casos de enjoo, vômito ou mal-estar.

Talvez você não saiba, mas a canela é um alimento termogênico, ou seja, ela acelera o metabolismo e pode ser muito importante para aumentar o gasto calórico. Por essas características, a canela também é uma forte aliada das pessoas que querem emagrecer.

A canela também favorece a regulação do intestino, combate o colesterol ruim e ajuda na prevenção da gripe e várias outras doenças das vias respiratórias. Resumidamente podemos dizer que as principais propriedades da canela são:

  • Ações antifúngicas
  • Melhoria na ação da insulina
  • Ações antibacterianas
  • Ações anestésicas
  • Melhoria na circulação do sangue
  • Controle da rigidez muscular

Agora você já sabe quais são os riscos e os benefícios da canela para a sua saúde! Espero que vocês tenham gostado das receitas que trouxemos e é preciso informar que não é possível obter benefícios se a pessoa não fizer consumo regular de canela.

Sendo assim, você deve tomar o chá de canela pelo menos 5 vezes por semana, sendo que o melhor horário é antes das principais refeições principais. Caso você não goste de chá, fica a sugestão de usar a canela em pó em forma de tempero.

Então, se você estiver buscando uma vida mais saudável, adicione o chá de canela à sua rotina alimentar. Para finalizar temos que informar que existem pessoas que tem reações inesperadas ao tomar chá, caso você sinta qualquer desconforto, consulte um nutricionista para avaliar detalhadamente o seu caso.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)